Final da Taça também é duelo de guardiões: Diogo Costa vai defender um recorde contra novato

Rodrigo Antunes/Lusa//FC Porto//Wikipedia

A cria ainda está “verde”, mas com fome, e vai aproveitar as lesões de Adán e Franco Israel para rugir ao dragão este domingo. Um Diogo defende, o outro ataca com luvas um máximo histórico no Jamor.

Após um confronto impróprio para cardíacos no Estádio do Dragão, que terminou num empate a dois golos graças ao efeito Gyökeres (o furacão sueco saltou do banco e marcou, em apenas um minuto, os dois golos que levaram ao empate), o campeão Sporting CP tem encontro marcado com o FC Porto para este domingo no Jamor.

É o último grande desafio da temporada — com um recorde em jogo entre as redes.

Os holofotes vão estar parcialmente virados para a baliza leonina. Sem Adán nem Franco Israel, afastados da final por lesão, o primeiro homem dos leões será o jovem Diogo Pinto, que só se estreou este mês como sénior, na vitória (0-1) de dia 11 no Estoril.

O guarda-redes voltou à baliza na receção ao Chaves e manteve o registo perfeito sem golos sofridos (apesar de ter lidado, nos dois jogos, com apenas um remate à baliza, cortesia dos canarinhos).

Este domingo, o jovem tem a oportunidade de deixar o seu nome na história do futebol português ao “roubar” um recorde que Diogo Costa — que à partida estará na baliza contrária, apesar de Cláudio Ramos ser muitas vezes opção na competição — detém desde 2020.

Adolescente entre os postes

O agora guardião da Seleção Nacional era um menino de 20 anos e ainda usava o 31 nas costas quando, em 2019/20, se tornou o guarda-redes mais jovem a conquistar a final da Taça de Portugal, na vitória dos azuis e brancos sobre o Benfica, por 2-1.

No domingo, um ainda “verde” Diogo Pinto, de 19 anos, torna-se o mais jovem a pisar um relvado de uma final da Taça de Portugal, onde lhe espera a inesperada oportunidade, caso o Sporting vença, de alcançar um novo máximo.

Mas, para os adeptos do Sporting, é caso para “tremer” pela incógnita que levam à baliza para atacar o troféu.

O Porto leva uma média de 3,5 remates à baliza do Sporting esta época, nos dois confrontos entre leões e dragões. Na Taça, está com a força toda, a marcar há seis jogos consecutivos.

Entretanto, o novato Diogo Pinto fez apenas dois jogos “fáceis” pela equipa principal e uns meros oito pela “B” dos leões, que atua na Liga 3. Nessas oito partidas sofreu 10 golos.

Espera-se “taco-a-taco”

O Sporting procura a “dobradinha”, que não consegue desde 2002; o Porto de Conceição tenta salvar a época após uma disputa pelo terceiro lugar no campeonato.

O histórico de confrontos entre os dois clubes na Taça de Portugal mostra, acima de tudo, equilíbrio: 16 vitórias para os azuis e brancos, 13 empates e 13 vitórias para o Sporting.

A partida está marcada para as 17h15 deste domingo, dia 26, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras. Em dúvida está ainda Pepe, do lado azul. Geny Catamo, do lado verde, está recuperado e vai a jogo.

Tomás Guimarães, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.