FBI queria ‘raio da morte’ de Nikola Tesla para o Departamento de Defesa dos EUA

Dickenson V. Alley / Wikimedia

Laboratório de Tesla em Colorado Springs, em 1900

Laboratório de Nikola Tesla em Colorado Springs, em 1900

Setenta e três anos após a morte do lendário Nikola Tesla, o FBI publicou finalmente um arquivo secreto que revela que o governo dos EUA confiscou diversos bens e propriedades do cientista.

Os documentos divulgados revelam que, na verdade, o país tinha grande interesse pelo chamado “raio da morte” – uma arma que Tesla dizia ter inventado e que, na teoria, poderia enviar um fluxo de energia até distâncias entre 400 e 400.000 km.

Segundo o cientista, a invenção seria capaz de atingir a ionosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre.

Numa carta dirigida a John Edgar Hoover, o primeiro diretor do FBI, lê-se que o raio da morte poderia ser de “importância vital” para o Departamento de Defesa dos EUA, bem como para as “nações agora controladas por ditadores dementes”.

A publicação do arquivo, há muito esperada, também contém informações sobre um plano do FBI para deter um membro da família de Tesla, que achavam ter arquivos do cientista.

O inventor, engenheiro e matemático, nascido no Império Austro-Húngaro, morreu em 1943, aos 85 anos, num hotel em Nova Iorque.

Uma das cartas do governo norte-americano recentemente publicadas confirma que, imediatamente após a sua morte, as autoridades do país apreenderam e armazenaram todos bens de Tesla.

A mesma carta também expressa a preocupação de que, como Tesla era um cidadão naturalizado, talvez as autoridades norte-americanas não tivessem qualquer jurisdição sobre a sua propriedade – mas sublinha que o governo poderia manter o material do cientista durante pelo menos dois dias.

Apesar de o conceito do raio da morte nunca ter sido posto em prática, serviu de inspiração para as famosas armas de raios, que emitiam luzes brilhantes e faziam barulho como se fossem relâmpagos ou grandes arcos elétricos e que foram usadas por vários heróis nas histórias de ficção científica.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …