Ficheiros do FBI sobre o Abominável Homem das Neves revelam histórias sobre 15 cabelos misteriosos

O governo dos EUA revelou os ficheiros do FBI sobre o Yeti, o Abominável Homem das Neves, esta semana: contêm alguns recortes de notícias e cartas formais de e para um caçador de monstros nos anos 1970. 

Parece que Peter Byrne, o caçador de monstros, escreveu ao FBI pela primeira vez em 26 de agosto de 1976. O bilhete, impresso em papel timbrado com “Centro de Informações e Exposição do Pé Grande”, sugeria que o FBI possuía carne e cabelo pertencente a uma criatura misteriosa, possivelmente pertencente ao Yeti.

“Senhores”, escreveu Byrne, de acordo com o Live Science. “Podem por favor, para esclarecer as coisas de uma vez por todas, informar-nos se o FBI examinou o cabelo que pode ser do Pé Grande; quando e se aconteceu e quais foram os resultados da análise”.

Não se sabe porque é que Byrne suspeitava que o FBI poderia ter feito tal análise, exceto por parte de um texto que o caçador escreveu: “Fomos informados que o cabelo, supostamente de um Pé Grande, foi examinado pelo FBI. A conclusão do relatório do exame dizia que não foi possível comparar o cabelo com o de qualquer criatura conhecida neste continente”.

Byrne parece ter-se preocupado com o facto de a agência não levar o Centro de Informações sobre o Bigfoot a sério. “Por favor, entenda que a nossa investigação aqui é séria”, escreveu, “que esta é uma questão séria que precisa de ser respondida”. O homem também assegurou à agência que não precisavam de se preocupar com o facto de ele implicar o seu envolvimento no seu trabalho.

“Um exame de cabelo, ou o oposto, não significa, de forma alguma, no que nos diz respeito, que o FBI esteja associado ao nosso projeto ou confirme de alguma forma a possibilidade da existência da criatura conhecida como Yeti”, escreveu.

O diretor adjunto do FBI da divisão de laboratórios da agência, Jay Cochran Jr., respondeu duas semanas depois, em 10 de setembro de 1976. “Desde a publicação do Atlas Ambiental de Washington em 1975, que se referia a esses exames, recebemos várias questões semelhantes às suas”, escreveu. “No entanto, não conseguimos localizar nenhuma referência a tais exames nos nossos arquivos.”

Mais de dois meses depois, em 24 de novembro de 1976, Byrne respondeu. Talvez encorajado pela resposta anterior, não pediu informações, mas um favor.

“Resumidamente, não nos deparamos frequentemente com cabelo que não conseguimos identificar e o cabelo que temos agora, cerca de 15 pêlos presos a um minúsculo pedaço de pele, é o primeiro que obtivemos em seis anos e que sentimos que pode ter importância”, escreveu. Byrne perguntou se Cochran “poderia organizar uma análise comparativa” do tecido para determinar a sua origem.

Na época em que tudo isto aconteceu, o Pé Grande estava nos noticiários. Byrne procurava a criatura há cinco anos, apoiada pela Academia de Ciências Aplicadas (AAS), uma pequena instituição em Boston que, de acordo com um documento no arquivo, também patrocinou caças do monstro de Lago Ness.

O New York Times traçara as aventuras de Byrne, de 50 anos, em junho de 1976. “A maioria dos avistamentos do Yeti são descartados como insubstanciais ou falsificados“, escreveu. “Mas alguns aguentam e têm alta credibilidade. Até agora, Byrne, embora nunca tenha visto um, recolheu os detalhes de 94 avistamentos relatados que parecem credíveis.”

Infelizmente para os caçadores do Pé Grande, os resultados não foram o que esperavam. Em 1977, o laboratório examinou os 15 cabelos. Uma carta final de Cochran, endereçada a Howard S. Curtis, vice-presidente executivo da AAS, dizia assim: “Concluiu-se como resultado destes exames que os cabelos são de origem familiar de cervo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …