Começa este fim de semana a corrida aos Prémios de Cinema para Filmes sobre Arte do Festival Temps D’Images. De 22 a 26 de novembro, o festival conta ao todo com “15 espetáculos, 4 instalações, 2 conferências e 89 filmes, no espaço, no palco, no ecrã e no microfone”, descreve António Câmara Manuel, diretor artístico do festival.
A sessão competitiva deste ano vai exibir 34 curtas e longas-metragens, das quais nove portuguesas, no auditório Aurélio Quintanilha do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com entrada livre.
Entre outros, vão ser exibidos os filmes portugueses “O Encontro”, de Rita Caldeira, sobre o escritor Fernando Guilherme Azevedo, e “Enxoval”, de Pedro Macedo, com Joana Vasconcelos e as noivas de Nisa, ou “A Nau Catrineta”, de Artur Correia.
Fazendo “parte de um projeto mais vasto que se desenrola em diversos países europeus”, o festival “aborda e aprofunda as inúmeras questões que caracterizam a Cultura contemporânea”, descreve a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto.
ZAP / Lusa