Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

eu2017ee / Flickr

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu.

De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira que vai deixar o maior grupo político de centro-direita no Parlamento Europeu depois de a assembleia o ter decidido suspender num conflito sobre o histórico democrático do primeiro-ministro Viktor Orbán.

Ao longo da manhã, dois jornais do Governo húngaro, o Magyar Nemzet e o Origo, já tinham adiantado que a saída estava iminente e seria consumada após a reunião dos líderes do PPE.

“Venho por este meio informar que os eurodeputados do Fidesz renunciaram à sua adesão ao Grupo PPE”, escreveu Orbán numa carta datada de 3 de março ao chefe da fação, Manfred Weber, publicada no Twitter por Katalin Novak, vice-presidente do Fidesz.

A saída do Fidesz do grupo do Partido Popular Europeu (PPE) no parlamento provavelmente vai reduzir a influência de Orbán em Bruxelas.

A decisão surge depois de, na segunda-feira, Orbán ter ameaçado retirar o seu partido do PPE caso o grupo político europeu reformasse os estatutos para expulsar alguns membros. “Caso se venha a aprovar a proposta, o Fidesz abandona o grupo (PPE)”, disse o ultranacionalista húngaro em carta dirigida ao PPE e divulgada pelo governo de Budapeste.

Na carta, Orbán criticou os planos de reforma para que os partidos que constituem o PPE possam ser expulsos por uma votação de maioria simples – sobretudo no caso dos parceiros que já estão suspensos, como o Fidesz, desde 2019. Na altura, o PPE tomou a decisão por considerar que as políticas de Orbán violam os valores democráticos e europeus do grupo político europeu.

Os membros do PPE aprovaram as mudanças nos estatutos com uma maioria de 84,1% (148 a favor e 28 contra). A suspensão dos eurodeputados do partido teria sido votada dentro de algumas semanas, caso o Fidesz não se tivesse antecipado.

As relações degradaram-se ainda mais quando o governo húngaro acusou o então presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, de fazer parte de uma conspiração para deixar entrar no continente milhares de refugiados.

Desde essa altura, o PPE ameaçou várias vezes expulsar o Fidesz, sendo que Orbán vinha especulando várias vezes sobre a possibilidade de sair do grupo. Agora, parece que o partido vai sair pelo próprio pé.

  Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este ainda é um resistente às ameaças externas, como vê a barba dos vizinhos a arder pretende salvar a tempo a sua, possivelmente o tempo irá dar-lhe razão, o povo europeu bem vai observando e sentindo na pele a balbúrdia que vai por esta Europa fora.

    • Sim, sim… se tiver tempo e oportunidade ainda se torna em mais uma marioneta do Putin e transforma a Hungria numa Bielorrússia!…
      A Polónia vai pelo mesmo caminho… e, lá o caso só não é pior porque polacos e russos fazem faísca…
      .
      Mas mau mesmo foi a atitude do PPE que andou este tempo todo a tentar tapar a realidade sobre o CHEGA da Hungria…
      Lindo (e esclarecedor) foi ver um desses muito católico “Ventura” da Hungria ser apanhado pela polícia belga numa festa gay durante o confinamento!…

RESPONDER

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …