FC Porto vence Chelsea e afunda Mourinho

Estela Silva / Lusa

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

Diego Costa e Maicon, FC Porto vs Chelsea

O FC Porto conquistou esta terça-feira uma justa, mas difícil vitória (2-1) sobre o Chelsea, de José Mourinho, num emotivo jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões em futebol com muito ‘dragão’ no segundo tempo.

André André (39) colocou os portistas na frente, Willian empatou de livre direto (45+2) e Maicon (52) recolocou os portistas na frente, numa etapa complementar em que o conjunto de Julen Lopetegui foi muito intenso e competitivo, pelo que podia ter dispensado a aflição dos últimos minutos, nos quais viu o árbitro perdoar-lhe um penalti.

O FC Porto, que celebrou da melhor forma o seu 122.º aniversário, soma agora 4 pontos, os mesmos do Dínamo de Kiev (frente ao qual empatou 2-2 fora, na estreia), enquanto o Chelsea, com 3 pontos, desceu da liderança do grupo para a 3ª posição.

O Maccabi Telavive, hoje derrotado na receção aos ucranianos por 2-0, continua a zero, no quarto lugar do grupo.

Lopetegui voltou a apostar num meio campo povoado, com quatro futebolistas que pouco diferem nas características – Danilo, Rúben Neves, Imbula e André André -, deixando o ataque apenas a cargo de Brahimi e Aboubakar, aparentemente pouco para quem, realmente, ambiciona vencer.

A troca do lateral esquerdo Miguel Layún (o único atleta de cariz defensivo nos suplentes), mais ofensivo, por Martins Indi reforçou a ideia, num sinal que parecia de excessivo respeito por uma equipa em crise em Inglaterra, com o 15.º lugar, após sete jornadas.

Contra um FC Porto de músculo, respondeu o Chelsea com maior criatividade, objetividade e rapidez de processos, com Casillas (06 e 13 minutos) a ter trabalho para segurar o ‘nulo’, ao negar o golo aos compatriotas Fabregas e Pedro, em situações passíveis de golo.

Com futebol mais previsível e perante adversário exímio a tapar espaços e em pressão alta, o FC Porto sentia muitas dificuldades para progredir com a bola controlada, pelo que Begovic tinha noite mais descansada e só aos 34 minutos viu Aboubakar ameaçar, mas o camaronês errou o alvo.

No melhor período dos ‘dragões’, Brahimi (39 minutos) furou por entre três adversários e permitiu a Begovic defesa vistosa, mas a bola sobrou para André André, que atirou para o fundo das redes.

A vantagem foi, porém, efémera, pois Willian, já na compensação (45+2), marcou livre de forma irrepreensível – Casillas não terá visto a bola partir e nem se mexeu -, restabelecendo a igualdade.

O FC Porto voltou ao jogo mais confiante e consistente e voltou ao comando em canto de Ruben Neves ao qual Maicon correspondeu com fuga em antecipação a Ramires, desviando de cabeça para golo.

Aos 54 minutos, Diego Costa, na quina esquerda da área, atirou em arco, mas Casillas foi salvo pela trave: na resposta, Brahimi, em posição privilegiada na área, não conseguiu vencer Ivanovic no ‘1×1’.

Insatisfeito pelo domínio portista, José Mourinho ousou mais no ataque – Obi Mikel (62 minutos), único médio verdadeiramente defensivo, deu lugar a Hazard -, mas os minutos seguintes foram de ‘fogo’ intenso sobre a área inglesa, com Imbula e Brahimi, em lances consecutivos, a por à prova a qualidade de Bregovic.

Mourinho ainda recuperou músculo com Matic e, em saída em falso de Casillas (74), num canto, Ivanovic, de cabeça, desperdiçou.

Empolgados, os ‘dragões’ continuavam claramente por cima do Chelsea e, aos 81 minutos, em mais um canto, Danilo cabeceou ao poste, ficando próximo de sentenciar.

Nos últimos cinto minutos, pressão intensa do Chelsea e em lance entre Diego Costa e Marcano (89), a bola e o braço do defesa encontraram-se e ficou um penalti por marcar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …