Ferrovia 2020 só estará pronta no fim de 2023. Até agora, Governo apenas cumpriu uma das 20 obras

Miguel A. Lopes / Lusa

O programa Ferrovia 2020, que prevê a renovação das linhas de comboio portuguesas, deveria ficar pronto até ao final deste ano. Porém, quatro anos depois, das 20 obras prometidas, o Governo apenas cumpriu uma.

O programa foi apresentado há quatro anos por Pedro Marques, o então ministro do Planeamento e das Infraestruturas. O Ferrovia 2020 iria renovar por completo as condições ferroviárias portuguesas nas linhas de norte a sul do país até ao fim deste ano. Porém, não só isso não aconteceu, como não vai acontecer dentro do prazo previsto.

Dos 20 empreendimentos planeados, apenas um está totalmente concluído – a renovação integral de via do troço Alfarelos-Pampilhosa, na linha do Norte – e outros dois estão quase terminados – os troços Caíde-Marco, na linha do Douro, e Nine-Viana do Castelo, na linha do Minho -, faltando-lhes a sinalização eletrónica. Dos restantes 17, só três estão em obra – a construção da nova linha entre Évora e Elvas e a modernização dos troços de Viana do Castelo-Valença e Covilhã-Guarda.

De acordo com o jornal Público, dos 1193 quilómetros de linha de comboios programados, apenas 11% ficaram prontos. Além disso, dos 2.700 milhões de euros de investimento prometidos pelo Governo para o programa, até ao momento, apenas 330 milhões foram mobilizados.

As obras nas linhas do Oeste, Douro e Algarve são as que estão mais atrasadas. Na linha do Oeste, ainda não foi lançado concurso público para as obras entre Meleças e Caldas da Rainha; na linha do Douro, a eletrificação até à Régua deveria ter sido concluída em 2019, mas só deverá acontecer daqui a três anos, devido a uma mudança de projetista; e, na linha do Algarve, o projeto de eletrificação vai ter de ser sujeito a uma avaliação do impacto ambiental.

Quanto à modernização da Linha do Norte, a Infraestruturas de Portugal (IP) admite que não trará grandes melhorias na ligação entre Lisboa e Porto, uma vez que passará a ser feita em duas horas e 39 minutos, em vez de duas horas e 44 minutos, pois não estão previstas alterações no traçado, apenas otimizações no canal ferroviário existente.

Em entrevista ao Diário de Notícias, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, avançou que a data para a conclusão das obras do Ferrovia 2020 é 31 de dezembro de 2023.

Entretanto, a IP já se está a preparar para o próximo pacote de obras ferroviárias, o PNI2030. “Já estamos a pensar no próximo programa, que vai permitir construir novos troços, aumentar a capacidade de transporte de mercadorias, aumentar a velocidade de circulação e até chegar aos aeroportos. São objetivos mais ambiciosos e que se somam ao Portugal 2020”, rematou.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só retórica e manobras de propaganda do xuxalismo de miséria que temos. Deviam ler o texto do Professor Abel Mateus para se perceber o que é o xuxalismo que só traz miséria e fome…Vejam a Venezuela, Cuba, Koreia do Norte, onde o xuxalismo ainda impera…

RESPONDER

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …