FC Porto perde na Madeira com o Marítimo

FCPorto/ Facebook

-

Um golo solitário de Bruno Gallo, aos 32 minutos, permitiu ao Marítimo vencer hoje o FC Porto, por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os madeirenses, que acabaram o jogo com dez jogadores, face à expulsão do defesa Raul Silva, impuseram a primeira derrota fora de casa aos ‘dragões’ e a segunda no campeonato, já que os nortenhos tinham sido derrotados (2-0), em casa, pelo líder Benfica, na 12.ª jornada.

A equipa orientada pelo espanhol Julen Lopetegui continua no segundo lugar da tabela, com os mesmos 40 pontos, mas poderá ficar a nove de diferença do Benfica, caso os “encarnados” vençam o Paços de Ferreira na segunda-feira.

O Marítimo, que na jornada passada foi goleado (4-0) em casa pelo Benfica, não desperdiçou o fator casa, mas manteve-se na 11.ª posição, agora com 23 pontos, os mesmos que o Paços de Ferreira que é 10.º mas que tem um jogo a menos.

O FC Porto, que já não vence no recinto do Marítimo desde a época 2011/12, entrou a jogar com o habitual ‘4-3-3’, com uma única alteração, comparativamente ao último jogo, uma vez que Julen Lopetegui apostou em Quintero em detrimento de Tello.

Os insulares, por sua vez, regressaram ao ‘4-3-3’, com Salin de regresso à baliza e com o defesa brasileiro Raul Silva a fazer a estreia absoluta na I Liga portuguesa.

O FC Porto foi sempre mais ofensivo que os ilhéus, tomou a iniciativa de jogo, mas esbarrou sempre na bem organizada defesa do adversário.

Mesmo assim, Jackson Martinez e Quaresma criaram duas boas oportunidades de golo, aos 15 e 27 minutos, mas Salin, sempre em grande plano evitou o pior para a sua equipa.

Os ‘verde-rubros’ que até então se aproximaram da área contrária de forma pouco clara, marcaram na primeira grande oportunidade que criaram, aos 32 minutos: Edgar Costa cruzou na direita, onde surgiram Maazou e Martins Indi a discutir a posse da bola, tendo esta sobrado para Bruno Gallo que, à meia-volta bateu Fabiano.

O FC Porto ripostou e uma ‘trivela’ de Quaresma, aos 41 minutos, obrigou à intervenção de Salin.

Na segunda parte, o treinador portista fez entrar Tello para o lugar de Quintero mas a produção coletiva não se alterou muito.

Inconformados com o resultado, os ‘dragões’ correram atrás do prejuízo, mas a teia defensiva montada pelos madeirenses impediu que o futebol portista surtisse resultado.

Aos 55 minutos, os portistas criaram o lance mais perigoso do jogo, com os remates de Martins Indi e Casemiro a encontrarem Salin no caminho.

O técnico espanhol do FC Porto lançou então Ruben Neves e Gonçalo Paciência, no tudo por tudo para mudar o resultado, mas a defesa maritimista, em dia de grande trabalho, anulou as intenções do adversário.

Aos 77 minutos, o Marítimo sofreu um duro golpe, com a expulsão do defesa Raul Silva, por acumulação de cartões amarelos, obrigando Danilo Pereira a ocupar o lugar do brasileiro no eixo defensivo.

O tempo foi passando e o FC Porto intensificou a pressão e aos 87 minutos, Rúben Ferreira tirou a bola sobre a linha, após remate de Ruben Neves.

Aos 88, na derradeira oportunidade portista, o guarda-redes francês do Marítimo negou o golo a Tello, numa defesa a dois tempos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …

"Não é descabido”. Candidato liberal a Lisboa admitiu que nacionalização da TAP podia ser "excelente opção"

Miguel Quintas, o recém-anunciado candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, no ano passado, que pensar numa nacionalização da TAP “não é de todo descabido” e que “tudo indica que poderá ser uma …

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …

Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto. As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto …

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …