Exército indiano diz ter encontrado pegadas do Yeti, o Abominável Homem das Neves

O Exército da Índia afirma ter encontrado nos Himalaias evidências do Yeti, o famoso e mítico Abominável Homem das Neves, cuja existência continua a ser debatida e questionada pela comunidade científica.

Numa publicação no Twitter, a Direção Geral de Informação Pública do Exército da índia partilhou fotografias de pegadas que pertencem à “mítica besta do Yeti”.

De acordo com a mesma publicação, as alegadas evidências foram encontradas na mais alta cadeia montanhosa do mundo a 9 de abril por um grupo de alpinistas do Exército.

“Este esquivo boneco de neve apenas foi visto uma vez no passado, no Parque Nacional Makalu-Barun (Nepal)”, pode ler-se no mesmo tweet, que dá ainda conta que as pegadas encontradas medem 32×15 polegadas, cerca de 81×38 centímetros.

O exército indiano fazia referência às famosas pegadas encontradas pelo explorador britânico Eric Shipton, em 1951, no Evereste.

Rapidamente, a hashtag #Yeti tornou-se no segundo maior tópico de tendências no Twitter na Índia, tal como observa o IFL Science. Vários internautas reagiram à alegada descoberta, demonstrando bastante ceticismo.

“Não quero parecer antipatriótico, mas parece-me que o Yeti não está acostumado a desfilar. Vejo [nas pegadas] um pé na frente do outro, tal como caminha um modelo. A menos que seja um yeti só com uma perna”, escreveu um utilizador da mesma rede social.

“Basta olhar para as fotografias (…) Não é um bípede“, atirou outro cibernauta.

Outros utilizadores relembram que, apesar das várias instigações científicas que foram sendo feitas, ainda ninguém foi capaz de provar a existência do Yeti. E, por isso, frisam ser necessário “ser mais responsável e cuidadoso ao fazer este tipo de declarações”.

Em declarações à agência AFP, athyakumar Sambandam, professor do Instituto de Vida Selvagem da Índia, disse que as pegadas pertencem “provavelmente” a “um urso pardo“. “As pegadas aumentaram devido ao forte sol e ao vento nas alturas e a sobreposição das patas traseiras e dianteiras dá a impressão de uma só pegada gigante”, acrescentou.

Também à AFP, um responsável militar indiano disse que as imagens foram difundidas para “excitar um pouco o mundo científico”. “Compartilharemos o que temos com os especialistas para análise”, afirmou o responsável, sem revelar a sua identidade.

Em 2017, uma equipa de de cientistas norte-americanos analisou um conjunto de amostras recolhidas no Himalaias e no planalto do Tibete que supostamente pertenciam a esta mítica espécie bípede. Contudo, a análise determinou que os materiais genéticos recolhidos pertenciam a ursos e cães. O estudo foi publicado na Proceedings of the Royal Society.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Então o Homem das Neves anda com um pé à frente do outro?! É para não fazer barulho ou está a medir alguma distância?

RESPONDER

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …

Pessoas com pupilas grandes são mais inteligentes

O tamanho das nossas pupilas diz mais sobre nós do que imaginávamos. Cientistas descobriram que há uma surpreendente correlação entre o tamanho inicial da pupila e a inteligência fluida. Um novo estudo sugere que o tamanho …

EUA retiram milhões de doses da vacina Johnson & Johnson de circulação

A agência norte-americana do medicamento (FDA) mandou descartar milhões de vacinas Johnson & Johnson contra a covid-19 após problemas detetados na fábrica em Baltimore, divulgaram vários órgãos de comunicação social. Apesar da decisão, dois lotes daquela …

Copa América (também) vai começar. E há tanto por explicar...

O pré-Brasil, o Brasil, o coronavírus, o formato do torneio e a qualificação para o Mundial. Muitos protestos à volta da 47.ª edição da Copa América. As atenções na Europa concentram-se no Euro 2020 mas, no …