Ferdinand Piëch lançou o Mark Zero, um supercarro elétrico que carrega em 4 minutos

(dr) Piëch Automotive

A startup automóvel Piëch Automotive diz que o seu novo carro elétrico tem uma autonomia de 500km e que precisa menos de cinco minutos para recarregar. O carro prepara-se para ser anunciado no Salão de Genebra, na Suíça.

O austríaco Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Carl Piëch, o engenheiro que revolucionou a Porsche e a VW, e bisneto do mítico Ferdinand Porsche, diz que o novo supercarro da startup alemã, o seu “Mark Zero“, é totalmente elétrico e que precisa de menos de cinco minutos — apenas 4:40” — para recarregar até aos 80%.

Caso seja verdade, esta será uma revolução tecnológica nos carros movidos a eletricidade e promete fazer feroz concorrência à Tesla.

“O modo de carregamento rápido permite um curto tempo de 4:40 minutos para atingir os 80% de bateria, com uma taxa de recuperação alta. Devido à reduzida acumulação de calor, as baterias podem ser arrefecidas apenas pelo ar“, disse Piëch sobre a nova bateria.

Com um tempo de recarga muito abaixo da maioria dos outros veículos elétricos, a Piëch promete reduzir ainda mais o tempo, para que um dia o tempo demorado se compare com o que demora a abastecer um carro com gasolina ou diesel.

Segundo a The Verge, o método de arrefecimento ajuda a que se “eliminem” 200 quilogramas do peso total do veículo, mantendo-o abaixo das 1,8 toneladas. O veículo terá uma autonomia de 500 quilómetros quando carregado na sua totalidade.

Tony Piëch, CEO da empresa e filho de Ferdinand, apresenta o Mark Zero como “o produto de um longo percurso, que começou com uma visão muito clara do que é um carro desportivo clássico, inspirado nos tradicionais modelos europeus de supercarros”.

A Piëch Automotive anunciou entretanto que irá lançar o automóvel no mercado nos próximos três anos, com a ajuda de um parceiro de fabrico — ainda a ser definido pela empresa. Além do “Mark Zero”, a Piëch Automotive planeia produzir, num futuro próximo, um SUV desportivo de quatro lugares.

Os amantes de automóveis podem visitar o Salão de Genebra a partir desta quinta-feira, 7 de março. As portas só fecham dia 17 e estão prometidas muitas novidades para este famoso evento internacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …