O Abominável Homem das Neves é apenas um urso (ou um cão)

(CC0/PD) Bernell / pixabay

O abominável homem das neves…

Cientistas verificaram que amostras de ossos, dentes, pele, cabelo e fezes, até agora atribuídas a nove exemplares de yeti, o famoso Abominável Homem das Neves, eram afinal de ursos – e até de um cão.

Um novo estudo, publicado na Proceedings of the Royal Society, incidiu sobre o ADN de nove amostras de supostos yeti, nome pelo qual a espécie bípede também é conhecida. As amostras, recolhidas nos Himalaias – a mais alta cadeia montanhosa do mundo – e no planalto do Tibete, são provenientes de museus e coleções privadas.

A análise genética revelou que um dos yetis correspondia, afinal, a um cão, e os restantes oito a ursos-negros asiáticos, a ursos-pardos dos Himalaias e a ursos-pardos tibetanos. Cada uma destas espécies habita em diferentes lugares do mundo, e todas elas foram provavelmente confundidas com o Abominável Homem das Neves.

“Claramente, uma grande parte da lenda yeti tem a ver com os ursos“, sustenta a coordenadora do estudo, Charlotte Lindqvist, professora e bióloga da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos. “A ciência pode ser uma ferramenta útil para explorar as raízes dos mitos sobre as criaturas grandes e misteriosas”, explica.

yenpochou / Flickr

.. afinal era um urso-pardo tibetano.

A equipa de Lindqvist considera que este estudo genético é mais completo do que os outros feitos anteriormente em busca do presumível ADN do Abominável Homem das Neves. A bióloga defende, ainda, que poderá também ajudar aperceber como é que os ursos asiáticos evoluíram.

Os cientistas sequenciaram o ADN mitocondrial de 23 ursos asiáticos, incluindo os oito falsos yeti, e compararam os dados genéticos com os de outras espécies de ursos.

Das análises realizadas, a equipa concluiu que os ursos-pardos do Tibete partilham um antepassado comum próximo com os ursos da América do Norte, da Europa e da Ásia, enquanto os ursos-pardos dos Himalaias pertencem a uma linhagem evolutiva diferente.

De acordo com os investigadores, a divisão terá ocorrido há cerca de 650 mil anos, durante o período glacial.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está visto então que há para aí muita gente que já viu um Yeti mas nunca viu um urso… Só dá para chegar a essa conclusão.

RESPONDER

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …