Finanças andam há 4 anos a notificar idosa que já morreu por dívidas que não tinha

As Finanças estão a ameaçar uma idosa com penhoras, por alegadas dívidas, há quatro anos, sem o conseguirem. A senhora morreu há quatro anos.

O caso é reportado pelo Jornal de Notícias, que salienta que as ameaças de penhora da Autoridade Tributária (AT) continuam a chegar todos os meses, apesar de a idosa já ter falecido há quatro anos.

O diário reporta que os emails com as notificações do Fisco são enviados para o neto da senhora, que seria responsável por lhe preencher e entregar o IRS, tendo os seus dados pessoais associados ao perfil da idosa no portal da AT.

Num desses emails, citado pelo JN, constará que “da consulta ao sistema informático da AT foi detectada a existência de dívidas relativamente reduzidas, resultantes do não pagamento dessas importâncias, dentro do prazo legal”, justificando assim as ameaças de penhora.

A família da idosa alega que a senhora não pode ter contraído as dívidas de que a acusam e já foi ao balcão das Finanças por mais de uma vez, apresentando a certifidão de óbito. Todavia, relata o JN, o caso continua sem resolver.

Os funcionários da AT terão garantido aos familiares da senhora falecida que se trataria de “um erro informático e que a situação seria corrigida imediatamente”, mas após cinco idas às Finanças, os emails com ameaças de penhora continuam a chegar.

ZAP

9 COMENTÁRIOS

  1. É a AT que temos infelizmente. Quem deve a serio são perdoados .
    Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. Esta porcaria não muda.

  2. O neto da Senhora que se acautele, pois o “erro informático” ( que devia ter sido corrigido por mãos humanas !!!! ) pode penhorar-lhe as contas bancárias por conta da divida da avó !!!
    Quando a vontade é nenhuma, a AT sabe desculpar-se com erros informáticos.
    Quando a vontade é muita, até fazem liquidações e notificações à mão !!!!

  3. Pois, muitas vezes a AT até faz corar os maiores ladrões, tal é a ligeireza e a eficácia com que vai ao bolso das pessoas. Assim, à custa do sofrimento injustificado de alguns cidadão, se vão enchendo os cofres do estado para depois serem novamente esvaziados com os delírios dos do costume…
    É caso para perguntar: esta máquina administrativa quem serve realmente? Os cidadãos? Não me parece…

  4. a mim mandaram-me para franca e lembraram-se de me pedir 5 mil euros de impostos. impostos esses que eu ja paguei em franca. pais que me da trabalho como enfermeiro. ja dei todas as provas que resido e tenho a minha morada fiscal em franca… resposta: tem mais é que pagar!
    é dificil conseguir a ser patriota…

  5. Porque ninguém dá a “nova” morada da senhora às finanças, assim já sabiam onde a podiam notificar. Já agora, podiam mandar para lá uns quantos fiscais esperarem pela resposta.
    A desculpa do momento para a incompetência tem sempre o mesmo nome “erro informático”, uma desculpa que já se torna ridícula. Quando se enganam, “erro informático”, quando se atrasam nos pagamentos, “erro informático”, a informática tem as costas largas, não se queixa e não fala.

  6. E por acaso os funcionários responsáveis pelo caso não deveriam ser demitidos, multados e apanharem prisão? É que assim andamos toda a vida a ler ou ouvir notícias das mais rocambolescas acerca destes incompetentes e intocáveis funcionários pagos por nós.

    • …INCRIVEL e quem come à nossa custa , não são os mesmos da tal AT… KKKKKKKK
      Colega isto não presta. chão umas autenticas chagas humanas na SURRICE.

  7. O meu pai faleceu no dia seguinte a ter sido notificado pela AT que lhe tinham penhorado todo o património e que o mesmo já tinha data marcada de venda quando, na verdade foi um erro informático. Tinha sido o ” sistema central” que tinha automaticamente enviado a citação.

RESPONDER

Templo Jodo Shinshu de Ishiyama-dera, em Otsu, Shiga, Japão

Templo em Tóquio oferece túmulos conjuntos para casais homossexuais

Um templo budista de Tóquio oferece pela primeira vez túmulos para casais do mesmo sexo, algo incomum no Japão, país que não reconhece o casamento homossexual e onde normalmente não se permite que casais que …

-

Cientistas portugueses e neozelandeses descobrem o maior polvo da Antártida

Uma equipa de investigadores portugueses e neozelandeses "analisou o maior polvo alguma vez encontrado na Antártida", anunciou a Universidade de Coimbra (UC), numa nota enviada esta quarta-feira à agência Lusa. O polvo gigante "megaleledone setebos" foi …

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Lua de Saturno “sangra” água e calor após colisão cósmica

O polo sul de Encélado a sangrar calor e água, possivelmente devido a uma gigante colisão cósmica que ocorreu há 100 milhões de anos e provocou várias fissuras no sexto maior satélite natural de Saturno. A …

-

AT alerta para falsas mensagens de email a cobrar dividas às Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou hoje que estão a ser enviadas para alguns contribuintes através de correio eletrónico falsas mensagens a solicitar a regularização de dívidas fiscais. "Estas mensagens são falsas e devem ser …

-

Internet não para de rir com o busto de Ronaldo na Madeira

Na manhã desta quarta-feira, o Aeroporto da Madeira recebeu uma cerimónia de homenagem a Cristiano Ronaldo e um novo nome. O evento contou com a presença do futebolista, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de …

Tomás Correia presidiu ao Montepio entre 2008 e 2015

Ex-presidente do Montepio arguido em inquérito extraído da "Operação Marquês"

O ex-presidente do Montepio Tomás Correia foi constituído arguido num processo em que é suspeito de ter recebido indevidamente 1,5 milhões de euros do empresário da construção civil José Guilherme, confirmou à agência Lusa fonte …

-

Tribo indemnizada em 1,2 milhões de euros depois de se queixar da presença de espíritos

Uma das maiores companhias aéreas brasileiras, a Gol, vai ter de pagar 1,2 milhões de euros a uma tribo indígena, devido à queda de um avião em 2006, na qual morreram 154 pessoas, noticiou esta …

Afonso Dias, condenado pelo rapto de Rui Pedro

Condenado pelo rapto de Rui Pedro libertado da cadeia de Guimarães

Afonso Dias, condenado em março de 2013 a três anos de prisão pelo desaparecimento, em 1998, de Rui Pedro, foi esta quarta-feira libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, indicou à Lusa o seu advogado. Segundo o …

-

Investigação revela onde estão sepultados prisioneiros portugueses da I Guerra Mundial

Descendentes de cerca de 200 prisioneiros portugueses da primeira Guerra Mundial (1914-1918) já podem saber onde se encontram sepultados estes expedicionários, através de um trabalho de investigação publicado em livro. A investigadora Maria José Oliveira reuniu …

-

Detidos 5 futebolistas e um membro dos Super Dragões por suspeitas de corrupção

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas, entre as quais cinco futebolistas e um elemento da claque Super Dragões, e constituiu outros oito arguidos por suspeitas de associação criminosa, corrupção ativa e corrupção passiva, no âmbito …