Filha processa os pais para que removam as suas fotos do Facebook

Uma jovem austríaca contou à revista Die ganze Woche que, quando tinha apenas 11 anos, os seus pais publicaram fotos na rede social Facebook retratando todas as fases da sua vida.

A jovem de 18 anos, cujo nome verdadeiro não foi revelado e que foi identificada pela revista como Anna Maier, apresentou um processo contra os pais por causa das cerca de 500 imagens suas que estão publicadas no Facebook através dos perfis dos seus pais.

Segundo a jovem, os seus pais, um casal residente na Caríntia, na Áustria, publicam habitualmente as mais variadas fotos dos seus filhos, desde coisas do dia-a-dia até fotos que acham “engraçadinhas”.

A jovem relatou à revista Die Ganze Woche que, quando ainda tinha 11 anos, os pais publicaram na rede social de Mark Zuckerberg fotos sua retratando todas as fases da sua vida.

Porém, a jovem só o descobriu aos 14 anos, quando fez a sua própria conta no Facebook.

Eles não tinham vergonha ou limites”, diz a jovem.

“Publicaram fotos em que eu estava sentada no penico ou nua no meu berço, todos os meus passos foram gravados fotograficamente e posteriormente tornados públicos”, conta a jovem.

Os pais negaram os pedidos da filha de remover das imagens – o que a levou a avançar com o caso para a justiça.

Eu entendo que é meu direito publicar estas fotos”, disse o pai, em entrevista à mesma revista. “Afinal, a criança é nossa e, para a minha esposa e para mim, é um álbum de família, e é bem aceite pelos nossos amigos do Facebook.”

Em novembro, o caso vai ser avaliado pela Justiça alemã.

Em França, em março deste ano, as autoridades alertaram que os pais que coloquem fotos dos seus filhos na Internet, nomeadamente em redes sociais, podem vir a cumprir pena de prisão.

Actualmente, as restritivas leis de protecção da privacidade, em França, prevêem um ano de prisão e multas até 45 mil euros para casos de divulgação de detalhes íntimos da vida privada de terceiros sem consentimento.

ZAP / Oficina da Net

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …