Finanças andam há 4 anos a notificar idosa que já morreu por dívidas que não tinha

As Finanças estão a ameaçar uma idosa com penhoras, por alegadas dívidas, há quatro anos, sem o conseguirem. A senhora morreu há quatro anos.

O caso é reportado pelo Jornal de Notícias, que salienta que as ameaças de penhora da Autoridade Tributária (AT) continuam a chegar todos os meses, apesar de a idosa já ter falecido há quatro anos.

O diário reporta que os emails com as notificações do Fisco são enviados para o neto da senhora, que seria responsável por lhe preencher e entregar o IRS, tendo os seus dados pessoais associados ao perfil da idosa no portal da AT.

Num desses emails, citado pelo JN, constará que “da consulta ao sistema informático da AT foi detectada a existência de dívidas relativamente reduzidas, resultantes do não pagamento dessas importâncias, dentro do prazo legal”, justificando assim as ameaças de penhora.

A família da idosa alega que a senhora não pode ter contraído as dívidas de que a acusam e já foi ao balcão das Finanças por mais de uma vez, apresentando a certifidão de óbito. Todavia, relata o JN, o caso continua sem resolver.

Os funcionários da AT terão garantido aos familiares da senhora falecida que se trataria de “um erro informático e que a situação seria corrigida imediatamente”, mas após cinco idas às Finanças, os emails com ameaças de penhora continuam a chegar.

ZAP

9 COMENTÁRIOS

  1. É a AT que temos infelizmente. Quem deve a serio são perdoados .
    Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. Esta porcaria não muda.

  2. O neto da Senhora que se acautele, pois o “erro informático” ( que devia ter sido corrigido por mãos humanas !!!! ) pode penhorar-lhe as contas bancárias por conta da divida da avó !!!
    Quando a vontade é nenhuma, a AT sabe desculpar-se com erros informáticos.
    Quando a vontade é muita, até fazem liquidações e notificações à mão !!!!

  3. Pois, muitas vezes a AT até faz corar os maiores ladrões, tal é a ligeireza e a eficácia com que vai ao bolso das pessoas. Assim, à custa do sofrimento injustificado de alguns cidadão, se vão enchendo os cofres do estado para depois serem novamente esvaziados com os delírios dos do costume…
    É caso para perguntar: esta máquina administrativa quem serve realmente? Os cidadãos? Não me parece…

  4. a mim mandaram-me para franca e lembraram-se de me pedir 5 mil euros de impostos. impostos esses que eu ja paguei em franca. pais que me da trabalho como enfermeiro. ja dei todas as provas que resido e tenho a minha morada fiscal em franca… resposta: tem mais é que pagar!
    é dificil conseguir a ser patriota…

  5. Porque ninguém dá a “nova” morada da senhora às finanças, assim já sabiam onde a podiam notificar. Já agora, podiam mandar para lá uns quantos fiscais esperarem pela resposta.
    A desculpa do momento para a incompetência tem sempre o mesmo nome “erro informático”, uma desculpa que já se torna ridícula. Quando se enganam, “erro informático”, quando se atrasam nos pagamentos, “erro informático”, a informática tem as costas largas, não se queixa e não fala.

  6. E por acaso os funcionários responsáveis pelo caso não deveriam ser demitidos, multados e apanharem prisão? É que assim andamos toda a vida a ler ou ouvir notícias das mais rocambolescas acerca destes incompetentes e intocáveis funcionários pagos por nós.

    • …INCRIVEL e quem come à nossa custa , não são os mesmos da tal AT… KKKKKKKK
      Colega isto não presta. chão umas autenticas chagas humanas na SURRICE.

  7. O meu pai faleceu no dia seguinte a ter sido notificado pela AT que lhe tinham penhorado todo o património e que o mesmo já tinha data marcada de venda quando, na verdade foi um erro informático. Tinha sido o ” sistema central” que tinha automaticamente enviado a citação.

RESPONDER

Reino Unido disposto a pagar mais à UE pela fatura do Brexit

O Governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou hoje em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco comunitário, segundo informou a BBC. A …

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …