Fecho das escolas apenas reduziu o contágio em 8%

Mário Cruz / Lusa

O fecho das escolas decretado em vários países, entre os quais Portugal, apenas contribuiu para uma redução de 8% de contágio da covid-19. A conclusão é de um estudo de investigadores suíços, que analisou um conjunto de 20 países.

A equipa de investigadores procurou perceber que redução do número de novos casos da doença pode ser atribuída a cada uma das medidas de confinamento impostas pelos países.O estudo intitulado “Impacto das intervenções não farmacêuticas nos casos detetados de covid-19” não foi revisto pelos pares.

Segundo o Jornal de Negócios, a medida que mais influenciou a redução do número de novos casos foi o encerramento de espaços de comércio, restauração e recreativos. Esta medida permitiu uma redução de 36% dos novos casos de coronavírus.

Com um sucesso semelhante, a proibição de ajuntamentos resultou numa redução de 34% dos novos casos nos países analisados, enquanto que o encerramento de fronteiras e a proibição de trabalho em funções não essenciais contribuíram para uma redução de 31%. Por sua vez, a proibição de eventos permitiu reduzir em 23% o número de novos casos.

As medidas menos eficientes no combate à propagação da doença foram o confinamento que proibiu a livre circulação de pessoas sem que estejam contaminadas e o encerramento das escolas.

No período da Páscoa e no fim de semana alargado do 1.º de Maio, o Governo português proibiu a saída do concelho, de forma a controlar a circulação de pessoas. Os investigadores helvéticos calculam que esta medida tenha contribuído para reduzir apenas 5% dos novos casos. Enquanto isso, a ordem do fecho das escolas levou à redução de 8% no número de novos casos de covid-19.

Os especialistas consideram que o encerramento das escolas não teve grande resultado, uma vez que acredita-se que a transmissão do novo coronavírus entre crianças é reduzida. Em Portugal, está previsto o regresso dos alunos de 11.º e 12.º anos às aulas presenciais a partir de 18 de maio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …