FBI usou um dos melhores aviões espiões para controlar os protestos Black Lives Matter (e não foi a primeira vez)

O FBI utilizou um dos seus aviões espiões mais avançados para controlar os protestos Black Lives Matter, despoletados pela morte do afro-americano George Floyd, em Washington (EUA) no início deste mês.

A informação é avançada pelo Buzzfeed News, que dá conta que esta não é a primeira vez que o FBI recorre aos seus melhores aviões espiões para vigiar os protestos associados ao movimento Black Lives Matter. Em 2015, também foram usados durante a Revolta de Baltimore após a morte do jovem afro-americano Freddie Gray.

O FBI está a apoiar os nossos parceiros estaduais, locais e federais na manutenção da segurança pública nas comunidades que servimos”, disse ao Buzzfedd fonte do FBI, citada pelo portal norte-americano Business Insider.

“Os nosso esforços estão focados em identificar, investigar e interromper indivíduos que estão a incitar a violência e que estão envolvidos em atividades criminosas. O FBI respeita aqueles que exercem os seus direitos incluídos na Primeira Emenda, incluindo o direito de protestar pacificamente”, continuou a mesma fonte.

De acordo com o Buzzfeed, foi a 1 de junho que o FBI preparou um jato Cessna Citation no Aeroporto Regional de Manassas, no estado norte-americano da Virgínia, para controlar os protestos no centro da capital dos Estados Unidos.

Por norma, esta aeronave é utilizada em missões de vigilância de topo como, por exemplo, em operações de apreensão de drogas a nível federal e detenção de gangues, sendo a sua utilização para monitorização de protestos controversa.

“Agora está bem claro que várias agências federais reagiram exageradamente a protestos em Washington de formas profundamente preocupantes (…) Saber que o FBI implementou o seu plano de vigilância de topo para controlar estes protestos históricos levanta outras questões preocupantes”, disse Nathan Freed Wessler, advogado do Projeto de Discurso, Privacidade e Tecnologia da União Americana das Liberdades Civis, ao BuzzFeed News.

Segundo a imprensa internacional, este não foi caso único: no início de julho, uma aeronave RC-26 da Guarda Nacional Aérea também sobrevoou a cidade de Washington. A Força Aérea está agora a investigar se este avião vigiou “indevidamente” os manifestantes”, segundo relata o jornal norte-americano New York Times.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota, depois de um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos, numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Desde a divulgação das imagens nas redes sociais, têm-se sucedido os protestos contra a violência policial e o racismo em dezenas de cidades norte-americanas, algumas das quais foram palco de atos de pilhagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias …

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …