Finalmente, um seguro contra roubos de colmeias

1

Carly & Art / Flickr

-

Os apicultores têm, a partir de agora, um seguro específico de proteção das colmeias contra roubos, incêndios ou atos de vandalismo. O seguro, inédito em Portugal, era uma reivindicação antiga do setor devido à sua “extrema importância” para evitar que os apicultores suportem as perdas de “grande valor”.

Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional de Apicultores Portugueses (FNAP), frisou que o seguro é inédito em Portugal, não existindo antes nenhum específico para a apicultura.

O seguro apícola, estabelecido com a corretora F.Rego, visa a proteção da atividade e do património dos apicultores e prevê as coberturas de responsabilidade civil, risco de incêndio, atos de vandalismo e furto ou roubo. As perdas de colónias por doença ou predadores, explicou, não estão previstas no seguro.

Atualmente, realçou o dirigente, as maiores dificuldades dos produtores de mel prendem-se com o elevado número de furtos de colmeias.

O responsável da Federação lembrou que, até ao momento, os apicultores estavam desprotegidos, não tendo como beneficiar de uma proteção para imprevistos. Manuel Gonçalves avançou que, a curto e médio prazo, o objetivo é lutar pela criação de um fundo para perdas de colmeias em casos de calamidades.

Representante de 45 organizações de apicultores do país, a FNAP acredita que o seguro apícola irá defender os interesses dos produtores de mel, criar nova dinâmica e incentivar a modernização e profissionalização do setor.

/Lusa

1 Comment

  1. Peço desculpa, faltou referir no V/ artigo que o Seguro Apícola pertence ao novo portfolio da MAPFRE SEGUROS GERAIS, S.A., ainda que em parceira exclusiva na distribuição com a Corretora FREGO.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.