Ficheiros do FBI sobre o Abominável Homem das Neves revelam histórias sobre 15 cabelos misteriosos

O governo dos EUA revelou os ficheiros do FBI sobre o Yeti, o Abominável Homem das Neves, esta semana: contêm alguns recortes de notícias e cartas formais de e para um caçador de monstros nos anos 1970. 

Parece que Peter Byrne, o caçador de monstros, escreveu ao FBI pela primeira vez em 26 de agosto de 1976. O bilhete, impresso em papel timbrado com “Centro de Informações e Exposição do Pé Grande”, sugeria que o FBI possuía carne e cabelo pertencente a uma criatura misteriosa, possivelmente pertencente ao Yeti.

“Senhores”, escreveu Byrne, de acordo com o Live Science. “Podem por favor, para esclarecer as coisas de uma vez por todas, informar-nos se o FBI examinou o cabelo que pode ser do Pé Grande; quando e se aconteceu e quais foram os resultados da análise”.

Não se sabe porque é que Byrne suspeitava que o FBI poderia ter feito tal análise, exceto por parte de um texto que o caçador escreveu: “Fomos informados que o cabelo, supostamente de um Pé Grande, foi examinado pelo FBI. A conclusão do relatório do exame dizia que não foi possível comparar o cabelo com o de qualquer criatura conhecida neste continente”.

Byrne parece ter-se preocupado com o facto de a agência não levar o Centro de Informações sobre o Bigfoot a sério. “Por favor, entenda que a nossa investigação aqui é séria”, escreveu, “que esta é uma questão séria que precisa de ser respondida”. O homem também assegurou à agência que não precisavam de se preocupar com o facto de ele implicar o seu envolvimento no seu trabalho.

“Um exame de cabelo, ou o oposto, não significa, de forma alguma, no que nos diz respeito, que o FBI esteja associado ao nosso projeto ou confirme de alguma forma a possibilidade da existência da criatura conhecida como Yeti”, escreveu.

O diretor adjunto do FBI da divisão de laboratórios da agência, Jay Cochran Jr., respondeu duas semanas depois, em 10 de setembro de 1976. “Desde a publicação do Atlas Ambiental de Washington em 1975, que se referia a esses exames, recebemos várias questões semelhantes às suas”, escreveu. “No entanto, não conseguimos localizar nenhuma referência a tais exames nos nossos arquivos.”

Mais de dois meses depois, em 24 de novembro de 1976, Byrne respondeu. Talvez encorajado pela resposta anterior, não pediu informações, mas um favor.

“Resumidamente, não nos deparamos frequentemente com cabelo que não conseguimos identificar e o cabelo que temos agora, cerca de 15 pêlos presos a um minúsculo pedaço de pele, é o primeiro que obtivemos em seis anos e que sentimos que pode ter importância”, escreveu. Byrne perguntou se Cochran “poderia organizar uma análise comparativa” do tecido para determinar a sua origem.

Na época em que tudo isto aconteceu, o Pé Grande estava nos noticiários. Byrne procurava a criatura há cinco anos, apoiada pela Academia de Ciências Aplicadas (AAS), uma pequena instituição em Boston que, de acordo com um documento no arquivo, também patrocinou caças do monstro de Lago Ness.

O New York Times traçara as aventuras de Byrne, de 50 anos, em junho de 1976. “A maioria dos avistamentos do Yeti são descartados como insubstanciais ou falsificados“, escreveu. “Mas alguns aguentam e têm alta credibilidade. Até agora, Byrne, embora nunca tenha visto um, recolheu os detalhes de 94 avistamentos relatados que parecem credíveis.”

Infelizmente para os caçadores do Pé Grande, os resultados não foram o que esperavam. Em 1977, o laboratório examinou os 15 cabelos. Uma carta final de Cochran, endereçada a Howard S. Curtis, vice-presidente executivo da AAS, dizia assim: “Concluiu-se como resultado destes exames que os cabelos são de origem familiar de cervo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …