“Fogooooo fujam”. MEO deixa clientes em sobressalto

Esta quarta-feira, alguns clientes da MEO foram apanhados de surpresa quando receberam uma mensagem onde se lia “Fogooooooo fujam”, mas tudo não terá passado de um lapso da operadora.

A informação está a ser avançada pelo jornal i que revela que esta quarta-feira vários clientes da MEO receberam um alerta de incêndio por mensagem. “Fogooooooooo fujam”, lia-se na SMS, proveniente de um remetente com o nome TestPT1.

De seguida, os mesmos clientes receberam duas mensagem nas quais se podia ler “Mensagem de teste Teresa2” e “Mensagem de teste 04”.

Durante a tarde, a MEO procedeu à correção do erro, enviando novas mensagens aos mesmos destinatários com uma pedido de “desculpa pelo incómodo”, revelando que “foram enviados SMS de teste por erro”, acrescentando que os clientes devem ignorar os alertas.

O erro terá resultado de uma anomalia informática, de acordo com o mesmo jornal, e todos os clientes afetados terão sido avisados de que deveriam ignorar os avisos de teste e de fogo.

Um funcionário da empresa explicou que a MEO tem estado a “testar um novo sistema de alertas da Proteção Civil“, e que as mensagens estavam a ser trocadas “internamente”, tendo sido um “lapso” que fez com que as SMS chegassem aos clientes.

A Proteção Civil, por sua vez, diz não estar a par da situação.

A partir de 1 de junho entra em vigor um novo sistema de alertas através de mensagens de telemóvel. As populações de zonas com maior risco de incêndio vão passar a ser avisadas sobre perigos e comportamentos a adotar através da sua operadora móvel.

A novidade resulta de uma recomendação dos peritos da Comissão Técnica Independente que analisaram os grandes incêndios do ano passado e concluíram haver um défice de comunicação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as populações. O novo sistema resulta de uma parceria entre as operadoras e a Proteção Civil.

Situações semelhantes já aconteceram noutras partes do mundo. Em janeiro, no Havai, a população recebeu um alerta de míssil balístico onde se lia que a mensagem “não se tratava de um ensaio”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ao que chegamos.
    Mas que Portugal é este?
    Por acaso hoje não é um de Abril?
    Vão rolar cabeças?
    Por sorte minha a semana passada deixei de ser cliente MEO mas todos os dias me ligam.

    • Portugal?!
      Tal como está no titulo da noticia, não foi Portugal – foi a Meo (Altice) que é uma empresa “francesa”!…

RESPONDER

Eleito o destino turístico mais barato para 2019 (e Portugal fica à espreita)

O complexo Sunny Beach, na Bulgária, foi eleito o destino mais barato para turistas em 2019, de acordo com um estudo levado a cabo pela British Post Office, que analisou preços dos 42 pontos turísticos mais …

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …