FC Porto perde na Madeira com o Marítimo

FCPorto/ Facebook

-

Um golo solitário de Bruno Gallo, aos 32 minutos, permitiu ao Marítimo vencer hoje o FC Porto, por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os madeirenses, que acabaram o jogo com dez jogadores, face à expulsão do defesa Raul Silva, impuseram a primeira derrota fora de casa aos ‘dragões’ e a segunda no campeonato, já que os nortenhos tinham sido derrotados (2-0), em casa, pelo líder Benfica, na 12.ª jornada.

A equipa orientada pelo espanhol Julen Lopetegui continua no segundo lugar da tabela, com os mesmos 40 pontos, mas poderá ficar a nove de diferença do Benfica, caso os “encarnados” vençam o Paços de Ferreira na segunda-feira.

O Marítimo, que na jornada passada foi goleado (4-0) em casa pelo Benfica, não desperdiçou o fator casa, mas manteve-se na 11.ª posição, agora com 23 pontos, os mesmos que o Paços de Ferreira que é 10.º mas que tem um jogo a menos.

O FC Porto, que já não vence no recinto do Marítimo desde a época 2011/12, entrou a jogar com o habitual ‘4-3-3’, com uma única alteração, comparativamente ao último jogo, uma vez que Julen Lopetegui apostou em Quintero em detrimento de Tello.

Os insulares, por sua vez, regressaram ao ‘4-3-3’, com Salin de regresso à baliza e com o defesa brasileiro Raul Silva a fazer a estreia absoluta na I Liga portuguesa.

O FC Porto foi sempre mais ofensivo que os ilhéus, tomou a iniciativa de jogo, mas esbarrou sempre na bem organizada defesa do adversário.

Mesmo assim, Jackson Martinez e Quaresma criaram duas boas oportunidades de golo, aos 15 e 27 minutos, mas Salin, sempre em grande plano evitou o pior para a sua equipa.

Os ‘verde-rubros’ que até então se aproximaram da área contrária de forma pouco clara, marcaram na primeira grande oportunidade que criaram, aos 32 minutos: Edgar Costa cruzou na direita, onde surgiram Maazou e Martins Indi a discutir a posse da bola, tendo esta sobrado para Bruno Gallo que, à meia-volta bateu Fabiano.

O FC Porto ripostou e uma ‘trivela’ de Quaresma, aos 41 minutos, obrigou à intervenção de Salin.

Na segunda parte, o treinador portista fez entrar Tello para o lugar de Quintero mas a produção coletiva não se alterou muito.

Inconformados com o resultado, os ‘dragões’ correram atrás do prejuízo, mas a teia defensiva montada pelos madeirenses impediu que o futebol portista surtisse resultado.

Aos 55 minutos, os portistas criaram o lance mais perigoso do jogo, com os remates de Martins Indi e Casemiro a encontrarem Salin no caminho.

O técnico espanhol do FC Porto lançou então Ruben Neves e Gonçalo Paciência, no tudo por tudo para mudar o resultado, mas a defesa maritimista, em dia de grande trabalho, anulou as intenções do adversário.

Aos 77 minutos, o Marítimo sofreu um duro golpe, com a expulsão do defesa Raul Silva, por acumulação de cartões amarelos, obrigando Danilo Pereira a ocupar o lugar do brasileiro no eixo defensivo.

O tempo foi passando e o FC Porto intensificou a pressão e aos 87 minutos, Rúben Ferreira tirou a bola sobre a linha, após remate de Ruben Neves.

Aos 88, na derradeira oportunidade portista, o guarda-redes francês do Marítimo negou o golo a Tello, numa defesa a dois tempos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …

"Beijar da cruz" em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença …

Reino Unido está a combater mais de 100 surtos localizados por semana

As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido. As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos …

Pedro Mendes quer sair do Sporting. Jovem promessa pede tempo de jogo

Pedro Mendes quer sair do Sporting CP. A jovem promessa do Sporting queixa-se de falta de tempo de jogo na equipa principal. Desde janeiro só jogou 75 minutos. Sem o tempo de jogo ambicionado, Pedro Mendes …