Fed teme recessão económica e baixa taxas de juro pela primeira vez em 11 anos

A Reserva Federal (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou hoje um corte de um quarto de ponto percentual nas taxas de juro, a primeira descida desde 2008.

A descida foi anunciada após uma reunião de dois dias do comité de política monetária da Fed. As taxas ficam agora entre 2% e 2,25% (antes entre 2,25% e 2,50%), indica o comunicado divulgado após a reunião.

Este corte surge após nove subidas consecutivas das taxas de juro e deixa em aberto a possibilidade de novas descidas nos próximos meses. Esta é também a primeira descida desde o auge da crise financeira internacional, nota o jornal Público. Na altura, em novembro de 2018, a Lehman Brothers tinha acabado de falir e o Fed colocava as taxas juro a zero como uma medida de estímulo económico.

Agora, apesar da taxa de desemprego ter atingido níveis históricos e os mercados financeiros terem verificado grandes valorizações, o Fed teme que a baixa taxa de inflação possa levar a uma recessão económica. Por isso mesmo, decidiram não arriscar e fazer descer as taxas de juro.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, e a crescente possibilidade de um Brexit, podem também ter influenciado o Fed a tomar medidas preventivas.

Esta descida “pretende criar um seguro contra os riscos descendentes provenientes do fraco crescimento global e das tensões comerciais”, disse o presidente do Fed, Jerome Powell. No entanto, Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos garante que se vai manter atento à situação.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.