O Abominável Homem das Neves é apenas um urso (ou um cão)

(CC0/PD) Bernell / pixabay

O abominável homem das neves…

Cientistas verificaram que amostras de ossos, dentes, pele, cabelo e fezes, até agora atribuídas a nove exemplares de yeti, o famoso Abominável Homem das Neves, eram afinal de ursos – e até de um cão.

Um novo estudo, publicado na Proceedings of the Royal Society, incidiu sobre o ADN de nove amostras de supostos yeti, nome pelo qual a espécie bípede também é conhecida. As amostras, recolhidas nos Himalaias – a mais alta cadeia montanhosa do mundo – e no planalto do Tibete, são provenientes de museus e coleções privadas.

A análise genética revelou que um dos yetis correspondia, afinal, a um cão, e os restantes oito a ursos-negros asiáticos, a ursos-pardos dos Himalaias e a ursos-pardos tibetanos. Cada uma destas espécies habita em diferentes lugares do mundo, e todas elas foram provavelmente confundidas com o Abominável Homem das Neves.

“Claramente, uma grande parte da lenda yeti tem a ver com os ursos“, sustenta a coordenadora do estudo, Charlotte Lindqvist, professora e bióloga da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos. “A ciência pode ser uma ferramenta útil para explorar as raízes dos mitos sobre as criaturas grandes e misteriosas”, explica.

yenpochou / Flickr

.. afinal era um urso-pardo tibetano.

A equipa de Lindqvist considera que este estudo genético é mais completo do que os outros feitos anteriormente em busca do presumível ADN do Abominável Homem das Neves. A bióloga defende, ainda, que poderá também ajudar aperceber como é que os ursos asiáticos evoluíram.

Os cientistas sequenciaram o ADN mitocondrial de 23 ursos asiáticos, incluindo os oito falsos yeti, e compararam os dados genéticos com os de outras espécies de ursos.

Das análises realizadas, a equipa concluiu que os ursos-pardos do Tibete partilham um antepassado comum próximo com os ursos da América do Norte, da Europa e da Ásia, enquanto os ursos-pardos dos Himalaias pertencem a uma linhagem evolutiva diferente.

De acordo com os investigadores, a divisão terá ocorrido há cerca de 650 mil anos, durante o período glacial.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está visto então que há para aí muita gente que já viu um Yeti mas nunca viu um urso… Só dá para chegar a essa conclusão.

RESPONDER

Relatório iliba TAP e aeroporto de Lisboa no voo que transportou Guaidó

O relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) iliba a companhia aérea TAP e o aeroporto de Lisboa de terem violado as regras de segurança no caso de um voo para a Venezuela, segundo o …

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …