“Fogooooo fujam”. MEO deixa clientes em sobressalto

Esta quarta-feira, alguns clientes da MEO foram apanhados de surpresa quando receberam uma mensagem onde se lia “Fogooooooo fujam”, mas tudo não terá passado de um lapso da operadora.

A informação está a ser avançada pelo jornal i que revela que esta quarta-feira vários clientes da MEO receberam um alerta de incêndio por mensagem. “Fogooooooooo fujam”, lia-se na SMS, proveniente de um remetente com o nome TestPT1.

De seguida, os mesmos clientes receberam duas mensagem nas quais se podia ler “Mensagem de teste Teresa2” e “Mensagem de teste 04”.

Durante a tarde, a MEO procedeu à correção do erro, enviando novas mensagens aos mesmos destinatários com uma pedido de “desculpa pelo incómodo”, revelando que “foram enviados SMS de teste por erro”, acrescentando que os clientes devem ignorar os alertas.

O erro terá resultado de uma anomalia informática, de acordo com o mesmo jornal, e todos os clientes afetados terão sido avisados de que deveriam ignorar os avisos de teste e de fogo.

Um funcionário da empresa explicou que a MEO tem estado a “testar um novo sistema de alertas da Proteção Civil“, e que as mensagens estavam a ser trocadas “internamente”, tendo sido um “lapso” que fez com que as SMS chegassem aos clientes.

A Proteção Civil, por sua vez, diz não estar a par da situação.

A partir de 1 de junho entra em vigor um novo sistema de alertas através de mensagens de telemóvel. As populações de zonas com maior risco de incêndio vão passar a ser avisadas sobre perigos e comportamentos a adotar através da sua operadora móvel.

A novidade resulta de uma recomendação dos peritos da Comissão Técnica Independente que analisaram os grandes incêndios do ano passado e concluíram haver um défice de comunicação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as populações. O novo sistema resulta de uma parceria entre as operadoras e a Proteção Civil.

Situações semelhantes já aconteceram noutras partes do mundo. Em janeiro, no Havai, a população recebeu um alerta de míssil balístico onde se lia que a mensagem “não se tratava de um ensaio”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chegamos.
    Mas que Portugal é este?
    Por acaso hoje não é um de Abril?
    Vão rolar cabeças?
    Por sorte minha a semana passada deixei de ser cliente MEO mas todos os dias me ligam.

    • Portugal?!
      Tal como está no titulo da noticia, não foi Portugal – foi a Meo (Altice) que é uma empresa “francesa”!…

RESPONDER

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …

Nascer no código postal certo (e ter uma boa mercearia) aumenta a esperança de vida

Segundo um estudo sobre a esperança de vida nos EUA, o local de nascimento importa. Se uma pessoa nascer no Mississipi, provavelmente não chegará aos 75 anos. Por outro lado, um natural de Nova Iorque …

Arqueólogos revelam segredos da única múmia tatuada do Egito

Um grupo de arqueólogos acaba de concluir as análises realizadas na única múmia tatuada já encontrada no Egito. Os testes revelaram muitos dos segredos desta múmia milenar, principalmente sobre as suas misteriosas tatuagens. A múmia, com …

A Via Láctea pode estar a enviar vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar a emitir os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoróides, asteróides, planetóides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia …

ALPHA-g. Criado o primeiro detetor de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer a sua estreia: esta máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta "antigravidade". Numa luta contra o tempo, os cientistas estão a apressar-se a ligar …

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …