Fecho de esquadras em Alcântara, Carnide e Marvila são os mais complexos, diz Costa

RTP / Flickr

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O presidente da câmara de Lisboa disse esta quarta-feira que a proposta da PSP para encerramentos de esquadras em Lisboa está a ser debatida entre as partes interessadas, adiantando que Alcântara, Carnide e Marvila são os casos mais complexos.

“A PSP apresentou um estudo de reforma do dispositivo territorial. Foi apreciado pela câmara e com os presidentes das juntas de freguesia. Há alterações que são pacíficas, como a abertura da sede da 1.ª divisão e da esquadra da Rua da Palma, onde podem ser incorporadas as esquadras da Mouraria e a das traseiras do teatro D. Maria II”, indicou António Costa.

Segundo o autarca, também a esquadra do Terreiro do Paço pode ser encerrada com a abertura da esquadra da Rua da Prata.

Contudo, admitiu que há locais “mais complicados”, como Alcântara, Carnide e Marvila, “onde na mesma freguesia existe mais do que uma esquadra, que tem a função de reforçar o sentimento de segurança de quem reside ou trabalha em alguns bairros municipais”.

António Costa frisou que as partes interessadas têm estado a procurar soluções, afirmando que podem estar dependentes da capacidade do Governo de realizar investimentos.

Segundo um projeto de reorganização do dispositivo policial em Lisboa entregue pela polícia à tutela, a PSP pretende fechar 11 esquadras na capital: Santa Marta, Boavista, Mouraria, Rato, Zona J de Chelas, Campolide, Quinta da Cabrinha, Arroios, Santa Apolónia e bairros Padre Cruz e Horta Nova, em Carnide.

A PSP pretende também abrir dois serviços de atendimento partilhado e de policiamento de proximidade.

Concessão da Carris

Questionado sobre a Carris, o presidente disse ter sido contactado pelo secretário de Estado dos Transportes, com quem estabeleceu que seria suspensa qualquer alteração nas carreiras ou horários daquela empresa.

“Não faz sentido [alterações de carreiras e horários] enquanto não se discutir a alteração de fundo a fazer”, disse o autarca referindo-se ao processo de concessão da empresa a privados.

Do lado da oposição, o vereador do PCP João Ferreira apresentou uma moção onde propunha que a câmara exigisse ao Governo que todas as decisões relativas aos transportes públicos sejam tomadas com as autarquias e manifestasse a sua oposição à concessão do Metropolitano de Lisboa e da Carris a privados.

António Costa propôs a João Ferreira adiar a votação desta moção até final das conversações que decorrem entre a câmara e o Ministério da Economia, o que o vereador comunista rejeitou.

A moção foi chumbada com os votos contra do PSD e do CDS-PP e a abstenção dos vereadores da maioria socialista.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …

Trump Jr. diz que as mortes por covid-19 se reduziram a "quase nada". Têm morrido 1.000 pessoas por dia

Donald Trump Jr., o filho mais velho do Presidente norte-americano, afirmou esta quinta-feira que a taxa de mortalidade por covid-19 caiu para "quase nada nos Estados Unidos", num dia em que o país registou quase …