“Fogooooo fujam”. MEO deixa clientes em sobressalto

Esta quarta-feira, alguns clientes da MEO foram apanhados de surpresa quando receberam uma mensagem onde se lia “Fogooooooo fujam”, mas tudo não terá passado de um lapso da operadora.

A informação está a ser avançada pelo jornal i que revela que esta quarta-feira vários clientes da MEO receberam um alerta de incêndio por mensagem. “Fogooooooooo fujam”, lia-se na SMS, proveniente de um remetente com o nome TestPT1.

De seguida, os mesmos clientes receberam duas mensagem nas quais se podia ler “Mensagem de teste Teresa2” e “Mensagem de teste 04”.

Durante a tarde, a MEO procedeu à correção do erro, enviando novas mensagens aos mesmos destinatários com uma pedido de “desculpa pelo incómodo”, revelando que “foram enviados SMS de teste por erro”, acrescentando que os clientes devem ignorar os alertas.

O erro terá resultado de uma anomalia informática, de acordo com o mesmo jornal, e todos os clientes afetados terão sido avisados de que deveriam ignorar os avisos de teste e de fogo.

Um funcionário da empresa explicou que a MEO tem estado a “testar um novo sistema de alertas da Proteção Civil“, e que as mensagens estavam a ser trocadas “internamente”, tendo sido um “lapso” que fez com que as SMS chegassem aos clientes.

A Proteção Civil, por sua vez, diz não estar a par da situação.

A partir de 1 de junho entra em vigor um novo sistema de alertas através de mensagens de telemóvel. As populações de zonas com maior risco de incêndio vão passar a ser avisadas sobre perigos e comportamentos a adotar através da sua operadora móvel.

A novidade resulta de uma recomendação dos peritos da Comissão Técnica Independente que analisaram os grandes incêndios do ano passado e concluíram haver um défice de comunicação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as populações. O novo sistema resulta de uma parceria entre as operadoras e a Proteção Civil.

Situações semelhantes já aconteceram noutras partes do mundo. Em janeiro, no Havai, a população recebeu um alerta de míssil balístico onde se lia que a mensagem “não se tratava de um ensaio”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chegamos.
    Mas que Portugal é este?
    Por acaso hoje não é um de Abril?
    Vão rolar cabeças?
    Por sorte minha a semana passada deixei de ser cliente MEO mas todos os dias me ligam.

    • Portugal?!
      Tal como está no titulo da noticia, não foi Portugal – foi a Meo (Altice) que é uma empresa “francesa”!…

RESPONDER

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …

Governo está a preparar descida dos impostos e aumento das pensões

São cinco as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado, segundo revela Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, nomeando o aumento das pensões, o alívio no IRS, a descida …

Bomba que matou 40 crianças no Iémen foi vendida pelos EUA em 2015

A bomba que matou de 40 crianças num autocarro escolar no Iémen, a 9 de agosto, foi fabricada pelos Estados Unidos e vendida à Arábia Saudita em 2015. De acordo com a CNN, que avança …

GNR "desfalcada" devido à transferência de mil militares para os incêndios

Nos últimos meses, mais de mil militares da GNR foram "reconvertidos" em bombeiros especialistas, membros do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que atuam no combate a incêndios. Com esta alocação, a situação …

Em 17 anos, o número de inspetores na educação caiu 41%

Entre 2001 e 2017, o número de inspetores a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) passou de 304 funcionários a exercer essas funções para 179, registando assim uma queda de 41%. O Sindicato dos Inspetores da …

Mais de 400 mortos nas inundações em Kerala, no sul da Índia

Mais de 400 pessoas morreram na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país, de acordo com um balanço feito nesta segunda-feira pelas …