Finalmente, as mães puderam abraçar os filhos após resgate na gruta na Tailândia

(h) Ministério da Saúde da Tailândia / EPA

Os rapazes resgatados de uma gruta na Tailândia foram pela primeira vez autorizados a abraçar os familiares

Os familiares dos jovens resgatados de uma gruta na Tailândia puderam, finalmente, abraçar os filhos que continuam internados no hospital. Mas não sem  as máscaras de protecção.

As autoridades hospitalares só agora permitiram que os familiares dos jovens que foram resgatados de uma gruta na Tailândia os fossem visitar ao hospital, desde que usando máscaras e lavando muito bem as mãos, antes e depois do contacto, medidas de precaução que visam evitar a transmissão de eventuais infecções.

Segundo o portal AsiaOne, a mãe de Prachak Sutham, um dos 12 jovens resgatados, foi pela primeira vez autorizada a contactar directamente com o filho, que diz estar muito feliz por poder abraçá-lo.

Citado pelo portal tailandês The Nation, Prachak diz que se encontra bem de saúde e agradece a todos os membros das equipas que realizaram com sucesso o resgate. A mãe do jovem resgatado diz ter sido informada pelos médicos de que Prachak, de 14 anos, está saudável e poderá regressar a casa durante a próxima semana.

Segundo a mais recente actualização do estado de saúde, os 12 jovens estão a responder bem aos tratamentos. Os primeiros quatro rapazes, resgatados no passado domingo, não apresentam febre, conseguem comer normalmente e têm a visão normalizada.

Os últimos cinco jovens, resgatados entre segunda e terça-feira, apresentam febre baixa. Um deles apresenta sinais de pneumonia e três das crianças mostram sintomas de infeções no ouvido médio, mas estão a responder bem aos antibióticos ministrado para combater eventuais infecções.

Os 12 rapazes da equipa de futebol Wild Boars, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, que ficaram presos na gruta durante mais de duas semanas, vão ter alta do hospital na quinta-feira da próxima semana.

Os jovens e o seu treinador ficaram encurralados durante mais de duas semanas numa gruta em Tham Luang, situada na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, depois de o espaço, que fica junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos, ter ficado inundado pelas chuvas.

A operação de resgate, que envolveu centenas de pessoas, incluindo mergulhadores, foi concluída na terça-feira com a saída das últimas quatro crianças e do treinador. As restantes crianças já tinham sido resgatadas no domingo e na segunda-feira.

O local onde os jovens ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afectam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

ZAP // Lusa / AsiaOne

PARTILHAR

RESPONDER

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …

OE2022: Governo negocia englobamento obrigatório de rendimentos no IRS

O englobamento obrigatório de rendimentos no IRS é uma medida que está incluída no programa do Governo e é um dos temas de grande interesse no núcleo comunista. O assunto está a ser negociado no …

Falcao marcou mas o protagonista foi o árbitro: "Já nem sei quem viu amarelo"

Falhas na comunicação com os outros árbitros e confusão numa suposta expulsão, após 13 cartões amarelos: um jogo que Cordero Vega não vai esquecer. Radamel Falcao estreou-se neste sábado pelo Rayo Vallecano e já terá reunido …