Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista. 

Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em Lisboa nas últimas eleições autárquicas. Se se vier a confirmar, a coligação liderada por Carlos Moedas perderá seis pontos em relação a 2017.

Estas são as conclusões de uma sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo. Os números colocam Fernando Medina (candidato do PS) na órbita da maioria absoluta, com 46,6%. O candidato do PSD e do CDS (e de outros partidos que o apoiam), Carlos Moedas, não vai além dos 25,7%.

Recorde-se que, há quatro anos, o socialista teve maioria relativa com 42% dos votos, Assunção Cristas (CDS) obteve 20,59% e Teresa Leal Coelho (PSD) não foi além dos 11,22%.

Na sondagem, a CDU surge logo depois do PSD e do CDS – João Ferreira obtém 7,1% das intenções de voto. Em 2017, a CDU foi a quarta força mais votada, com 9,55%.

Beatriz Gomes Dias, do Bloco de Esquerda, passaria para 6,6%, de acordo com a sondagem. Há quatro anos, o BE conseguiu 7,14% das intenções de voto.

O Chega, com o candidato Nuno Graciano, surge com 6,1%, e mais atrás aparece a Iniciativa Liberal, com Bruno Horta Soares a conquistar apenas 2,3%. O último lugar cabe ao PAN, com 0,5%.

A sondagem foi realizada pela Intercampus entre os dias 8 e 13 de abril e consistiu em 611 entrevistas presenciais e diretas, realizadas por 24 entrevistadores em todo o concelho de Lisboa. A taxa de resposta foi de 63% e o erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/-4%.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fernando Medina é sério e tem feito um bom trabalho, estão à espera de quê? Tantos egos inflamados! Todos atrás do mesmo, tacho.

RESPONDER

Política orçamental tem de "ser adaptada", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, defendeu que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram "corajosas", mas também "mais simples de desenhar face ao que vem agora", tendo …

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …