Ficheiros do FBI sobre o Abominável Homem das Neves revelam histórias sobre 15 cabelos misteriosos

O governo dos EUA revelou os ficheiros do FBI sobre o Yeti, o Abominável Homem das Neves, esta semana: contêm alguns recortes de notícias e cartas formais de e para um caçador de monstros nos anos 1970. 

Parece que Peter Byrne, o caçador de monstros, escreveu ao FBI pela primeira vez em 26 de agosto de 1976. O bilhete, impresso em papel timbrado com “Centro de Informações e Exposição do Pé Grande”, sugeria que o FBI possuía carne e cabelo pertencente a uma criatura misteriosa, possivelmente pertencente ao Yeti.

“Senhores”, escreveu Byrne, de acordo com o Live Science. “Podem por favor, para esclarecer as coisas de uma vez por todas, informar-nos se o FBI examinou o cabelo que pode ser do Pé Grande; quando e se aconteceu e quais foram os resultados da análise”.

Não se sabe porque é que Byrne suspeitava que o FBI poderia ter feito tal análise, exceto por parte de um texto que o caçador escreveu: “Fomos informados que o cabelo, supostamente de um Pé Grande, foi examinado pelo FBI. A conclusão do relatório do exame dizia que não foi possível comparar o cabelo com o de qualquer criatura conhecida neste continente”.

Byrne parece ter-se preocupado com o facto de a agência não levar o Centro de Informações sobre o Bigfoot a sério. “Por favor, entenda que a nossa investigação aqui é séria”, escreveu, “que esta é uma questão séria que precisa de ser respondida”. O homem também assegurou à agência que não precisavam de se preocupar com o facto de ele implicar o seu envolvimento no seu trabalho.

“Um exame de cabelo, ou o oposto, não significa, de forma alguma, no que nos diz respeito, que o FBI esteja associado ao nosso projeto ou confirme de alguma forma a possibilidade da existência da criatura conhecida como Yeti”, escreveu.

O diretor adjunto do FBI da divisão de laboratórios da agência, Jay Cochran Jr., respondeu duas semanas depois, em 10 de setembro de 1976. “Desde a publicação do Atlas Ambiental de Washington em 1975, que se referia a esses exames, recebemos várias questões semelhantes às suas”, escreveu. “No entanto, não conseguimos localizar nenhuma referência a tais exames nos nossos arquivos.”

Mais de dois meses depois, em 24 de novembro de 1976, Byrne respondeu. Talvez encorajado pela resposta anterior, não pediu informações, mas um favor.

“Resumidamente, não nos deparamos frequentemente com cabelo que não conseguimos identificar e o cabelo que temos agora, cerca de 15 pêlos presos a um minúsculo pedaço de pele, é o primeiro que obtivemos em seis anos e que sentimos que pode ter importância”, escreveu. Byrne perguntou se Cochran “poderia organizar uma análise comparativa” do tecido para determinar a sua origem.

Na época em que tudo isto aconteceu, o Pé Grande estava nos noticiários. Byrne procurava a criatura há cinco anos, apoiada pela Academia de Ciências Aplicadas (AAS), uma pequena instituição em Boston que, de acordo com um documento no arquivo, também patrocinou caças do monstro de Lago Ness.

O New York Times traçara as aventuras de Byrne, de 50 anos, em junho de 1976. “A maioria dos avistamentos do Yeti são descartados como insubstanciais ou falsificados“, escreveu. “Mas alguns aguentam e têm alta credibilidade. Até agora, Byrne, embora nunca tenha visto um, recolheu os detalhes de 94 avistamentos relatados que parecem credíveis.”

Infelizmente para os caçadores do Pé Grande, os resultados não foram o que esperavam. Em 1977, o laboratório examinou os 15 cabelos. Uma carta final de Cochran, endereçada a Howard S. Curtis, vice-presidente executivo da AAS, dizia assim: “Concluiu-se como resultado destes exames que os cabelos são de origem familiar de cervo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …