Finanças andam há 4 anos a notificar idosa que já morreu por dívidas que não tinha

As Finanças estão a ameaçar uma idosa com penhoras, por alegadas dívidas, há quatro anos, sem o conseguirem. A senhora morreu há quatro anos.

O caso é reportado pelo Jornal de Notícias, que salienta que as ameaças de penhora da Autoridade Tributária (AT) continuam a chegar todos os meses, apesar de a idosa já ter falecido há quatro anos.

O diário reporta que os emails com as notificações do Fisco são enviados para o neto da senhora, que seria responsável por lhe preencher e entregar o IRS, tendo os seus dados pessoais associados ao perfil da idosa no portal da AT.

Num desses emails, citado pelo JN, constará que “da consulta ao sistema informático da AT foi detectada a existência de dívidas relativamente reduzidas, resultantes do não pagamento dessas importâncias, dentro do prazo legal”, justificando assim as ameaças de penhora.

A família da idosa alega que a senhora não pode ter contraído as dívidas de que a acusam e já foi ao balcão das Finanças por mais de uma vez, apresentando a certifidão de óbito. Todavia, relata o JN, o caso continua sem resolver.

Os funcionários da AT terão garantido aos familiares da senhora falecida que se trataria de “um erro informático e que a situação seria corrigida imediatamente”, mas após cinco idas às Finanças, os emails com ameaças de penhora continuam a chegar.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É a AT que temos infelizmente. Quem deve a serio são perdoados .
    Portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. Esta porcaria não muda.

  2. O neto da Senhora que se acautele, pois o “erro informático” ( que devia ter sido corrigido por mãos humanas !!!! ) pode penhorar-lhe as contas bancárias por conta da divida da avó !!!
    Quando a vontade é nenhuma, a AT sabe desculpar-se com erros informáticos.
    Quando a vontade é muita, até fazem liquidações e notificações à mão !!!!

  3. Pois, muitas vezes a AT até faz corar os maiores ladrões, tal é a ligeireza e a eficácia com que vai ao bolso das pessoas. Assim, à custa do sofrimento injustificado de alguns cidadão, se vão enchendo os cofres do estado para depois serem novamente esvaziados com os delírios dos do costume…
    É caso para perguntar: esta máquina administrativa quem serve realmente? Os cidadãos? Não me parece…

  4. a mim mandaram-me para franca e lembraram-se de me pedir 5 mil euros de impostos. impostos esses que eu ja paguei em franca. pais que me da trabalho como enfermeiro. ja dei todas as provas que resido e tenho a minha morada fiscal em franca… resposta: tem mais é que pagar!
    é dificil conseguir a ser patriota…

  5. Porque ninguém dá a “nova” morada da senhora às finanças, assim já sabiam onde a podiam notificar. Já agora, podiam mandar para lá uns quantos fiscais esperarem pela resposta.
    A desculpa do momento para a incompetência tem sempre o mesmo nome “erro informático”, uma desculpa que já se torna ridícula. Quando se enganam, “erro informático”, quando se atrasam nos pagamentos, “erro informático”, a informática tem as costas largas, não se queixa e não fala.

  6. E por acaso os funcionários responsáveis pelo caso não deveriam ser demitidos, multados e apanharem prisão? É que assim andamos toda a vida a ler ou ouvir notícias das mais rocambolescas acerca destes incompetentes e intocáveis funcionários pagos por nós.

    • …INCRIVEL e quem come à nossa custa , não são os mesmos da tal AT… KKKKKKKK
      Colega isto não presta. chão umas autenticas chagas humanas na SURRICE.

  7. O meu pai faleceu no dia seguinte a ter sido notificado pela AT que lhe tinham penhorado todo o património e que o mesmo já tinha data marcada de venda quando, na verdade foi um erro informático. Tinha sido o ” sistema central” que tinha automaticamente enviado a citação.

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …