Filha de ex-espião russo envenenado no Reino Unido acordou e já fala

Yulia Skripal / Facebook / EPA

Sergei Skripal, de 66 anos, e a filha Yulia, de 33, foram envenenados com uma substância neurotóxica

Yulia Skripal, a filha do ex-espião russo Sergei Skripal, está a melhorar rapidamente e já não se encontra em estado crítico, segundo adiantaram fontes da unidade hospitalar em que está a ser tratada.

Segundo adiantaram os médicos, “Yulia está a responder bem ao tratamento, mas continuará a receber cuidados médicos 24 horas por dia”. Diversas fontes diferentes disseram à BBC que a filha do ex-espião russo está acordada e fala.

Yulia e o pai foram hospitalizados há quatro semanas, depois de terem sido expostos a uma substância neurotóxica. Foram encontrados desmaiados num banco em Salisbury, no Reino Unido, no início de março. A polícia tem tratado o caso como tentativa de homicídio.

O ex-espião e pai de Yulia, Sergei Skripal, continua em estado crítico, sem tendência para melhorar ou piorar. Segundo o repórter da BBC Duncan Kennedy, Yulia saiu do estado de perigo imediato, mas não se sabe se haverá sequelas a longo prazo.

Crise diplomática

O ataque gerou uma crise diplomática entre a Rússia e o Reino Unido, depois de o governo britânico ter acusado os russos de estarem envolvidos na tentativa de homicídio e ter anunciado a expulsão de 23 diplomatas russos.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou que a substância neurotóxica foi identificada como o Novichok, um dos “agente nervosos” desenvolvidos pela Rússia . Altamente tóxicos, estes neurotóxicos bloqueiam o sistema nervoso e interrompem as funções vitais do organismo.

Moscovo, que nega as acusações, anunciou por sua que vai expulsar 23 diplomatas britânicos, além, de fechar o British Council na Rússia e o consulado britânico em São Petersburgo.

O presidente americano Donald Trump anunciou também a expulsão de 60 diplomatas russos. A Austrália e alguns países europeus também tomaram atitudes semelhantes. Até agora, 20 governos expulsaram diplomatas.

Portugal optou por não seguir o exemplo dos países europeus e EUA, tendo decidido não expulsar diplomatas russos do país – opção diplomática que Paulo Rangel, eurodeputado eleito pelo PSD, considera “um erro e uma traição aos britânicos“.

Yulia Skripal / Facebook

Yulia Skripal foi encontrada inconsciente num banco, no Reino Unido

 

A investigação da polícia britânica mostrou que havia uma grande concentração da substância tóxica na porta da casa da família. O produto químico também foi encontrado em outros locais da cidade, mas em menor concentração, segundo a polícia.

O detetive Nick Bailey, encarregado de investigar o caso, ficou seriamente doente, tendo sido hospitalizado. Bailey, que se deslocou a casa da família Skripal para averiguar a ocorrência, diz que a sua vida nunca mais será a mesma.

Troca de espiões

O coronel Sergei Skripal é um oficial de inteligência aposentado do Exército russo, que foi sentenciado a 13 anos de prisão pelo país em 2006. Foi condenado por revelar ao MI6, o Serviço Secreto de Inteligência Britânico, as identidades de agentes da inteligência russa infiltrados na Europa.

Em julho de 2010, Skripal foi um dos quatro prisioneiros libertados por Moscovo em troca de 10 espiões russos presos pelo FBI. Depois de uma troca de prisioneiros ao estilo da Guerra Fria, ocorrida no aeroporto de Viena, na Áustria, o coronel mudou-se para a cidade britânica de Salisbury, onde viveu discretamente durante oito anos.

De acordo com Mark Urban, o editor do programa Newsnight, da BBC, nos últimos anos Skripal tinha vindo a dar palestras em academias militares britânicas, fornecendo informações e análises sobre a inteligência russa.

A filha do ex-espião visitava-o com frequência. A esposa, o irmão mais velho e o filho morreram nos últimos dois anos – alguns em circunstâncias suspeitas, segundo familiares.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Certamente que passou, mas em solo britânico não faz muito sentido, e, parece-me que foi mais um golpe para “consumo interno” russo!
      O ex-espião era um traidor à grande “Mãe Rússia” e o Putin não perdoa, além disso, disse várias vezes durante a campanha eleitoral que iria vingar os traidores à Rússia e este é, obviamente, um deles.
      Boa parte dos russos, como é típico, gostam de lideres que lhes encham o ego e claro que adoraram a demonstração de poder do Putin, principalmente em época de eleições… já na “invasão” da Ucrânia foi a mesma coisa!…
      O método também é “regularmente” usado pelo KGB/FSB…
      Eu apostaria 90% das hipóteses no Putin e menos de 5% nos EUA; ainda para mais nesta altura, com os serviços dos EUA todos “baralhados” pelo palerma do Tramp…

RESPONDER

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …