Febre alta e desmaios entre os efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

PAHO / WHO

Após os primeiros testes da vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo laboratório norte-americano Moderna, os investigadores reconheceram vários sintomas, entre eles desmaios e febre alta.

Como noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias, estão em curso cerca de 200 investigações para encontrar uma vacina. Quatro delas estão mais avançadas, incluindo a desenvolvida pelo Vaccine Research Center, dos Estados Unidos (EUA), e pela empresa Moderna, com sede em Cambridge, no estado de Massachusetts.

Já testada em vários ensaios com voluntários, esta vacina mostrou ter efeitos secundários em que se destacam desmaios e febre alta. Num dos casos, o voluntário Ian Haydon, de 29 anos, desenvolveu febre acima de 39,5 graus doze horas após receber a segunda dose da vacina. Tratado no hospital, desmaiou ao chegar a casa.

“Entendo que partilhar a minha história será assustador para algumas pessoas. Espero que não gere nenhum tipo de antagonismo em relação às vacinas em geral ou mesmo em relação a esta vacina”, disse Haydon em entrevista à CNN, explicando que conta a sua experiência para “neutralizar o desespero que algumas pessoas sentem em lançar uma vacina no mercado, independentemente das consequências”.

A 23 de junho, a Universidade de Sechenov, de Moscovo, publicou um relatório sobre os testes da sua vacina, com reações semelhantes. Dos 20 voluntários no ensaio, alguns tiveram um ligeiro aumento de temperatura e dores de cabeça, sintomas que desapareceram nas 24 horas seguintes.

“Esta resposta à vacina é um padrão, típica noutros tipos de injeções. Agora todos os participantes do estudo estão bem. A eficácia da vacina será julgada no final do estudo, com testes imunológicos de laboratório para fornecer uma resposta completa”, disse Elena Smolyarchuk, investigadora que dirige o estudo da vacina.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, a 27 de maio, 10 das 125 vacinas candidatas para a covid-19 estavam a ser testadas em pessoas, em fases iniciais. A primeira começou a ser testada em humanos em 16 de março, nos EUA.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Calem-se com a treta da pandemia. Falem do tabagismo, da tuberculose, da malária, da fome e sub nutrição das crianças, das redes de pedofilia, da corrupção. Mas por favor calem-se com a falsa pandemia, já não há C que aguente!!!!!

    • A razão é tão só porque está farto?
      Infelizmente ainda se vai ter de falar muito, ou pelo menos alguem por si para ver se se encontra a ambicionada vacina ou tratamento. Vai ter de haver muita gente que não se vai poder “fartar”

  2. meus 2 centavos sobre esse tema é que me parece que estamos entre a cruz e a caldeirinha, más como sou fã de vacinas e acho muito inteligente tomá-las, seria sim voluntário hoje. Veja: alguns e não todos tiveram febre muito alta e outras reações, mas não morreram, por outro lado inúmeras pessoas perderam a vida com a covid-19. Seria justo teorizar que muitos dos desafortunados que perderam suas vidas teriam feito esta vacina se ela existisse na data antes de se contaminarem, mas não tiveram essa opção. Meus respeitos a todos que caíram vitimados por esta peste que certamente marcará o início do século 21.

    • Na China, em Wuhan, no pico da pandemia, morriam 2000 pessoas/dia. Foi por isso que num país com 1.3 mil milhões de habitantes e numa cidade com 11 milhões de habitantes, levou a que se construisse um hospital de raiz. 3500 mortes? Na China morrem mais de 10 milhões/ano, cerca de 800 mil/ mês, 3500 pessoas é uma manhã.
      Em Portugal ? Houve má comunicação social, políticos fracos, governo minoritário, muita desinformação espalhada quer por imprensa, quer pelas redes sociais, que espalharem o pânico e um lobby da saúde que soube aproveitar a oportunidade e tudo faz para manter o medo. Houve alguns focos de infecção, nenhuma morte a registar com Covid 19. Apenas testes positivos para coronavirus comum, que são como a Ecoli, basta mexer na merda e damos com ela.

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …