Exército indiano diz ter encontrado pegadas do Yeti, o Abominável Homem das Neves

O Exército da Índia afirma ter encontrado nos Himalaias evidências do Yeti, o famoso e mítico Abominável Homem das Neves, cuja existência continua a ser debatida e questionada pela comunidade científica.

Numa publicação no Twitter, a Direção Geral de Informação Pública do Exército da índia partilhou fotografias de pegadas que pertencem à “mítica besta do Yeti”.

De acordo com a mesma publicação, as alegadas evidências foram encontradas na mais alta cadeia montanhosa do mundo a 9 de abril por um grupo de alpinistas do Exército.

“Este esquivo boneco de neve apenas foi visto uma vez no passado, no Parque Nacional Makalu-Barun (Nepal)”, pode ler-se no mesmo tweet, que dá ainda conta que as pegadas encontradas medem 32×15 polegadas, cerca de 81×38 centímetros.

O exército indiano fazia referência às famosas pegadas encontradas pelo explorador britânico Eric Shipton, em 1951, no Evereste.

Rapidamente, a hashtag #Yeti tornou-se no segundo maior tópico de tendências no Twitter na Índia, tal como observa o IFL Science. Vários internautas reagiram à alegada descoberta, demonstrando bastante ceticismo.

“Não quero parecer antipatriótico, mas parece-me que o Yeti não está acostumado a desfilar. Vejo [nas pegadas] um pé na frente do outro, tal como caminha um modelo. A menos que seja um yeti só com uma perna”, escreveu um utilizador da mesma rede social.

“Basta olhar para as fotografias (…) Não é um bípede“, atirou outro cibernauta.

Outros utilizadores relembram que, apesar das várias instigações científicas que foram sendo feitas, ainda ninguém foi capaz de provar a existência do Yeti. E, por isso, frisam ser necessário “ser mais responsável e cuidadoso ao fazer este tipo de declarações”.

Em declarações à agência AFP, athyakumar Sambandam, professor do Instituto de Vida Selvagem da Índia, disse que as pegadas pertencem “provavelmente” a “um urso pardo“. “As pegadas aumentaram devido ao forte sol e ao vento nas alturas e a sobreposição das patas traseiras e dianteiras dá a impressão de uma só pegada gigante”, acrescentou.

Também à AFP, um responsável militar indiano disse que as imagens foram difundidas para “excitar um pouco o mundo científico”. “Compartilharemos o que temos com os especialistas para análise”, afirmou o responsável, sem revelar a sua identidade.

Em 2017, uma equipa de de cientistas norte-americanos analisou um conjunto de amostras recolhidas no Himalaias e no planalto do Tibete que supostamente pertenciam a esta mítica espécie bípede. Contudo, a análise determinou que os materiais genéticos recolhidos pertenciam a ursos e cães. O estudo foi publicado na Proceedings of the Royal Society.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Então o Homem das Neves anda com um pé à frente do outro?! É para não fazer barulho ou está a medir alguma distância?

RESPONDER

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal e mais 20 mortes

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …