Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

De acordo com a Bloomberg, os negociadores norte-americanos conseguiram chegar aos termos para fechar um primeiro acordo que termine a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, faltando agora o aval do chefe de Estado norte-americano.

À agência Reuters, uma fonte da Casa Branca sob a condição de anonimato disse que “o acordo escrito ainda está a ser formulado, mas eles chegaram a um acordo de princípio”.

Segundo a Bloomberg, o acordo vai permitir impedir a entrada em vigor de novas tarifas aduaneiras a partir do próximo domingo, prevendo também reverter ao longo do tempo algumas das tarifas existentes e a promessa da parte chinesa de comprar mais produtos agrícolas aos americanos.

As taxas agendadas para 15 de dezembro seriam aplicadas a quase 160 mil milhões de dólares em importações chinesas, como consolas de videojogos ou monitores de computadores.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China abrandou o crescimento económico global e prejudicou lucros e investimentos de empresas em todo o mundo.

De acordo com o jornal ECO, a notícia ajudou as bolsas norte-americanas. O S&P 500 fechou com uma valorização de 0,90%, para um máximo histórico de 3.169,8 pontos. O industrial Dow Jones ganhou 0,85%, para 28.147,25 pontos. O tecnológico Nasdaq valorizou 0,75%, para 8.718,67 pontos, também o nível de fecho mais alto de sempre.

A Caterpillar, uma das empresas mais sensíveis às questões comerciais, fechou a sessão com uma subida de 1,93%. As ações estão a valer 146,79 dólares. A Amazon avançou 0,63%, para 1.760,14 dólares.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A análise dos olhos de um peixe acabou numa impressionante descoberta evolucionária

A rede de nervos que conecta os olhos ao cérebro é muito sofisticada. Uma equipa de cientistas mostrou agora que evoluiu muito antes do que se pensava. A sofisticada rede de nervos que conecta os olhos …

Juiz liberta autarca de Vila Real de Santo António, mas proíbe-a de contactar outros arguidos

A autarca de Vila Real de Santo António, em Faro, e outros três arguidos da “Operação Triângulo” saíram esta quinta-feira em liberdade, com proibição de contactos entre si e com o deputado António Gameiro. No final …

Clubes acham que conseguem mais lucro do que a UEFA

Reunião da Associação Europeia de Clubes marcada para esta sexta-feira. Emblemas europeus pretendem maior controlo sobre os direitos televisivos e os patrocinadores. A "novela" prolonga-se: a Liga dos Campeões deverá mesmo sofrer uma grande alteração no …

Antes de nascerem, as estrelas "saem do casulo" e mostram-se como bolas amarelas

Um descoberta acidental por cientistas cidadãos forneceu uma nova janela única para os diversos ambientes que produzem estrelas e aglomerados de estrelas. De acordo com a cientista sénior do Planetary Science Institute Grace Wolf-Chase, a descoberta …

Um planeta do Sistema Solar pode guardar os segredos da misteriosa matéria escura

Uma equipa de investigadores revelou que o planeta gigante Júpiter pode ser a chave para encontrar a indescritível matéria escura.  A natureza da misteriosa matéria escura é um dos maiores mistérios da Física. Interage gravitacionalmente, uma …

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …