/

Exército indiano diz ter encontrado pegadas do Yeti, o Abominável Homem das Neves

3

O Exército da Índia afirma ter encontrado nos Himalaias evidências do Yeti, o famoso e mítico Abominável Homem das Neves, cuja existência continua a ser debatida e questionada pela comunidade científica.

Numa publicação no Twitter, a Direção Geral de Informação Pública do Exército da índia partilhou fotografias de pegadas que pertencem à “mítica besta do Yeti”.

De acordo com a mesma publicação, as alegadas evidências foram encontradas na mais alta cadeia montanhosa do mundo a 9 de abril por um grupo de alpinistas do Exército.

“Este esquivo boneco de neve apenas foi visto uma vez no passado, no Parque Nacional Makalu-Barun (Nepal)”, pode ler-se no mesmo tweet, que dá ainda conta que as pegadas encontradas medem 32×15 polegadas, cerca de 81×38 centímetros.

O exército indiano fazia referência às famosas pegadas encontradas pelo explorador britânico Eric Shipton, em 1951, no Evereste.

Rapidamente, a hashtag #Yeti tornou-se no segundo maior tópico de tendências no Twitter na Índia, tal como observa o IFL Science. Vários internautas reagiram à alegada descoberta, demonstrando bastante ceticismo.

“Não quero parecer antipatriótico, mas parece-me que o Yeti não está acostumado a desfilar. Vejo [nas pegadas] um pé na frente do outro, tal como caminha um modelo. A menos que seja um yeti só com uma perna”, escreveu um utilizador da mesma rede social.

“Basta olhar para as fotografias (…) Não é um bípede“, atirou outro cibernauta.

Outros utilizadores relembram que, apesar das várias instigações científicas que foram sendo feitas, ainda ninguém foi capaz de provar a existência do Yeti. E, por isso, frisam ser necessário “ser mais responsável e cuidadoso ao fazer este tipo de declarações”.

Em declarações à agência AFP, athyakumar Sambandam, professor do Instituto de Vida Selvagem da Índia, disse que as pegadas pertencem “provavelmente” a “um urso pardo“. “As pegadas aumentaram devido ao forte sol e ao vento nas alturas e a sobreposição das patas traseiras e dianteiras dá a impressão de uma só pegada gigante”, acrescentou.

Também à AFP, um responsável militar indiano disse que as imagens foram difundidas para “excitar um pouco o mundo científico”. “Compartilharemos o que temos com os especialistas para análise”, afirmou o responsável, sem revelar a sua identidade.

Em 2017, uma equipa de de cientistas norte-americanos analisou um conjunto de amostras recolhidas no Himalaias e no planalto do Tibete que supostamente pertenciam a esta mítica espécie bípede. Contudo, a análise determinou que os materiais genéticos recolhidos pertenciam a ursos e cães. O estudo foi publicado na Proceedings of the Royal Society.

ZAP //

3 Comments

  1. Então o Homem das Neves anda com um pé à frente do outro?! É para não fazer barulho ou está a medir alguma distância?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.