Ferdinand Piëch lançou o Mark Zero, um supercarro elétrico que carrega em 4 minutos

(dr) Piëch Automotive

A startup automóvel Piëch Automotive diz que o seu novo carro elétrico tem uma autonomia de 500km e que precisa menos de cinco minutos para recarregar. O carro prepara-se para ser anunciado no Salão de Genebra, na Suíça.

O austríaco Ferdinand Piëch, neto de Ferdinand Carl Piëch, o engenheiro que revolucionou a Porsche e a VW, e bisneto do mítico Ferdinand Porsche, diz que o novo supercarro da startup alemã, o seu “Mark Zero“, é totalmente elétrico e que precisa de menos de cinco minutos — apenas 4:40” — para recarregar até aos 80%.

Caso seja verdade, esta será uma revolução tecnológica nos carros movidos a eletricidade e promete fazer feroz concorrência à Tesla.

“O modo de carregamento rápido permite um curto tempo de 4:40 minutos para atingir os 80% de bateria, com uma taxa de recuperação alta. Devido à reduzida acumulação de calor, as baterias podem ser arrefecidas apenas pelo ar“, disse Piëch sobre a nova bateria.

Com um tempo de recarga muito abaixo da maioria dos outros veículos elétricos, a Piëch promete reduzir ainda mais o tempo, para que um dia o tempo demorado se compare com o que demora a abastecer um carro com gasolina ou diesel.

Segundo a The Verge, o método de arrefecimento ajuda a que se “eliminem” 200 quilogramas do peso total do veículo, mantendo-o abaixo das 1,8 toneladas. O veículo terá uma autonomia de 500 quilómetros quando carregado na sua totalidade.

Tony Piëch, CEO da empresa e filho de Ferdinand, apresenta o Mark Zero como “o produto de um longo percurso, que começou com uma visão muito clara do que é um carro desportivo clássico, inspirado nos tradicionais modelos europeus de supercarros”.

A Piëch Automotive anunciou entretanto que irá lançar o automóvel no mercado nos próximos três anos, com a ajuda de um parceiro de fabrico — ainda a ser definido pela empresa. Além do “Mark Zero”, a Piëch Automotive planeia produzir, num futuro próximo, um SUV desportivo de quatro lugares.

Os amantes de automóveis podem visitar o Salão de Genebra a partir desta quinta-feira, 7 de março. As portas só fecham dia 17 e estão prometidas muitas novidades para este famoso evento internacional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …