Fisco penhora 10 carros de luxo por dia

steve higgs / Flickr

Só no primeiro semestre deste ano foram penhorados 1981 automóveis de luxo, o que constitui um recorde, resultando numa média de 10 carros penhorados por dia.

Correio da Manhã dá conta do crescimento no número de penhoras de veículos de alta cilindrada, uma tendência que se tem agravado nos últimos anos.

Em 2010 foram penhorados 485 carros de alta cilindrada, número que subiu para 1.343 em 2011. Já em 2012 houve 3.762 penhoras de automóveis de luxo.

Os números têm crescido sucessivamente desde que, em 2012, entrou em funcionamento o sistema electrónico de penhora de veículos. Um processo que agiliza, em termos de procedimentos e, logo, de tempo, a penhora e posterior leilão de um carro.

Os diversos protocolos feitos pela Autoridade Tributária e Aduaneira com o Instituto do Registo e Notariado, o Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça e a PSP e a GNR facilitam também o cruzamento de dados, permitindo que as execuções de veículos se tornem mais imediatas.

É importante notar ainda que os carros são dos primeiros bens executados, quando existem dívidas ao Estado por parte de um contribuinte, o que ajuda a perceber o aumento das penhoras deste tipo de bens. A crise também dá um grande contributo.

O Sistema Informático de Penhoras (SIPE), que dá o alerta quando um contribuinte entra em situação de incumprimento, é outro mecanismo que tem contribuído para este aumento de penhoras, não apenas de automóveis de luxo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tipico do “tuga” que gosta de viver á grande e ficar a dever nem que seja na mercearia do bairro, cambada de terçeiro mundistas, ficam de fora as pessoas honestas que se devem contar pelos dedos.

RESPONDER

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …