Atriz Felicity Huffman e outros pais confessam culpa em subornos para universidades

Um total de 13 pais e mães, entre os quais se encontra a atriz de “Donas de Casa Desesperadas” Felicity Huffman, declararam-se culpados de participar numa rede de subornos para facilitar a entrada dos filhos em universidades norte-americanas de prestígio.

A procuradoria de um tribunal em Boston (Massachusetts), nos Estados Unidos, acusou a atriz, juntamente com outras 50 pessoas, entre as quais se encontram treinadores desportivos, de organizar um plano para falsificar os exames de admissão em várias universidades, em que se chegaram a pagar 25 milhões de dólares em subornos (cerca de 22 milhões de euros). Os procuradores acreditam que este é o maior golpe de admissão universitário descoberto na história dos Estados Unidos.

Felicity Huffman, que está entre os 13 tutores legais que decidiram declarar-se culpados, referiu esta terça-feira, em comunicado, que está envergonhada da dor que causou à sua filha, família, amigos, colegas e à comunidade educativa.

A atriz admitiu ter pagado 15 mil dólares (13.300 euros) a uma instituição de caridade falsa para branquear o suborno com o qual pretendia adulterar a exame de admissão à faculdade da sua filha. “Quero pedir desculpas aos estudantes que trabalham arduamente todos os dias para ir para a faculdade e aos seus pais que fazem enormes sacrifícios para sustentar os seus filhos e fazem-no com honestidade”, disse a atriz, que foi nomeado em 2005 para o Óscar de melhor atriz pelo seu papel em “Transamerica”.

Além de Huffman, outra atriz, Lori Loughlin, está também entre os mais de 30 pais acusados de participar na rede de subornos na esperança de que seus filhos entrassem em universidades de prestígio, como Yale, Georgetown ou a Universidade do Sul da Califórnia.

O Departamento de Justiça dos EUA descobriu em março a rede de subornos milionários envolvendo 50 pessoas, incluindo 30 pais, responsáveis de universidades, supervisores de exames e treinadores.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …