FC Porto vence Chelsea e afunda Mourinho

Estela Silva / Lusa

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

O FC Porto conquistou esta terça-feira uma justa, mas difícil vitória (2-1) sobre o Chelsea, de José Mourinho, num emotivo jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões em futebol com muito ‘dragão’ no segundo tempo.

André André (39) colocou os portistas na frente, Willian empatou de livre direto (45+2) e Maicon (52) recolocou os portistas na frente, numa etapa complementar em que o conjunto de Julen Lopetegui foi muito intenso e competitivo, pelo que podia ter dispensado a aflição dos últimos minutos, nos quais viu o árbitro perdoar-lhe um penalti.

O FC Porto, que celebrou da melhor forma o seu 122.º aniversário, soma agora 4 pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev (frente ao qual empatou 2-2 fora, na estreia), enquanto o Chelsea, com 3 pontos, desceu da liderança do grupo para a 3ª posição.

O Maccabi Telavive, hoje derrotado na receção aos ucranianos por 2-0, continua a zero, no quarto lugar do grupo.

Lopetegui voltou a apostar num meio campo povoado, com quatro futebolistas que pouco diferem nas características – Danilo, Rúben Neves, Imbula e André André -, deixando o ataque apenas a cargo de Brahimi e Aboubakar, aparentemente pouco para quem, realmente, ambiciona vencer.

A troca do lateral esquerdo Miguel Layún (o único atleta de cariz defensivo nos suplentes), mais ofensivo, por Martins Indi reforçou a ideia, num sinal que parecia de excessivo respeito por uma equipa em crise em Inglaterra, com o 15.º lugar, após sete jornadas.

Contra um FC Porto de músculo, respondeu o Chelsea com maior criatividade, objetividade e rapidez de processos, com Casillas (06 e 13 minutos) a ter trabalho para segurar o ‘nulo’, ao negar o golo aos compatriotas Fabregas e Pedro, em situações passíveis de golo.

Com futebol mais previsível e perante adversário exímio a tapar espaços e em pressão alta, o FC Porto sentia muitas dificuldades para progredir com a bola controlada, pelo que Begovic tinha noite mais descansada e só aos 34 minutos viu Aboubakar ameaçar, mas o camaronês errou o alvo.

No melhor período dos ‘dragões’, Brahimi (39 minutos) furou por entre três adversários e permitiu a Begovic defesa vistosa, mas a bola sobrou para André André, que atirou para o fundo das redes.

A vantagem foi, porém, efémera, pois Willian, já na compensação (45+2), marcou livre de forma irrepreensível – Casillas não terá visto a bola partir e nem se mexeu -, restabelecendo a igualdade.

O FC Porto voltou ao jogo mais confiante e consistente e voltou ao comando em canto de Ruben Neves ao qual Maicon correspondeu com fuga em antecipação a Ramires, desviando de cabeça para golo.

Aos 54 minutos, Diego Costa, na quina esquerda da área, atirou em arco, mas Casillas foi salvo pela trave: na resposta, Brahimi, em posição privilegiada na área, não conseguiu vencer Ivanovic no ‘1×1’.

Insatisfeito pelo domínio portista, José Mourinho ousou mais no ataque – Obi Mikel (62 minutos), único médio verdadeiramente defensivo, deu lugar a Hazard -, mas os minutos seguintes foram de ‘fogo’ intenso sobre a área inglesa, com Imbula e Brahimi, em lances consecutivos, a por à prova a qualidade de Bregovic.

Mourinho ainda recuperou músculo com Matic e, em saída em falso de Casillas (74), num canto, Ivanovic, de cabeça, desperdiçou.

Empolgados, os ‘dragões’ continuavam claramente por cima do Chelsea e, aos 81 minutos, em mais um canto, Danilo cabeceou ao poste, ficando próximo de sentenciar.

Nos últimos cinto minutos, pressão intensa do Chelsea e em lance entre Diego Costa e Marcano (89), a bola e o braço do defesa encontraram-se e ficou um penalti por marcar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …