Exército indiano diz ter encontrado pegadas do Yeti, o Abominável Homem das Neves

O Exército da Índia afirma ter encontrado nos Himalaias evidências do Yeti, o famoso e mítico Abominável Homem das Neves, cuja existência continua a ser debatida e questionada pela comunidade científica.

Numa publicação no Twitter, a Direção Geral de Informação Pública do Exército da índia partilhou fotografias de pegadas que pertencem à “mítica besta do Yeti”.

De acordo com a mesma publicação, as alegadas evidências foram encontradas na mais alta cadeia montanhosa do mundo a 9 de abril por um grupo de alpinistas do Exército.

“Este esquivo boneco de neve apenas foi visto uma vez no passado, no Parque Nacional Makalu-Barun (Nepal)”, pode ler-se no mesmo tweet, que dá ainda conta que as pegadas encontradas medem 32×15 polegadas, cerca de 81×38 centímetros.

O exército indiano fazia referência às famosas pegadas encontradas pelo explorador britânico Eric Shipton, em 1951, no Evereste.

Rapidamente, a hashtag #Yeti tornou-se no segundo maior tópico de tendências no Twitter na Índia, tal como observa o IFL Science. Vários internautas reagiram à alegada descoberta, demonstrando bastante ceticismo.

“Não quero parecer antipatriótico, mas parece-me que o Yeti não está acostumado a desfilar. Vejo [nas pegadas] um pé na frente do outro, tal como caminha um modelo. A menos que seja um yeti só com uma perna”, escreveu um utilizador da mesma rede social.

“Basta olhar para as fotografias (…) Não é um bípede“, atirou outro cibernauta.

Outros utilizadores relembram que, apesar das várias instigações científicas que foram sendo feitas, ainda ninguém foi capaz de provar a existência do Yeti. E, por isso, frisam ser necessário “ser mais responsável e cuidadoso ao fazer este tipo de declarações”.

Em declarações à agência AFP, athyakumar Sambandam, professor do Instituto de Vida Selvagem da Índia, disse que as pegadas pertencem “provavelmente” a “um urso pardo“. “As pegadas aumentaram devido ao forte sol e ao vento nas alturas e a sobreposição das patas traseiras e dianteiras dá a impressão de uma só pegada gigante”, acrescentou.

Também à AFP, um responsável militar indiano disse que as imagens foram difundidas para “excitar um pouco o mundo científico”. “Compartilharemos o que temos com os especialistas para análise”, afirmou o responsável, sem revelar a sua identidade.

Em 2017, uma equipa de de cientistas norte-americanos analisou um conjunto de amostras recolhidas no Himalaias e no planalto do Tibete que supostamente pertenciam a esta mítica espécie bípede. Contudo, a análise determinou que os materiais genéticos recolhidos pertenciam a ursos e cães. O estudo foi publicado na Proceedings of the Royal Society.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Então o Homem das Neves anda com um pé à frente do outro?! É para não fazer barulho ou está a medir alguma distância?

RESPONDER

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …