No fim de tudo, Cameron telefona a Juncker

World Economic Forum / Flickr

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o novo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vão trabalhar em conjunto para melhorar a competitividade da UE, indicou um porta-voz de Cameron.

“O primeiro-ministro David Cameron saudou o compromisso de Jean-Claude Juncker para encontrar um bom acordo para o Reino Unido e Juncker disse que se comprometia a encontrar uma solução para as preocupações políticas britânicas”, indicou o porta-voz em comunicado.

“Os dois debateram a forma como podem trabalhar em conjunto para tornar a UE mais competitiva e mais flexível”, afirmou.

O porta-voz acrescentou que Cameron e Juncker vão aprofundar esta questão no Conselho Europeu de 16 de julho, durante o qual os chefes de governo vão discutir as candidaturas para uma série de cargos europeus.

Cameron felicitou Juncker, num contacto telefónico, pela nomeação para a presidência da Comissão Europeia, depois de uma feroz campanha para tentar impedir Juncker de conseguir o cargo.

Inicialmente, Cameron descreveu a vitória de Juncker como “um mau dia para a Europa”, que arriscava pôr em risco o poder dos governos nacionais.

O antigo primeiro-ministro luxemburguês foi nomeado presidente da Comissão Europeia na sexta-feira.

A candidatura de Juncker foi apoiada por todos os países-membros, à exceção da Hungria e do Reino Unido.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Shinzo Abe vence legislativas no Japão mas sem votos suficientes para reforma constitucional

A coligação política do primeiro-ministro japonês venceu as eleições parciais de domingo, mas sem conseguir os dois terços necessários na câmara alta do parlamento para levar avante uma reforma constitucional. Dos 124 lugares que foram a …

Índia lança missão lunar Chandrayaan-2

A Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO) lançou hoje a nave não tripulada 'Chandrayaan-2', que deverá alunar a 6 ou 7 de setembro, depois de permanecer na órbita da Lua. A 'Chandrayaan-2' "permanecerá em órbita …

Nova baixa no Governo britânico em protesto contra Boris Johnson como líder

O Secretário de Estado para a Europa e Américas britânico, Alan Duncan, demitiu-se esta segunda-feira em protesto pela possível vitória de Boris Johnson na corrida para a liderança do Partido Conservador e Governo Britânico. A notícia …

PS já vale o dobro do PSD. Se as legislativas fossem hoje, venceria com 43% dos votos

O PS com 43,2% dos votos obteria o dobro dos do PSD, 21,6%, caso as eleições legislativas fossem agora, de acordo com uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e a TSF publicada …

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …

Os Australopitecos eram amamentados até aos 12 meses

As crias dos australopitecos, uma espécie humana extinta que viveu em África, foram amamentadas até ao primeiro ano de vida, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature. Na investigação da faculdade de medicina …

Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades. De acordo com Sandhya, …

"Neve artificial" poderia salvar lençol de gelo da Antártida

O lençol de gelo da Antártida pode deslizar para o oceano e inundar as cidades costeiras. No entanto, esta catástrofe pode ser evitada se os Governos investirem num projeto de engenharia para cobrir a superfície …