Fisco apanha 235 mil empresas com irregularidades nas faturas

Wonderlane / Flickr

Em 2014, foram detetados indícios de irregularidades em 235.337 empresas portuguesas através das faturas em que os consumidores pediram a inclusão do número de contribuinte.

Entre as irregularidades comunicadas às empresas estão a não liquidação do IVA nas faturas, a não entrega da declaração periódica do imposto e a não declaração do total do IVA liquidado nas faturas.

Das mais de 235 mil empresas em que foram detetadas irregularidades fiscais, 74 mil localizam-se em Lisboa, 35 mil no Porto, 18 mil em Setúbal e 13 mil em Braga. De acordo com o Diário Económico, que divulga esta sexta-feira os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cerca de 75% das mais de 81 mil empresas notificadas regularizaram a situação.

O número de empresas, profissionais liberais e empresários em nome individual que comunicaram faturas à AT aumentou 11% no ano passado, de 989 mil em 2013 para 1,1 milhões, num total de 4,8 mil milhões de faturas.

As Finanças justificam este aumento de 11% sobretudo pelo incentivo da Fatura da Sorte, o sorteio de automóveis de luxo que exige que os contribuintes associem o NIF às faturas. De acordo com o Económico, o número de faturas com NIF emitidas e comunicadas às Finanças através do portal e-fatura ascendeu a 635 milhões, ou seja, mais 36% do que no ano anterior.

Segundo os dados oficiais, o combate à fraude e à evasão fiscal rendeu 814 milhões de euros no ano passado, um valor que representa quase metade do crescimento homólogo das receitas fiscais. Entre julho de 2014 e o final de janeiro deste ano, as Finanças realizaram mais de 58 mil inspecções e ações de fiscalização, mobilizando 2.500 funcionários.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …

Em resposta a Macron, Putin diz que autoridades agiram para evitar situação igual à dos "coletes amarelos" em França

O Presidente da Rússia Vladimir Putin disse, durante um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, que as autoridades russas agiram para garantir que as manifestações dos seus opositores permanecem dentro "da lei", evitando …

Gémeas que viviam em garagem estavam sinalizadas há seis anos

As gémeas de 10 anos que viviam numa garagem no concelho da Amadora estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a sua situação conhecida pelo Ministério Público …

Afinal, duração máxima dos contratos a prazo no Estado também baixa para dois anos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, assumiu o compromisso de emitir uma orientação aos serviços da Administração Pública para respeitarem a redução da duração máxima dos contratos a prazo de …

Turistas franceses arriscam seis anos de prisão. Roubaram areia de uma famosa praia em Itália

Um casal francês foi detido ao transportar 40 quilos da famosa areia da ilha da Sardenha, em Itália, e agora pode enfrentar até seis anos de prisão, caso a justiça italiana os considere culpados. O casal …

Pedro Dias transferido de Monsanto para Coimbra

Pedro Dias, condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, em outubro de 2016, foi transferido da prisão de segurança especial de Monsanto, em Lisboa, para o …

Após três dias de inferno, incêndio na Grã Canária começa a perder força

O incêndio florestal na ilha espanhola de Grande Canária começou esta madrugada a perder força após três dias em que esteve incontrolável, anunciou esta terça-feira o presidente, Ángel Víctor Torres. As primeiras notícias do dia sobre …

Reino Unido bane dois anúncios publicitários que promovem estereótipos de género

No Reino Unido, a Philadelphia e a Volkswagen foram as primeiras vítimas de uma lei que quer banir os preconceitos de género da publicidade. As novas regras, introduzidas no início do ano, proíbem a representação de …

Jovem julgada por dar à luz bebé morto é absolvida

Evelyn Hernández foi condenada a 30 anos de prisão por cometer homicídio agravado em 2017, depois de ter dado à luz um nado-morto na casa-de-banho. Esta segunda-feira, o tribunal de El Salvador absolveu a jovem …

Presidente da Autoridade Palestiniana demite todos os assessores

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, demitiu esta segunda-feira todos os seus assessores, indicou o seu gabinete sem dar pormenores, enquanto analistas atribuíram a decisão às dificuldades orçamentais daquele órgão provisório de …