Ferdinand Piëch lançou o Mark Zero, um supercarro elétrico que carrega em 4 minutos

(dr) Piëch Automotive

A startup automóvel Piëch Automotive diz que o seu novo carro elétrico tem uma autonomia de 500km e que precisa menos de cinco minutos para recarregar. O carro prepara-se para ser anunciado no Salão de Genebra, na Suíça.

O austríaco Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Carl Piëch, o engenheiro que revolucionou a Porsche e a VW, e bisneto do mítico Ferdinand Porsche, diz que o novo supercarro da startup alemã, o seu “Mark Zero“, é totalmente elétrico e que precisa de menos de cinco minutos — apenas 4:40” — para recarregar até aos 80%.

Caso seja verdade, esta será uma revolução tecnológica nos carros movidos a eletricidade e promete fazer feroz concorrência à Tesla.

“O modo de carregamento rápido permite um curto tempo de 4:40 minutos para atingir os 80% de bateria, com uma taxa de recuperação alta. Devido à reduzida acumulação de calor, as baterias podem ser arrefecidas apenas pelo ar“, disse Piëch sobre a nova bateria.

Com um tempo de recarga muito abaixo da maioria dos outros veículos elétricos, a Piëch promete reduzir ainda mais o tempo, para que um dia o tempo demorado se compare com o que demora a abastecer um carro com gasolina ou diesel.

Segundo a The Verge, o método de arrefecimento ajuda a que se “eliminem” 200 quilogramas do peso total do veículo, mantendo-o abaixo das 1,8 toneladas. O veículo terá uma autonomia de 500 quilómetros quando carregado na sua totalidade.

Tony Piëch, CEO da empresa e filho de Ferdinand, apresenta o Mark Zero como “o produto de um longo percurso, que começou com uma visão muito clara do que é um carro desportivo clássico, inspirado nos tradicionais modelos europeus de supercarros”.

A Piëch Automotive anunciou entretanto que irá lançar o automóvel no mercado nos próximos três anos, com a ajuda de um parceiro de fabrico — ainda a ser definido pela empresa. Além do “Mark Zero”, a Piëch Automotive planeia produzir, num futuro próximo, um SUV desportivo de quatro lugares.

Os amantes de automóveis podem visitar o Salão de Genebra a partir desta quinta-feira, 7 de março. As portas só fecham dia 17 e estão prometidas muitas novidades para este famoso evento internacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …