FBI queria ‘raio da morte’ de Nikola Tesla para o Departamento de Defesa dos EUA

Dickenson V. Alley / Wikimedia

Laboratório de Tesla em Colorado Springs, em 1900

Laboratório de Nikola Tesla em Colorado Springs, em 1900

Setenta e três anos após a morte do lendário Nikola Tesla, o FBI publicou finalmente um arquivo secreto que revela que o governo dos EUA confiscou diversos bens e propriedades do cientista.

Os documentos divulgados revelam que, na verdade, o país tinha grande interesse pelo chamado “raio da morte” – uma arma que Tesla dizia ter inventado e que, na teoria, poderia enviar um fluxo de energia até distâncias entre 400 e 400.000 km.

Segundo o cientista, a invenção seria capaz de atingir a ionosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre.

Numa carta dirigida a John Edgar Hoover, o primeiro diretor do FBI, lê-se que o raio da morte poderia ser de “importância vital” para o Departamento de Defesa dos EUA, bem como para as “nações agora controladas por ditadores dementes”.

A publicação do arquivo, há muito esperada, também contém informações sobre um plano do FBI para deter um membro da família de Tesla, que achavam ter arquivos do cientista.

O inventor, engenheiro e matemático, nascido no Império Austro-Húngaro, morreu em 1943, aos 85 anos, num hotel em Nova Iorque.

Uma das cartas do governo norte-americano recentemente publicadas confirma que, imediatamente após a sua morte, as autoridades do país apreenderam e armazenaram todos bens de Tesla.

A mesma carta também expressa a preocupação de que, como Tesla era um cidadão naturalizado, talvez as autoridades norte-americanas não tivessem qualquer jurisdição sobre a sua propriedade – mas sublinha que o governo poderia manter o material do cientista durante pelo menos dois dias.

Apesar de o conceito do raio da morte nunca ter sido posto em prática, serviu de inspiração para as famosas armas de raios, que emitiam luzes brilhantes e faziam barulho como se fossem relâmpagos ou grandes arcos elétricos e que foram usadas por vários heróis nas histórias de ficção científica.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …