Casa mais cara de Portugal paga 2365 euros de IMI. Penthouse de CR7 só vale 680 mil para o Fisco

(h) Diogo Pinto / FPF

A casa mais cara de Portugal, comprada por Cristiano Ronaldo em Lisboa, por mais de 7 milhões de euros, paga um IMI de apenas 2365 euros depois de ter sido avaliada pelo Fisco em 680 mil euros.

Em Agosto de 2019, anunciou-se a venda do apartamento mais caro de sempre em Portugal, com um custo superior a 7,2 milhões de euros. Na altura, não se sabia quem tinha sido o comprador, mas veio-se a descobrir que foi Cristiano Ronaldo.

A penthouse localizada na Rua Castilho, uma das zonas mais caras de Lisboa, foi avaliada pelo Fisco em apenas 680 mil euros, conforme avança o Correio da Manhã (CM).

A escritura pública do imóvel foi feita em Fevereiro de 2021, com Ronaldo a pagar 7.594.400 euros pelo apartamento.

O CM consultou a Caderneta Predial Urbana do imóvel que é um documento público e que revela que a penthouse milionária tem um Valor Patrimonial Tributário (VPT) de 680.720 euros. Este valor “corresponde a menos de 10% dos mais de 7,59 milhões de euros que Ronaldo pagou” pela casa, como vinca o jornal.

Desta forma, Ronaldo terá de pagar um imposto total de 2365 euros. Neste valor, 1800 correspondem ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) a uma taxa de 0,3% sobre 600 mil euros de VPT, e 565 euros são do AIMI (Adicional do IMI), a uma taxa de 0,7% sobre os restantes 80.720 euros do VPT.

O problema está na fórmula matemática

O VPT é calculado através de uma fórmula matemática em função de diversas variáveis, como, por exemplo, a idade do imóvel, o preço de construção por metro quadrado, a área bruta, a localização e a qualidade do mesmo.

No caso da penthouse de Ronaldo, o Fisco atribuiu “a pontuação máxima a quase todos os coeficientes da fórmula de cálculo do IMI”, nomeadamente à localização e à qualidade.

Mas, ainda assim, o VPT ficou muito abaixo do valor de mercado do imóvel, correspondendo a menos de 10% (0,0896) do valor de compra, como aponta o CM.

Esta divergência está relacionada com a fórmula de cálculo rígida do VPT, segundo um perito imobiliário ouvido pelo jornal.

“Os limites máximos dos coeficientes não esticam” e, por isso, a Autoridade Tributária não consegue chegar a valores mais elevados de VPT, aponta este perito.

Outro especialista consultado pelo CM nota que “os imóveis mais caros têm tendência para ser subavaliados pelo Fisco“. Contudo, este perito realça que “a maioria dos proprietários de classe média não é prejudicada” com a avaliação feita pelo Fisco.

A penthouse de Ronaldo tem dado muito que falar nos últimos tempos depois de o jogador ter decidido construir uma marquise. Este anexo foi, entretanto, demolido, nesta semana, depois de uma fiscalização camarária ter concluído que tinha sido construído de forma ilegal.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. A noticia em si não é nada especial, pois o valor VPT é igual para o Ronaldo, ou qualquer outro cidadão
    O que importava aqui realmente apurar, é por quanto foi escriturado o imóvel, ou seja se foi pelo valor do VPT ou pelo valor do negócio.
    Estamos a falar se ele pagou 30000 € ou 500000 € de IMT e IS !!!

RESPONDER

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …