Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto às outras pessoas ao tirar fotos.

Os telemóveis seriam trancados numa caixa para todos aqueles que quisessem assistir a concerto na “Boiler Room”. O festival de música eletrónica contou com a participação de nomes como Nina Kraviz, Peggy Gou e Seth Troxler.

O anúncio foi feito no Twitter oficial da organização do festival. “Sem telemóveis, eles serão trancados numa pequena caixa para que você possa aproveitar o momento”, podia ler-se no tweet.

Os telemóveis foram identificados com uma etiqueta para que não se perdessem e apenas podiam ser usados em casos de emergência. O diretor do festival, Tom Ketley, espera que a medida permite às pessoas “viver o momento” enquanto desfrutam da música.

“Você não vai ao cinema e vê o filme pelo telemóvel. Por isso não vejo como isto possa ser diferente”, disse Ketley, citado pelo jornal escocês Edinburgh News. “A dance music [como é também conhecida a música eletrónica] está a tornar-se cada vez mais popular na cultura jovem, e cada vez mais jovens estão a ficar viciados nos telemóveis”, acrescentou.

O diretor do festival escocês realçou ainda que muitas pessoas quase veem os concertos através do ecrã dos seus telemóveis e que, quando se está a dançar, “a última coisa que se quer é o flash de uma câmera apontado para a nossa cara“.

Esta foi a drástica e necessária medida tomada pelo festival, já que “ao pôr autocolantes nas câmeras das pessoas, elas simplesmente os tiram fora”. Para guardar os telemóveis, a organização do festival arranjou 8 mil caixas.

No futuro, Ketley espera que no futuro todo o festival seja abrangido por esta medida, que apesar de tudo, não é inovadora — artistas como Ed Sheeran e Jack White já baniram telemóveis nos seus concertos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …