FC Porto vence Chelsea e afunda Mourinho

Estela Silva / Lusa

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

O FC Porto conquistou esta terça-feira uma justa, mas difícil vitória (2-1) sobre o Chelsea, de José Mourinho, num emotivo jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões em futebol com muito ‘dragão’ no segundo tempo.

André André (39) colocou os portistas na frente, Willian empatou de livre direto (45+2) e Maicon (52) recolocou os portistas na frente, numa etapa complementar em que o conjunto de Julen Lopetegui foi muito intenso e competitivo, pelo que podia ter dispensado a aflição dos últimos minutos, nos quais viu o árbitro perdoar-lhe um penalti.

O FC Porto, que celebrou da melhor forma o seu 122.º aniversário, soma agora 4 pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev (frente ao qual empatou 2-2 fora, na estreia), enquanto o Chelsea, com 3 pontos, desceu da liderança do grupo para a 3ª posição.

O Maccabi Telavive, hoje derrotado na receção aos ucranianos por 2-0, continua a zero, no quarto lugar do grupo.

Lopetegui voltou a apostar num meio campo povoado, com quatro futebolistas que pouco diferem nas características – Danilo, Rúben Neves, Imbula e André André -, deixando o ataque apenas a cargo de Brahimi e Aboubakar, aparentemente pouco para quem, realmente, ambiciona vencer.

A troca do lateral esquerdo Miguel Layún (o único atleta de cariz defensivo nos suplentes), mais ofensivo, por Martins Indi reforçou a ideia, num sinal que parecia de excessivo respeito por uma equipa em crise em Inglaterra, com o 15.º lugar, após sete jornadas.

Contra um FC Porto de músculo, respondeu o Chelsea com maior criatividade, objetividade e rapidez de processos, com Casillas (06 e 13 minutos) a ter trabalho para segurar o ‘nulo’, ao negar o golo aos compatriotas Fabregas e Pedro, em situações passíveis de golo.

Com futebol mais previsível e perante adversário exímio a tapar espaços e em pressão alta, o FC Porto sentia muitas dificuldades para progredir com a bola controlada, pelo que Begovic tinha noite mais descansada e só aos 34 minutos viu Aboubakar ameaçar, mas o camaronês errou o alvo.

No melhor período dos ‘dragões’, Brahimi (39 minutos) furou por entre três adversários e permitiu a Begovic defesa vistosa, mas a bola sobrou para André André, que atirou para o fundo das redes.

A vantagem foi, porém, efémera, pois Willian, já na compensação (45+2), marcou livre de forma irrepreensível – Casillas não terá visto a bola partir e nem se mexeu -, restabelecendo a igualdade.

O FC Porto voltou ao jogo mais confiante e consistente e voltou ao comando em canto de Ruben Neves ao qual Maicon correspondeu com fuga em antecipação a Ramires, desviando de cabeça para golo.

Aos 54 minutos, Diego Costa, na quina esquerda da área, atirou em arco, mas Casillas foi salvo pela trave: na resposta, Brahimi, em posição privilegiada na área, não conseguiu vencer Ivanovic no ‘1×1’.

Insatisfeito pelo domínio portista, José Mourinho ousou mais no ataque – Obi Mikel (62 minutos), único médio verdadeiramente defensivo, deu lugar a Hazard -, mas os minutos seguintes foram de ‘fogo’ intenso sobre a área inglesa, com Imbula e Brahimi, em lances consecutivos, a por à prova a qualidade de Bregovic.

Mourinho ainda recuperou músculo com Matic e, em saída em falso de Casillas (74), num canto, Ivanovic, de cabeça, desperdiçou.

Empolgados, os ‘dragões’ continuavam claramente por cima do Chelsea e, aos 81 minutos, em mais um canto, Danilo cabeceou ao poste, ficando próximo de sentenciar.

Nos últimos cinto minutos, pressão intensa do Chelsea e em lance entre Diego Costa e Marcano (89), a bola e o braço do defesa encontraram-se e ficou um penalti por marcar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …