Finalmente, as mães puderam abraçar os filhos após resgate na gruta na Tailândia

(h) Ministério da Saúde da Tailândia / EPA

Os rapazes resgatados de uma gruta na Tailândia foram pela primeira vez autorizados a abraçar os familiares

Os familiares dos jovens resgatados de uma gruta na Tailândia puderam, finalmente, abraçar os filhos que continuam internados no hospital. Mas não sem  as máscaras de protecção.

As autoridades hospitalares só agora permitiram que os familiares dos jovens que foram resgatados de uma gruta na Tailândia os fossem visitar ao hospital, desde que usando máscaras e lavando muito bem as mãos, antes e depois do contacto, medidas de precaução que visam evitar a transmissão de eventuais infecções.

Segundo o portal AsiaOne, a mãe de Prachak Sutham, um dos 12 jovens resgatados, foi pela primeira vez autorizada a contactar directamente com o filho, que diz estar muito feliz por poder abraçá-lo.

Citado pelo portal tailandês The Nation, Prachak diz que se encontra bem de saúde e agradece a todos os membros das equipas que realizaram com sucesso o resgate. A mãe do jovem resgatado diz ter sido informada pelos médicos de que Prachak, de 14 anos, está saudável e poderá regressar a casa durante a próxima semana.

Segundo a mais recente actualização do estado de saúde, os 12 jovens estão a responder bem aos tratamentos. Os primeiros quatro rapazes, resgatados no passado domingo, não apresentam febre, conseguem comer normalmente e têm a visão normalizada.

Os últimos cinco jovens, resgatados entre segunda e terça-feira, apresentam febre baixa. Um deles apresenta sinais de pneumonia e três das crianças mostram sintomas de infeções no ouvido médio, mas estão a responder bem aos antibióticos ministrado para combater eventuais infecções.

Os 12 rapazes da equipa de futebol Wild Boars, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25 anos, que ficaram presos na gruta durante mais de duas semanas, vão ter alta do hospital na quinta-feira da próxima semana.

Os jovens e o seu treinador ficaram encurralados durante mais de duas semanas numa gruta em Tham Luang, situada na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, depois de o espaço, que fica junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos, ter ficado inundado pelas chuvas.

A operação de resgate, que envolveu centenas de pessoas, incluindo mergulhadores, foi concluída na terça-feira com a saída das últimas quatro crianças e do treinador. As restantes crianças já tinham sido resgatadas no domingo e na segunda-feira.

O local onde os jovens ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afectam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

ZAP // Lusa / AsiaOne

PARTILHAR

RESPONDER

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …

Loures vs Sporting | Passagem com serviços mínimos

O Sporting assegurou hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-1 o Loures, do Campeonato de Portugal, em jogo disputado em Alverca. O Sporting, último dos três ‘grandes’ a …

Astrónomos detetam "parente cósmico" de ondas gravitacionais

Há cerca de um ano, os astrónomos relataram animadamente a primeira deteção de ondas eletromagnéticas, ou luz, de uma fonte de ondas gravitacionais. Agora, um ano depois, investigadores estão a anunciar a existência de um …

Real Madrid de Lopetegui é já o pior de sempre da história do clube

O Real Madrid registou este sábado um recorde negativo em toda a história do clube, ao estar 481 minutos sem apontar um golo, o que supera a marca de 464 minutos que perdurava desde a …

Animais da União Zoófila em risco de ficar sem comida

A União Zoófila disse estar a ficar sem ração para alimentar os animais, por ter enfrentado "dificuldades para organizar campanhas em grandes superfícies". Esta quinta-feira, a União Zoófila  afirmou ter ração apenas para mais dois dias, …

Tancos. Marcelo garante desconhecer factos sobre reaparecimento das armas

O presidente da República garantiu este sábado à Lusa desconhecer os factos na base do desaparecimento e reaparecimento das armas de Tancos, recordando que tem insistido no esclarecimento de “toda a verdade, doa a quem …

Director da PJ apanhado a avisar PJM da investigação no caso Tancos

Escutas telefónicas efectuadas no âmbito da Operação Húbris, que investiga o modo como foram recuperadas as armas roubadas em Tancos, terão apanhado o então director da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, a alertar o director …

Fotografias dos suspeitos que fugiram do tribunal investigadas

O ministro da Administração Interna determinou esta sexta-feira a abertura de um inquérito para apurar os contornos da fuga de três homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, bem como sobre a divulgação …

Portugueses vão pagar mais 15% em taxas e taxinhas em 2019

O Governo conta amealhar mais de 3 mil milhões de euros em 2019, com taxas, multas, juros e outras penalidades, conforme está inscrito no Orçamento de Estado para o próximo ano. Trata-se de um crescimento …

Parlamento da Macedónia aprova mudança de nome do país

O parlamento da Macedónia aprovou na sexta-feira o lançamento do processo para mudar na Constituição o nome do país para "República da Macedónia do Norte”, primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia. "O …