Flávio Bolsonaro sob suspeita. 48 depósitos de 2000 reais num mês

As transferências foram efetuadas entre junho e julho de 2017 sempre na agência bancária da assembleia legislativa do Rio de Janeiro. Em cinco dias, Flávio Bolsonaro recebeu 48 depósitos que totalizam cerca de 22 mil euros e todos ocorreram em poucos minutos.

Flávio Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil e eleito para o Senado, foi um dos vários deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro a quem o Conselho de Controlo de Atividades Financeiras (Coaf) detetou movimentações bancárias suspeitas.

Segundo o Jornal Nacional da Rede Globo, em cinco dias de junho e julho de 2017, foram feitos em poucos minutos depósitos no Multibanco da mesma agência bancária, e sempre do mesmo valor, 2000 reais (480 euros).

No dia 9 de junho de 2017, foram feitos dez depósitos no intervalo de cinco minutos. A 15 de junho, avança a Globo, outros cinco depósitos, igualmente no caixa automática da agência bancária que fica dentro da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A 28 de junho, dez depósitos, em apenas três minutos. A 13 de julho, oito depósitos, em quatro minutos. A 13 de julho, 15 depósitos, em seis minutos. Sempre de dois mil reais. O total chega a 96 mil reais, cerca de 22 mil euros.

A Coaf relata ainda que não é possível saber quem fez os depósitos na conta do filho de Jair Bolsonaro, mas o facto de terem sido feitos de forma fracionada levanta a suspeita de que possa existir uma tentativa de lavagem de dinheiro.

De acordo com o Público, Fabrício Queiroz, antigo assessor de Bolsonaro, está também envolvido nas suspeitas. Na conta de Queiroz terão passado, num só ano, 1,2 milhões de reais (281 mil euros). Queiroz foi convocado para prestar declarações à Justiça, numa investigação que está a ser conduzida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, mas tem-se conseguido esquivar.

Esta sexta-feira, Flávio Bolsonaro conseguiu que a investigação fosse suspensa, numa decisão provisória tomada pelo juiz Luís Fux: o senador eleito pede anulação das provas, alegando ter foro privilegiado.

Movimentações são de compra e venda de apartamento

O senador e filho do Presidente do Brasil disse este domingo que as movimentações suspeitas no valor de cerca de 280 mil euros nas suas contas bancárias dizem respeito a uma compra e venda de um apartamento.

“Esse dinheiro é o meu dinheiro, foi depositado na minha conta. Tem que ser de dois em dois mil reais porque o limite para cada depósito na caixa são dois mil reais“, justificou o Flávio Bolsonaro, deputado regional do Rio de Janeiro e senador, durante uma entrevista no domingo à Record.

O facto de os depósitos terem sido feitos de forma fracionada despertou a suspeita de uma possível ocultação da origem do dinheiro, de acordo com a investigação do Conselho de Controlo das Atividades Financeiras divulgada pela TV Globo, que diz também que os depósitos foram feitos pelo antigo assessor de Bolsonaro, Fabrício Queiroz.

Isso foi feito desta forma, não há mistério. Está tudo indicado, justificado no papel. Declarado ao Tesouro, por escrito. Se fizesse algo ilegal, você acha que iria colocá-lo na minha conta?”, sublinhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …