Federação alemã anuncia “distanciamento” de Joachim Löw

O selecionador lidera a Alemanha há mais de 14 anos e a sua saída nunca esteve tão próxima. Federação vai fazer um anúncio na próxima semana.

Joachim Löw pode deixar o cargo de selecionador nacional da Alemanha ainda em 2020. Nesta segunda-feira a Federação de Futebol da Alemanha publicou um comunicado, no qual indica que haverá novidades oficiais em breve.

Para já, a federação anuncia que vai ser elaborado um relatório extenso, com recolha, avaliação e aconselhamento sobre os resultados da seleção alemã nos últimos dois anos. Uma decisão aprovada por unanimidade, em reunião da federação, após a goleada sofrida por 6-0 contra a Espanha, no último jogo na Liga das Nações.

A entidade que gere o futebol da Alemanha informa também que decidiu também “dar ao selecionador nacional um distanciamento temporal e emocional para lidar com a atual situação da seleção nacional”, para que Löw possa perceber o que aconteceu em Sevilha e para que possa “lidar com a sua própria grande deceção”.

O próximo encontro da federação alemã acontece no dia 4 de dezembro, na próxima semana, e aí o diretor-técnico nacional e antigo jogador, Oliver Bierhoff, vai apresentar resultados e a federação deverá fazer uma declaração, depois.

A Alemanha foi campeã mundial em 2014, chegou às meias-finais do Europeu 2016 e venceu a Taça das Confederações 2017. Mas, tal como indica o comunicado da federação, os dois últimos anos foram maus: no Mundial 2018 a (na altura) campeã ficou no último lugar no seu grupo e, na primeira edição da Liga das Nações, também ficou no último lugar do seu grupo – até iria descer de divisão mas a competição sofreu uma alteração e permitiu a continuidade dos alemães no primeiro escalão. Nesta segunda edição da Liga das Nações, a Alemanha parecia encaminhada para chegar às meias-finais mas sofreu a tal derrota por 6-0 contra a Espanha e não passou da fase de grupos.

Joachim Löw é selecionador nacional da Alemanha desde 2006, depois do Mundial que a própria Alemanha organizou. Já era adjunto de Jürgen Klinsmann, desde 2004, e passou a ser o seu sucessor.

Caso o treinador de 60 anos saia da seleção, o objetivo principal da federação alemã é contratar Hans-Dieter Flick, treinador do Bayern Munique.

Estas possíveis alterações também dizem respeito a Portugal porque, no próximo Europeu, a Alemanha vai encontrar a seleção portuguesa na fase de grupos.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.