Febre alta e desmaios entre os efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

PAHO / WHO

Após os primeiros testes da vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo laboratório norte-americano Moderna, os investigadores reconheceram vários sintomas, entre eles desmaios e febre alta.

Como noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias, estão em curso cerca de 200 investigações para encontrar uma vacina. Quatro delas estão mais avançadas, incluindo a desenvolvida pelo Vaccine Research Center, dos Estados Unidos (EUA), e pela empresa Moderna, com sede em Cambridge, no estado de Massachusetts.

Já testada em vários ensaios com voluntários, esta vacina mostrou ter efeitos secundários em que se destacam desmaios e febre alta. Num dos casos, o voluntário Ian Haydon, de 29 anos, desenvolveu febre acima de 39,5 graus doze horas após receber a segunda dose da vacina. Tratado no hospital, desmaiou ao chegar a casa.

“Entendo que partilhar a minha história será assustador para algumas pessoas. Espero que não gere nenhum tipo de antagonismo em relação às vacinas em geral ou mesmo em relação a esta vacina”, disse Haydon em entrevista à CNN, explicando que conta a sua experiência para “neutralizar o desespero que algumas pessoas sentem em lançar uma vacina no mercado, independentemente das consequências”.

A 23 de junho, a Universidade de Sechenov, de Moscovo, publicou um relatório sobre os testes da sua vacina, com reações semelhantes. Dos 20 voluntários no ensaio, alguns tiveram um ligeiro aumento de temperatura e dores de cabeça, sintomas que desapareceram nas 24 horas seguintes.

“Esta resposta à vacina é um padrão, típica noutros tipos de injeções. Agora todos os participantes do estudo estão bem. A eficácia da vacina será julgada no final do estudo, com testes imunológicos de laboratório para fornecer uma resposta completa”, disse Elena Smolyarchuk, investigadora que dirige o estudo da vacina.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, a 27 de maio, 10 das 125 vacinas candidatas para a covid-19 estavam a ser testadas em pessoas, em fases iniciais. A primeira começou a ser testada em humanos em 16 de março, nos EUA.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Calem-se com a treta da pandemia. Falem do tabagismo, da tuberculose, da malária, da fome e sub nutrição das crianças, das redes de pedofilia, da corrupção. Mas por favor calem-se com a falsa pandemia, já não há C que aguente!!!!!

    • A razão é tão só porque está farto?
      Infelizmente ainda se vai ter de falar muito, ou pelo menos alguem por si para ver se se encontra a ambicionada vacina ou tratamento. Vai ter de haver muita gente que não se vai poder “fartar”

  2. meus 2 centavos sobre esse tema é que me parece que estamos entre a cruz e a caldeirinha, más como sou fã de vacinas e acho muito inteligente tomá-las, seria sim voluntário hoje. Veja: alguns e não todos tiveram febre muito alta e outras reações, mas não morreram, por outro lado inúmeras pessoas perderam a vida com a covid-19. Seria justo teorizar que muitos dos desafortunados que perderam suas vidas teriam feito esta vacina se ela existisse na data antes de se contaminarem, mas não tiveram essa opção. Meus respeitos a todos que caíram vitimados por esta peste que certamente marcará o início do século 21.

    • Na China, em Wuhan, no pico da pandemia, morriam 2000 pessoas/dia. Foi por isso que num país com 1.3 mil milhões de habitantes e numa cidade com 11 milhões de habitantes, levou a que se construisse um hospital de raiz. 3500 mortes? Na China morrem mais de 10 milhões/ano, cerca de 800 mil/ mês, 3500 pessoas é uma manhã.
      Em Portugal ? Houve má comunicação social, políticos fracos, governo minoritário, muita desinformação espalhada quer por imprensa, quer pelas redes sociais, que espalharem o pânico e um lobby da saúde que soube aproveitar a oportunidade e tudo faz para manter o medo. Houve alguns focos de infecção, nenhuma morte a registar com Covid 19. Apenas testes positivos para coronavirus comum, que são como a Ecoli, basta mexer na merda e damos com ela.

RESPONDER

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …