Finanças vão fiscalizar casamentos e festivais de verão em todo o país

Cipaz CiCCiO / Flickr

Nos próximos três meses, entre o segundo fim de semana de junho e o mês de setembro, a Autoridade Tributária (AT) vai realizar uma ação nacional de inspeção aos negócios dos casamentos e festivais de verão.

Vários inspetores tributários vão estar no terreno para controlar empresas e pessoas que se dedicam a atividades económicas nestas áreas, muitas delas identificadas tradicionalmente com situações de evasão fiscal, avança o Jornal Económico.

A ordem partiu das direções das Finanças de várias partes do país, onde se apelou à participação de centenas de inspetores tributários para ações de fiscalização que vão ser realizadas em horário extra-laboral, especialmente aos sábados.

No caso dos casamentos, os noivos vão ter de preencher um questionário onde é solicitado um conjunto de informações como o local de celebração da boda, a empresa que tratou do serviço de catering e até qual foi o número de convidados, além da identificação de animação ou DJ, floristas e fotógrafos.

Estas ações de fiscalização, por norma, realizam-se cerca de uma hora antes do início do copo de água, altura em que os recém-casados ou alguém diretamente responsável pelo espaço do evento vão receber uma notificação com o questionário. Caso a informação não seja enviada no prazo de 15 dias, a coima pode ascender aos 3.750 euros.

A AT vai também fiscalizar os principais festivais de verão e festas populares, apontados pela Inspeção-Geral de Finanças como um setor de risco. As zonas de alimentação e bebidas, as bilheteiras e o pagamento aos artistas são as principais áreas que serão alvo de inspeção do fisco.

As ações de inspeção envolvem a a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e a ASAE e em alguns casos inspetores da Segurança Social, de acordo com o Jornal Económico, acrescentando que a ACT irá inspecionar os casamentos com o objetivo de controlar os contratos de trabalho dos funcionários das empresas de catering e animação e no caso dos festivais terá o acompanhamento de elementos da ASAE.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • acho que os fiscais querem é ser convidados à força (penetras), rsss
      o que o fisco vai querer é saber depois qual o tipo de prendas que receberam. se for dinheiro, vao cobrar o imposto devido.
      se eu pedir fatura do comida, dj, etc, automaticamente está declarada
      um convidado ja paga impostos sobre o seu ordenado e se ele der 100€ ao noivo, o fisco vai cobrar o imposto. logo está a cobrar imposto a mais.
      será que em setembro tambem vai fiscalizar a festa do avante que é organizada pelo PCP?

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …