Data recorda II Guerra Mundial. Exército ucraniano recupera controlo de cidades a leste da capital. 300 pessoas terão morrido no teatro em Mariupol.
A zona a leste de Kiev passou a ser mais dominada pelas forças militares da Ucrânia. De acordo com os serviços de informação britânicos, várias cidades naquela região, perto da capital, e que estavam a ser controladas pela Rússia, estão agora sob domínio ucraniano.
Ao todo, os ucranianos já terão avançado 35 quilómetros para leste de Kiev, conseguindo o controlo devido ao contra-ataque bem organizado e ao recuo das tropas russas, que estarão a passar por dificuldades em vários níveis, entre falta de alimentos, de combustível e de munições.
Os serviços britânicos acreditam que os militares ucranianos vão continuar a derrotar os russos no terreno, a noroeste de Kiev, em direcção ao aeródromo de Hostomel.
Mais a sul, os russos tentam vencer na zona de Mykolaiv, cidade fundamental para a tomada de Odessa. Mas a já conhecida resistência ucraniana tem impedido esse domínio.
Mariupol; ucranianos na Rússia
O ataque da semana passada ao teatro em Mariupol, onde mais de um milhar de pessoas estaria abrigada, provocou a morte de cerca de 300 pessoas.
A Câmara Municipal de Mariupol cita testemunhas oculares, que relataram esse número de falecimentos, após um bombardeamento.
“Não queremos acreditar neste horror. Até o fim queremos acreditar que todos conseguiram escapar. Mas as palavras daqueles que estavam dentro do prédio no momento desse acto terrorista dizem o contrário”, lamentaram os responsáveis locais.
Entretanto, a provedora de Justiça da Ucrânia denunciou a saída de 402 mil ucranianos, à força, para a Rússia. E podem estar a ser usados como reféns.
O Governo da Rússia repete esse número, mas assegura que os ucranianos (a maioria vivia em Donetsk e em Lugansk) estão a seguir para solo russo por livre vontade.
Data do fim
O jornal The Kyiv Independent indicou na noite passada que há uma indicação do Kremlin para as tropas russas: a guerra deve acabar no dia 9 de Maio.
No dia 9 de Maio de 1945, na fase final da II Guerra Mundial, o Exército Soviético da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas derrotou oficialmente a Alemanha, já sem Adolf Hitler no comando (cometeu suicídio uma semana antes).
Vladimir Putin estará a tentar repetir essa data, com nova vitória triunfal, desta vez na Ucrânia.
⚡️Ukrainian army: Russia wants to end war by May 9.
According to intelligence from the General Staff of the Armed Forces of Ukraine, Russian troops are being told that the war must end by May 9 – widely celebrated in Russia as the day of victory over the Nazi Germany.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) March 24, 2022
Querem fim da guerra, mas querem ganhar ou perder. se eles estiverem a perder duvido que queiram acabar com a guerra.
Pode ser que seja sem o putin no poder, ele que repita o que o outro supostamente fez em 1945!