Rússia quer fim da guerra no dia 9 de Maio

2

Data recorda II Guerra Mundial. Exército ucraniano recupera controlo de cidades a leste da capital. 300 pessoas terão morrido no teatro em Mariupol.

A zona a leste de Kiev passou a ser mais dominada pelas forças militares da Ucrânia. De acordo com os serviços de informação britânicos, várias cidades naquela região, perto da capital, e que estavam a ser controladas pela Rússia, estão agora sob domínio ucraniano.

Ao todo, os ucranianos já terão avançado 35 quilómetros para leste de Kiev, conseguindo o controlo devido ao contra-ataque bem organizado e ao recuo das tropas russas, que estarão a passar por dificuldades em vários níveis, entre falta de alimentos, de combustível e de munições.

Os serviços britânicos acreditam que os militares ucranianos vão continuar a derrotar os russos no terreno, a noroeste de Kiev, em direcção ao aeródromo de Hostomel.

Mais a sul, os russos tentam vencer na zona de Mykolaiv, cidade fundamental para a tomada de Odessa. Mas a já conhecida resistência ucraniana tem impedido esse domínio.

Mariupol; ucranianos na Rússia

O ataque da semana passada ao teatro em Mariupol, onde mais de um milhar de pessoas estaria abrigada, provocou a morte de cerca de 300 pessoas.

A Câmara Municipal de Mariupol cita testemunhas oculares, que relataram esse número de falecimentos, após um bombardeamento.

“Não queremos acreditar neste horror. Até o fim queremos acreditar que todos conseguiram escapar. Mas as palavras daqueles que estavam dentro do prédio no momento desse acto terrorista dizem o contrário”, lamentaram os responsáveis locais.

Entretanto, a provedora de Justiça da Ucrânia denunciou a saída de 402 mil ucranianos, à força, para a Rússia. E podem estar a ser usados como reféns.

O Governo da Rússia repete esse número, mas assegura que os ucranianos (a maioria vivia em Donetsk e em Lugansk) estão a seguir para solo russo por livre vontade.

Data do fim

O jornal The Kyiv Independent indicou na noite passada que há uma indicação do Kremlin para as tropas russas: a guerra deve acabar no dia 9 de Maio.

No dia 9 de Maio de 1945, na fase final da II Guerra Mundial, o Exército Soviético da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas derrotou oficialmente a Alemanha, já sem Adolf Hitler no comando (cometeu suicídio uma semana antes).

Vladimir Putin estará a tentar repetir essa data, com nova vitória triunfal, desta vez na Ucrânia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.