FC Porto vence Chelsea e afunda Mourinho

Estela Silva / Lusa

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

O FC Porto conquistou esta terça-feira uma justa, mas difícil vitória (2-1) sobre o Chelsea, de José Mourinho, num emotivo jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões em futebol com muito ‘dragão’ no segundo tempo.

André André (39) colocou os portistas na frente, Willian empatou de livre direto (45+2) e Maicon (52) recolocou os portistas na frente, numa etapa complementar em que o conjunto de Julen Lopetegui foi muito intenso e competitivo, pelo que podia ter dispensado a aflição dos últimos minutos, nos quais viu o árbitro perdoar-lhe um penalti.

O FC Porto, que celebrou da melhor forma o seu 122.º aniversário, soma agora 4 pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev (frente ao qual empatou 2-2 fora, na estreia), enquanto o Chelsea, com 3 pontos, desceu da liderança do grupo para a 3ª posição.

O Maccabi Telavive, hoje derrotado na receção aos ucranianos por 2-0, continua a zero, no quarto lugar do grupo.

Lopetegui voltou a apostar num meio campo povoado, com quatro futebolistas que pouco diferem nas características – Danilo, Rúben Neves, Imbula e André André -, deixando o ataque apenas a cargo de Brahimi e Aboubakar, aparentemente pouco para quem, realmente, ambiciona vencer.

A troca do lateral esquerdo Miguel Layún (o único atleta de cariz defensivo nos suplentes), mais ofensivo, por Martins Indi reforçou a ideia, num sinal que parecia de excessivo respeito por uma equipa em crise em Inglaterra, com o 15.º lugar, após sete jornadas.

Contra um FC Porto de músculo, respondeu o Chelsea com maior criatividade, objetividade e rapidez de processos, com Casillas (06 e 13 minutos) a ter trabalho para segurar o ‘nulo’, ao negar o golo aos compatriotas Fabregas e Pedro, em situações passíveis de golo.

Com futebol mais previsível e perante adversário exímio a tapar espaços e em pressão alta, o FC Porto sentia muitas dificuldades para progredir com a bola controlada, pelo que Begovic tinha noite mais descansada e só aos 34 minutos viu Aboubakar ameaçar, mas o camaronês errou o alvo.

No melhor período dos ‘dragões’, Brahimi (39 minutos) furou por entre três adversários e permitiu a Begovic defesa vistosa, mas a bola sobrou para André André, que atirou para o fundo das redes.

A vantagem foi, porém, efémera, pois Willian, já na compensação (45+2), marcou livre de forma irrepreensível – Casillas não terá visto a bola partir e nem se mexeu -, restabelecendo a igualdade.

O FC Porto voltou ao jogo mais confiante e consistente e voltou ao comando em canto de Ruben Neves ao qual Maicon correspondeu com fuga em antecipação a Ramires, desviando de cabeça para golo.

Aos 54 minutos, Diego Costa, na quina esquerda da área, atirou em arco, mas Casillas foi salvo pela trave: na resposta, Brahimi, em posição privilegiada na área, não conseguiu vencer Ivanovic no ‘1×1’.

Insatisfeito pelo domínio portista, José Mourinho ousou mais no ataque – Obi Mikel (62 minutos), único médio verdadeiramente defensivo, deu lugar a Hazard -, mas os minutos seguintes foram de ‘fogo’ intenso sobre a área inglesa, com Imbula e Brahimi, em lances consecutivos, a por à prova a qualidade de Bregovic.

Mourinho ainda recuperou músculo com Matic e, em saída em falso de Casillas (74), num canto, Ivanovic, de cabeça, desperdiçou.

Empolgados, os ‘dragões’ continuavam claramente por cima do Chelsea e, aos 81 minutos, em mais um canto, Danilo cabeceou ao poste, ficando próximo de sentenciar.

Nos últimos cinto minutos, pressão intensa do Chelsea e em lance entre Diego Costa e Marcano (89), a bola e o braço do defesa encontraram-se e ficou um penalti por marcar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …

Trudeau pediu desculpa por ter escurecido tom de pele em festa em 2001

Em 2001, Justin Trudeau escureceu o tom de pele para um baile de máscaras. Agora, o primeiro-ministro do Canadá reconhece que não o devia ter feito. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que "lamenta …

Práticas da EDP Produção custaram 140 milhões de euros aos consumidores

As práticas da EDP Produção no mercado que levaram a Autoridade da Concorrência a aplicar uma multa de 48 milhões de euros terão custado 140 milhões de euros aos consumidores, adiantou o regulador. "Estima-se que a …

Dragões de Komodo têm uma "armadura" debaixo da pele

Um novo estudo mostra que debaixo da sua pele escamosa, os dragões de Komodo estão quase todos cobertos por uma armadura de pequenos ossos. Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) são conhecidos por serem fortes, rápidos …

Venda de João Félix vai ter impacto de 100 milhões de euros nas contas do Benfica em 2020

A venda de João Félix ao Atlético Madrid vai ter um impacto na ordem dos 100 milhões nos resultados do Benfica no próximo exercício (2019/20). "A venda do João Félix vai ter influência no exercício 2019/20, …

Pelo menos 15 mortos e 70 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, esta quinta-feira, num atentado ao lado de um hospital na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão. O ataque ocorreu cerca das 06h00 desta quinta-feira (03h00 em Lisboa), …