Finalmente, as mães puderam abraçar os filhos após resgate na gruta na Tailândia

(h) Ministério da Saúde da Tailândia / EPA

Os rapazes resgatados de uma gruta na Tailândia foram pela primeira vez autorizados a abraçar os familiares

Os familiares dos jovens resgatados de uma gruta na Tailândia puderam, finalmente, abraçar os filhos que continuam internados no hospital. Mas não sem  as máscaras de protecção.

As autoridades hospitalares só agora permitiram que os familiares dos jovens que foram resgatados de uma gruta na Tailândia os fossem visitar ao hospital, desde que usando máscaras e lavando muito bem as mãos, antes e depois do contacto, medidas de precaução que visam evitar a transmissão de eventuais infecções.

Segundo o portal AsiaOne, a mãe de Prachak Sutham, um dos 12 jovens resgatados, foi pela primeira vez autorizada a contactar directamente com o filho, que diz estar muito feliz por poder abraçá-lo.

Citado pelo portal tailandês The Nation, Prachak diz que se encontra bem de saúde e agradece a todos os membros das equipas que realizaram com sucesso o resgate. A mãe do jovem resgatado diz ter sido informada pelos médicos de que Prachak, de 14 anos, está saudável e poderá regressar a casa durante a próxima semana.

Segundo a mais recente actualização do estado de saúde, os 12 jovens estão a responder bem aos tratamentos. Os primeiros quatro rapazes, resgatados no passado domingo, não apresentam febre, conseguem comer normalmente e têm a visão normalizada.

Os últimos cinco jovens, resgatados entre segunda e terça-feira, apresentam febre baixa. Um deles apresenta sinais de pneumonia e três das crianças mostram sintomas de infeções no ouvido médio, mas estão a responder bem aos antibióticos ministrado para combater eventuais infecções.

Os 12 rapazes da equipa de futebol Wild Boars, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, que ficaram presos na gruta durante mais de duas semanas, vão ter alta do hospital na quinta-feira da próxima semana.

Os jovens e o seu treinador ficaram encurralados durante mais de duas semanas numa gruta em Tham Luang, situada na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, depois de o espaço, que fica junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos, ter ficado inundado pelas chuvas.

A operação de resgate, que envolveu centenas de pessoas, incluindo mergulhadores, foi concluída na terça-feira com a saída das últimas quatro crianças e do treinador. As restantes crianças já tinham sido resgatadas no domingo e na segunda-feira.

O local onde os jovens ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afectam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

ZAP // Lusa / AsiaOne

PARTILHAR

RESPONDER

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …

Transplante de fígado do futebolista Eric Abidal foi legal

A Organização Nacional de Transplantes da Espanha concluiu que o transplante de fígado de doador vivo ao qual o ex-lateral-esquerdo Eric Abidal foi submetido "foi realizado de acordo com a lei" e com boas práticas. Em …

Menor que atropelou 9 pessoas em Famalicão saiu em liberdade

Uma jovem de 17 anos, alegada condutora da viatura que atropelou nove pessoas no âmbito de umas corridas ilegais em Famalicão, em Braga, apresentou-se às autoridades judiciais nesta segunda-feira para primeiro interrogatório e saiu depois …