Fisco inspeciona 80 empresas de programas de faturação certificados

Marcelo Camargo / ABr

Quase 80 empresas de distribuição de programas de faturação certificados foram fiscalizadas na quarta-feira por 152 inspetores do Fisco que procuraram programas de faturação adulterados, no âmbito da operação nacional “Distribuidor Certificado”, informa o Ministério das Finanças.

“No cumprimento da estratégia definida pelo Governo e na sequência das operações ‘Fatura Suspensa‘ e ‘Controlo da Faturação‘, a Autoridade Tributária (AT) irá continuar as ações de fiscalização junto dos produtores de software, dos distribuidores e dos agentes económicos com base nos indícios de fraude já detetados”, lê-se no comunicado divulgado esta sexta-feira.

Em resultado, foram recolhidos 84 ficheiros normalizados de exportação de dados (SAF-T), bem como 86 listas de clientes de cada programa de faturação certificado comercializado por empresas de distribuição.

Os inspetores investigaram a produção, distribuição e utilização de programas de faturação adulterados e apuraram os montantes de impostos devidos mas não pagos por viciação ou ocultação de valores através da utilização fraudulenta de programas de faturação, para eventual instauração de processos crime por fraude fiscal.

“O Governo continuará, assim, a combater, sem tréguas, a fraude, a evasão e a economia paralela, de forma a garantir o cumprimento escrupuloso da lei, o reforço da equidade fiscal e a redução das situações de concorrência desleal”, afirma o Ministério das Finanças.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este senhores, deixem-se de mandar areia para o olhos das pessoas, pois sabem muito bem quais as aplicações que deixam adulterar documentos. Essas garantidamente não são verificadas.

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …