Fisco apanha 235 mil empresas com irregularidades nas faturas

Wonderlane / Flickr

Em 2014, foram detetados indícios de irregularidades em 235.337 empresas portuguesas através das faturas em que os consumidores pediram a inclusão do número de contribuinte.

Entre as irregularidades comunicadas às empresas estão a não liquidação do IVA nas faturas, a não entrega da declaração periódica do imposto e a não declaração do total do IVA liquidado nas faturas.

Das mais de 235 mil empresas em que foram detetadas irregularidades fiscais, 74 mil localizam-se em Lisboa, 35 mil no Porto, 18 mil em Setúbal e 13 mil em Braga. De acordo com o Diário Económico, que divulga esta sexta-feira os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cerca de 75% das mais de 81 mil empresas notificadas regularizaram a situação.

O número de empresas, profissionais liberais e empresários em nome individual que comunicaram faturas à AT aumentou 11% no ano passado, de 989 mil em 2013 para 1,1 milhões, num total de 4,8 mil milhões de faturas.

As Finanças justificam este aumento de 11% sobretudo pelo incentivo da Fatura da Sorte, o sorteio de automóveis de luxo que exige que os contribuintes associem o NIF às faturas. De acordo com o Económico, o número de faturas com NIF emitidas e comunicadas às Finanças através do portal e-fatura ascendeu a 635 milhões, ou seja, mais 36% do que no ano anterior.

Segundo os dados oficiais, o combate à fraude e à evasão fiscal rendeu 814 milhões de euros no ano passado, um valor que representa quase metade do crescimento homólogo das receitas fiscais. Entre julho de 2014 e o final de janeiro deste ano, as Finanças realizaram mais de 58 mil inspecções e ações de fiscalização, mobilizando 2.500 funcionários.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …