Finanças cativam mais de 100 milhões de transportes ferroviários

As Finanças congelaram 100,4 milhões de euros de despesa com aquisição de bens, serviços e projetos, um valor que corresponde a 16% do total de cativações.

De acordo com os dados da execução orçamental de abril, as Finanças congelaram aos transportes ferroviários sob a tutela dos Ministérios do Planeamento e Infraestruturas (como a Comboios de Portugal – CP – e a Infraestruturas de Portugal) e do Ambiente (como os metros de Lisboa e do Porto) 100,4 milhões de euros de despesa com aquisição de bens, serviços e projetos.

Segundo o Jornal de Negócios, este valor representa mais de 16% do total de cativos atuais aplicados pelas Finanças, que ronda os 611,5 milhões de euros.

No que diz respeito ao transporte ferroviário, as cativações atuais somam 75,3 milhões de euros, não tendo sido libertada qualquer verba desde o início do ano. Para a ferrovia, foram desbloqueados durante o ano dois milhões de euros face aos cativos iniciais, que eram de 27,1 milhões de euros, passando agora para os 25,1 milhões.

Apesar das exigências e necessidades de financiamento destes serviços, que já duram há vários anos, a decisão das Finanças manteve-se. Além destas cativações, a CP é também confrontada com uma reduzida execução ao nível do investimento – 4,7 milhões, montante que representa 10,6% do total que a empresa tem para investir este ano.

O jornal nota ainda que, nos últimos anos, a CP e o metropolitano de Lisboa têm sido várias vezes referidos como exemplos de degradação do serviço. O facto de as necessidades continuarem a não ser respondidas faz com que estas empresas sejam as que mais reclamações recebem por parte dos utilizadores dos transportes.

Em suma, o Planeamento e Infraestruturas é o que tem maior valor cativado. Depois do Planeamento, os ministérios com valores mais altos até abril são o da Justiça com 63,1 milhões, o da Defesa com 61,4 milhões e o das Finanças com 60,6 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …