FIFA: Chuck Blazer admite subornos nos Mundiais de 1998 e 2010

joxur223 / Flickr

Sede da FIFA em Zurique

O ex-membro do Comité Executivo da FIFA Chuck Blazer admitiu num depoimento, revelado esta quarta-feira, que recebeu subornos para votar na África do Sul para acolher o Mundial de 2010 e providenciou subornos para França ganhar a organização de 1998.

O documento de 20 páginas, revelado ontem pela justiça norte-americana, referente a depoimentos de novembro de 2013, revela que Blazer se declarou culpado de extorsão e branqueamento de capitais.

“Desde 2004 até 2011, eu e outros membros do Comité Executivo da FIFA acordámos receber subornos para selecionar a África do Sul como nação sede do Mundial de 2010”, reconheceu aquele que foi o homem forte do futebol norte-americano entre 1990-2011 e pertenceu ao Comité Executivo da entidade entre 1997-2013.

Blazer, que está suspenso pela FIFA de toda a atividade relacionada com o futebol, assumiu também que providenciou luvas, por volta de 1992, para comprar votos favoráveis para que a França organizasse o Mundial de 1998.

Na terça-feira, Joseph Blatter demitiu-se da presidência da FIFA, na sequência do escândalo de corrupção que abala o organismo máximo do futebol, e pediu a marcação de um congresso extraordinário para eleição de um sucessor.

A sua renúncia acontece seis dias depois de o Departamento de Justiça dos Estados Unidos ter indiciado nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares – quase 140 milhões de euros.

A acusação foi conhecida horas depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete dirigentes da FIFA na quarta-feira, num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência do organismo.

Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.