FBI pagou mais de um milhão de dólares para desbloquear iPhone

sparktography / Flickr

-

A Polícia Federal norte-americana terá pago mais de um milhão de dólares para conseguir desbloquear o telemóvel de um dos autores do tiroteio em San Bernardino.

Durante uma conferência de imprensa realizada em Londres, o diretor do FBI, James Comey, deu uma pista sobre o montante despendido para aceder ao iPhone 5C de Syed Farook.

Segundo a agência Reuters, o responsável afirmou que o valor gasto foi superior ao que ele ainda deverá ganhar enquanto ocupar este cargo, ou seja, mais sete anos e quatro meses.

Bastou, portanto, fazer as contas, a partir de uma estimativa do salário anual do diretor, para se chegar ao valor pago pela polícia norte-americana: cerca de 1,34 milhões de euros.

Apesar do considerável “tombo” na carteira do erário norte-americano, Comey afirmou que, na sua opinião, se trata de um investimento que “valeu a pena”.

Ainda esta semana se chegou à conclusão que o telemóvel do terrorista não tinha muitas mais informações relevantes, tendo o desbloqueio servido apenas para confirmar que Farook não tinha mantido contacto nem recebido ajuda externa por parte da organização terrorista.

Os rumores iniciais diziam que o FBI teria contratado a empresa israelita Cellebrite para derrubar o sistema de segurança do iPhone, mas novas informações falam que o trabalho terá sido feito por “hackers”.

A “novela” entre o FBI e a Apple relativamente ao desbloqueio do aparelho durou várias semanas, com a agência de investigação a exigir que a empresa fizesse um “backdoor” para poder aceder aos dados.

Do outro lado, a empresa sempre se recusou a fazê-lo, considerando que essa ação colocaria em causa a segurança de todos os seus clientes.

O massacre de San Bernardino, ocorrido em dezembro do ano passado, provocou 14 vítimas mortais no centro de serviços sociais para deficientes mentais da região.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei quem é que o efebêi quer enganar, pois toda a gente sabe que eles têm gente capaz de fazer tudo isso. Quanto mais não fosse, os da Enesseei. LOL
    Quem está atento ao Snowden, sabe do que falo.

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …