“Fogooooo fujam”. MEO deixa clientes em sobressalto

Esta quarta-feira, alguns clientes da MEO foram apanhados de surpresa quando receberam uma mensagem onde se lia “Fogooooooo fujam”, mas tudo não terá passado de um lapso da operadora.

A informação está a ser avançada pelo jornal i que revela que esta quarta-feira vários clientes da MEO receberam um alerta de incêndio por mensagem. “Fogooooooooo fujam”, lia-se na SMS, proveniente de um remetente com o nome TestPT1.

De seguida, os mesmos clientes receberam duas mensagem nas quais se podia ler “Mensagem de teste Teresa2” e “Mensagem de teste 04”.

Durante a tarde, a MEO procedeu à correção do erro, enviando novas mensagens aos mesmos destinatários com uma pedido de “desculpa pelo incómodo”, revelando que “foram enviados SMS de teste por erro”, acrescentando que os clientes devem ignorar os alertas.

O erro terá resultado de uma anomalia informática, de acordo com o mesmo jornal, e todos os clientes afetados terão sido avisados de que deveriam ignorar os avisos de teste e de fogo.

Um funcionário da empresa explicou que a MEO tem estado a “testar um novo sistema de alertas da Proteção Civil“, e que as mensagens estavam a ser trocadas “internamente”, tendo sido um “lapso” que fez com que as SMS chegassem aos clientes.

A Proteção Civil, por sua vez, diz não estar a par da situação.

A partir de 1 de junho entra em vigor um novo sistema de alertas através de mensagens de telemóvel. As populações de zonas com maior risco de incêndio vão passar a ser avisadas sobre perigos e comportamentos a adotar através da sua operadora móvel.

A novidade resulta de uma recomendação dos peritos da Comissão Técnica Independente que analisaram os grandes incêndios do ano passado e concluíram haver um défice de comunicação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as populações. O novo sistema resulta de uma parceria entre as operadoras e a Proteção Civil.

Situações semelhantes já aconteceram noutras partes do mundo. Em janeiro, no Havai, a população recebeu um alerta de míssil balístico onde se lia que a mensagem “não se tratava de um ensaio”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chegamos.
    Mas que Portugal é este?
    Por acaso hoje não é um de Abril?
    Vão rolar cabeças?
    Por sorte minha a semana passada deixei de ser cliente MEO mas todos os dias me ligam.

    • Portugal?!
      Tal como está no titulo da noticia, não foi Portugal – foi a Meo (Altice) que é uma empresa “francesa”!…

RESPONDER

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …