FC Porto perde na Madeira com o Marítimo

FCPorto/ Facebook

-

Um golo solitário de Bruno Gallo, aos 32 minutos, permitiu ao Marítimo vencer hoje o FC Porto, por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os madeirenses, que acabaram o jogo com dez jogadores, face à expulsão do defesa Raul Silva, impuseram a primeira derrota fora de casa aos ‘dragões’ e a segunda no campeonato, já que os nortenhos tinham sido derrotados (2-0), em casa, pelo líder Benfica, na 12.ª jornada.

A equipa orientada pelo espanhol Julen Lopetegui continua no segundo lugar da tabela, com os mesmos 40 pontos, mas poderá ficar a nove de diferença do Benfica, caso os “encarnados” vençam o Paços de Ferreira na segunda-feira.

O Marítimo, que na jornada passada foi goleado (4-0) em casa pelo Benfica, não desperdiçou o fator casa, mas manteve-se na 11.ª posição, agora com 23 pontos, os mesmos que o Paços de Ferreira que é 10.º mas que tem um jogo a menos.

O FC Porto, que já não vence no recinto do Marítimo desde a época 2011/12, entrou a jogar com o habitual ‘4-3-3’, com uma única alteração, comparativamente ao último jogo, uma vez que Julen Lopetegui apostou em Quintero em detrimento de Tello.

Os insulares, por sua vez, regressaram ao ‘4-3-3’, com Salin de regresso à baliza e com o defesa brasileiro Raul Silva a fazer a estreia absoluta na I Liga portuguesa.

O FC Porto foi sempre mais ofensivo que os ilhéus, tomou a iniciativa de jogo, mas esbarrou sempre na bem organizada defesa do adversário.

Mesmo assim, Jackson Martinez e Quaresma criaram duas boas oportunidades de golo, aos 15 e 27 minutos, mas Salin, sempre em grande plano evitou o pior para a sua equipa.

Os ‘verde-rubros’ que até então se aproximaram da área contrária de forma pouco clara, marcaram na primeira grande oportunidade que criaram, aos 32 minutos: Edgar Costa cruzou na direita, onde surgiram Maazou e Martins Indi a discutir a posse da bola, tendo esta sobrado para Bruno Gallo que, à meia-volta bateu Fabiano.

O FC Porto ripostou e uma ‘trivela’ de Quaresma, aos 41 minutos, obrigou à intervenção de Salin.

Na segunda parte, o treinador portista fez entrar Tello para o lugar de Quintero mas a produção coletiva não se alterou muito.

Inconformados com o resultado, os ‘dragões’ correram atrás do prejuízo, mas a teia defensiva montada pelos madeirenses impediu que o futebol portista surtisse resultado.

Aos 55 minutos, os portistas criaram o lance mais perigoso do jogo, com os remates de Martins Indi e Casemiro a encontrarem Salin no caminho.

O técnico espanhol do FC Porto lançou então Ruben Neves e Gonçalo Paciência, no tudo por tudo para mudar o resultado, mas a defesa maritimista, em dia de grande trabalho, anulou as intenções do adversário.

Aos 77 minutos, o Marítimo sofreu um duro golpe, com a expulsão do defesa Raul Silva, por acumulação de cartões amarelos, obrigando Danilo Pereira a ocupar o lugar do brasileiro no eixo defensivo.

O tempo foi passando e o FC Porto intensificou a pressão e aos 87 minutos, Rúben Ferreira tirou a bola sobre a linha, após remate de Ruben Neves.

Aos 88, na derradeira oportunidade portista, o guarda-redes francês do Marítimo negou o golo a Tello, numa defesa a dois tempos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …

Terapia genética restaura visão de ratos totalmente cegos (e vai ser testada em humanos)

Os investigadores da Nanoscope usaram uma terapia genética para restaurar células danificadas. Este método conseguiu melhorar a visão de ratos que eram completamente cegos. Os fotorrecetores são as células da primeira etapa da cadeia que permite …

Líder isolada e, mesmo que ganhe, pode não ser campeã: as contas incríveis no 6 Nações

A última jornada do mítico torneio de râguebi foi adiada mas não foi esquecida. Irlanda está na frente mas Inglaterra e França ainda podem ficar com o troféu. Quando, no dia 1 de fevereiro deste ano, …

Covid-19: Alemanha e EUA com novo máximo nas últimas 24 horas

A Alemanha contabilizou 19.059 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, anunciou hoje o Instituto Robert Koch (RKI). Na Alemanha, registaram-se 518.773 casos confirmados de covid-19 …