Filha processa os pais para que removam as suas fotos do Facebook

Uma jovem austríaca contou à revista Die ganze Woche que, quando tinha apenas 11 anos, os seus pais publicaram fotos na rede social Facebook retratando todas as fases da sua vida.

A jovem de 18 anos, cujo nome verdadeiro não foi revelado e que foi identificada pela revista como Anna Maier, apresentou um processo contra os pais por causa das cerca de 500 imagens suas que estão publicadas no Facebook através dos perfis dos seus pais.

Segundo a jovem, os seus pais, um casal residente na Caríntia, na Áustria, publicam habitualmente as mais variadas fotos dos seus filhos, desde coisas do dia-a-dia até fotos que acham “engraçadinhas”.

A jovem relatou à revista Die Ganze Woche que, quando ainda tinha 11 anos, os pais publicaram na rede social de Mark Zuckerberg fotos sua retratando todas as fases da sua vida.

Porém, a jovem só o descobriu aos 14 anos, quando fez a sua própria conta no Facebook.

Eles não tinham vergonha ou limites”, diz a jovem.

“Publicaram fotos em que eu estava sentada no penico ou nua no meu berço, todos os meus passos foram gravados fotograficamente e posteriormente tornados públicos”, conta a jovem.

Os pais negaram os pedidos da filha de remover das imagens – o que a levou a avançar com o caso para a justiça.

Eu entendo que é meu direito publicar estas fotos”, disse o pai, em entrevista à mesma revista. “Afinal, a criança é nossa e, para a minha esposa e para mim, é um álbum de família, e é bem aceite pelos nossos amigos do Facebook.”

Em novembro, o caso vai ser avaliado pela Justiça alemã.

Em França, em março deste ano, as autoridades alertaram que os pais que coloquem fotos dos seus filhos na Internet, nomeadamente em redes sociais, podem vir a cumprir pena de prisão.

Actualmente, as restritivas leis de protecção da privacidade, em França, prevêem um ano de prisão e multas até 45 mil euros para casos de divulgação de detalhes íntimos da vida privada de terceiros sem consentimento.

ZAP / Oficina da Net

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …