O Abominável Homem das Neves é apenas um urso (ou um cão)

(CC0/PD) Bernell / pixabay

O abominável homem das neves…

Cientistas verificaram que amostras de ossos, dentes, pele, cabelo e fezes, até agora atribuídas a nove exemplares de yeti, o famoso Abominável Homem das Neves, eram afinal de ursos – e até de um cão.

Um novo estudo, publicado na Proceedings of the Royal Society, incidiu sobre o ADN de nove amostras de supostos yeti, nome pelo qual a espécie bípede também é conhecida. As amostras, recolhidas nos Himalaias – a mais alta cadeia montanhosa do mundo – e no planalto do Tibete, são provenientes de museus e coleções privadas.

A análise genética revelou que um dos yetis correspondia, afinal, a um cão, e os restantes oito a ursos-negros asiáticos, a ursos-pardos dos Himalaias e a ursos-pardos tibetanos. Cada uma destas espécies habita em diferentes lugares do mundo, e todas elas foram provavelmente confundidas com o Abominável Homem das Neves.

“Claramente, uma grande parte da lenda yeti tem a ver com os ursos“, sustenta a coordenadora do estudo, Charlotte Lindqvist, professora e bióloga da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos. “A ciência pode ser uma ferramenta útil para explorar as raízes dos mitos sobre as criaturas grandes e misteriosas”, explica.

yenpochou / Flickr

.. afinal era um urso-pardo tibetano.

A equipa de Lindqvist considera que este estudo genético é mais completo do que os outros feitos anteriormente em busca do presumível ADN do Abominável Homem das Neves. A bióloga defende, ainda, que poderá também ajudar aperceber como é que os ursos asiáticos evoluíram.

Os cientistas sequenciaram o ADN mitocondrial de 23 ursos asiáticos, incluindo os oito falsos yeti, e compararam os dados genéticos com os de outras espécies de ursos.

Das análises realizadas, a equipa concluiu que os ursos-pardos do Tibete partilham um antepassado comum próximo com os ursos da América do Norte, da Europa e da Ásia, enquanto os ursos-pardos dos Himalaias pertencem a uma linhagem evolutiva diferente.

De acordo com os investigadores, a divisão terá ocorrido há cerca de 650 mil anos, durante o período glacial.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está visto então que há para aí muita gente que já viu um Yeti mas nunca viu um urso… Só dá para chegar a essa conclusão.

RESPONDER

Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral. Os especialistas estavam a trabalhar na …

Novas tabelas do IRS. Salários e pensões até 686 euros isentos de retenção na fonte

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção …

Governo não deverá proibir circulação entre concelhos a 24 e 25 de dezembro

O Governo não vai aplicar as restrições à circulação entre concelhos na véspera e dia de Natal. Esta é uma das medidas em cima da mesa que o Conselho de Ministros vai discutir esta sexta-feira. O …

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …