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Ferrovia 2020 só estará pronta no fim de 2023. Até agora, Governo apenas cumpriu uma das 20 obras

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Miguel A. Lopes / Lusa

O programa Ferrovia 2020, que prevê a renovação das linhas de comboio portuguesas, deveria ficar pronto até ao final deste ano. Porém, quatro anos depois, das 20 obras prometidas, o Governo apenas cumpriu uma.

O programa foi apresentado há quatro anos por Pedro Marques, o então ministro do Planeamento e das Infraestruturas. O Ferrovia 2020 iria renovar por completo as condições ferroviárias portuguesas nas linhas de norte a sul do país até ao fim deste ano. Porém, não só isso não aconteceu, como não vai acontecer dentro do prazo previsto.

Dos 20 empreendimentos planeados, apenas um está totalmente concluído – a renovação integral de via do troço Alfarelos-Pampilhosa, na linha do Norte – e outros dois estão quase terminados – os troços Caíde-Marco, na linha do Douro, e Nine-Viana do Castelo, na linha do Minho -, faltando-lhes a sinalização eletrónica. Dos restantes 17, só três estão em obra – a construção da nova linha entre Évora e Elvas e a modernização dos troços de Viana do Castelo-Valença e Covilhã-Guarda.

De acordo com o jornal Público, dos 1193 quilómetros de linha de comboios programados, apenas 11% ficaram prontos. Além disso, dos 2.700 milhões de euros de investimento prometidos pelo Governo para o programa, até ao momento, apenas 330 milhões foram mobilizados.

As obras nas linhas do Oeste, Douro e Algarve são as que estão mais atrasadas. Na linha do Oeste, ainda não foi lançado concurso público para as obras entre Meleças e Caldas da Rainha; na linha do Douro, a eletrificação até à Régua deveria ter sido concluída em 2019, mas só deverá acontecer daqui a três anos, devido a uma mudança de projetista; e, na linha do Algarve, o projeto de eletrificação vai ter de ser sujeito a uma avaliação do impacto ambiental.

Quanto à modernização da Linha do Norte, a Infraestruturas de Portugal (IP) admite que não trará grandes melhorias na ligação entre Lisboa e Porto, uma vez que passará a ser feita em duas horas e 39 minutos, em vez de duas horas e 44 minutos, pois não estão previstas alterações no traçado, apenas otimizações no canal ferroviário existente.

Em entrevista ao Diário de Notícias, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, avançou que a data para a conclusão das obras do Ferrovia 2020 é 31 de dezembro de 2023.

Entretanto, a IP já se está a preparar para o próximo pacote de obras ferroviárias, o PNI2030. “Já estamos a pensar no próximo programa, que vai permitir construir novos troços, aumentar a capacidade de transporte de mercadorias, aumentar a velocidade de circulação e até chegar aos aeroportos. São objetivos mais ambiciosos e que se somam ao Portugal 2020”, rematou.

ZAP //

 

1 Comment

  1. Só retórica e manobras de propaganda do xuxalismo de miséria que temos. Deviam ler o texto do Professor Abel Mateus para se perceber o que é o xuxalismo que só traz miséria e fome…Vejam a Venezuela, Cuba, Koreia do Norte, onde o xuxalismo ainda impera…

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