Febre alta e desmaios entre os efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

PAHO / WHO

Após os primeiros testes da vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo laboratório norte-americano Moderna, os investigadores reconheceram vários sintomas, entre eles desmaios e febre alta.

Como noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias, estão em curso cerca de 200 investigações para encontrar uma vacina. Quatro delas estão mais avançadas, incluindo a desenvolvida pelo Vaccine Research Center, dos Estados Unidos (EUA), e pela empresa Moderna, com sede em Cambridge, no estado de Massachusetts.

Já testada em vários ensaios com voluntários, esta vacina mostrou ter efeitos secundários em que se destacam desmaios e febre alta. Num dos casos, o voluntário Ian Haydon, de 29 anos, desenvolveu febre acima de 39,5 graus doze horas após receber a segunda dose da vacina. Tratado no hospital, desmaiou ao chegar a casa.

“Entendo que partilhar a minha história será assustador para algumas pessoas. Espero que não gere nenhum tipo de antagonismo em relação às vacinas em geral ou mesmo em relação a esta vacina”, disse Haydon em entrevista à CNN, explicando que conta a sua experiência para “neutralizar o desespero que algumas pessoas sentem em lançar uma vacina no mercado, independentemente das consequências”.

A 23 de junho, a Universidade de Sechenov, de Moscovo, publicou um relatório sobre os testes da sua vacina, com reações semelhantes. Dos 20 voluntários no ensaio, alguns tiveram um ligeiro aumento de temperatura e dores de cabeça, sintomas que desapareceram nas 24 horas seguintes.

“Esta resposta à vacina é um padrão, típica noutros tipos de injeções. Agora todos os participantes do estudo estão bem. A eficácia da vacina será julgada no final do estudo, com testes imunológicos de laboratório para fornecer uma resposta completa”, disse Elena Smolyarchuk, investigadora que dirige o estudo da vacina.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, a 27 de maio, 10 das 125 vacinas candidatas para a covid-19 estavam a ser testadas em pessoas, em fases iniciais. A primeira começou a ser testada em humanos em 16 de março, nos EUA.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Calem-se com a treta da pandemia. Falem do tabagismo, da tuberculose, da malária, da fome e sub nutrição das crianças, das redes de pedofilia, da corrupção. Mas por favor calem-se com a falsa pandemia, já não há C que aguente!!!!!

    • A razão é tão só porque está farto?
      Infelizmente ainda se vai ter de falar muito, ou pelo menos alguem por si para ver se se encontra a ambicionada vacina ou tratamento. Vai ter de haver muita gente que não se vai poder “fartar”

  2. meus 2 centavos sobre esse tema é que me parece que estamos entre a cruz e a caldeirinha, más como sou fã de vacinas e acho muito inteligente tomá-las, seria sim voluntário hoje. Veja: alguns e não todos tiveram febre muito alta e outras reações, mas não morreram, por outro lado inúmeras pessoas perderam a vida com a covid-19. Seria justo teorizar que muitos dos desafortunados que perderam suas vidas teriam feito esta vacina se ela existisse na data antes de se contaminarem, mas não tiveram essa opção. Meus respeitos a todos que caíram vitimados por esta peste que certamente marcará o início do século 21.

    • Na China, em Wuhan, no pico da pandemia, morriam 2000 pessoas/dia. Foi por isso que num país com 1.3 mil milhões de habitantes e numa cidade com 11 milhões de habitantes, levou a que se construisse um hospital de raiz. 3500 mortes? Na China morrem mais de 10 milhões/ano, cerca de 800 mil/ mês, 3500 pessoas é uma manhã.
      Em Portugal ? Houve má comunicação social, políticos fracos, governo minoritário, muita desinformação espalhada quer por imprensa, quer pelas redes sociais, que espalharem o pânico e um lobby da saúde que soube aproveitar a oportunidade e tudo faz para manter o medo. Houve alguns focos de infecção, nenhuma morte a registar com Covid 19. Apenas testes positivos para coronavirus comum, que são como a Ecoli, basta mexer na merda e damos com ela.

RESPONDER

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …