FBI pagou mais de um milhão de dólares para desbloquear iPhone

sparktography / Flickr

-

A Polícia Federal norte-americana terá pago mais de um milhão de dólares para conseguir desbloquear o telemóvel de um dos autores do tiroteio em San Bernardino.

Durante uma conferência de imprensa realizada em Londres, o diretor do FBI, James Comey, deu uma pista sobre o montante despendido para aceder ao iPhone 5C de Syed Farook.

Segundo a agência Reuters, o responsável afirmou que o valor gasto foi superior ao que ele ainda deverá ganhar enquanto ocupar este cargo, ou seja, mais sete anos e quatro meses.

Bastou, portanto, fazer as contas, a partir de uma estimativa do salário anual do diretor, para se chegar ao valor pago pela polícia norte-americana: cerca de 1,34 milhões de euros.

Apesar do considerável “tombo” na carteira do erário norte-americano, Comey afirmou que, na sua opinião, se trata de um investimento que “valeu a pena”.

Ainda esta semana se chegou à conclusão que o telemóvel do terrorista não tinha muitas mais informações relevantes, tendo o desbloqueio servido apenas para confirmar que Farook não tinha mantido contacto nem recebido ajuda externa por parte da organização terrorista.

Os rumores iniciais diziam que o FBI teria contratado a empresa israelita Cellebrite para derrubar o sistema de segurança do iPhone, mas novas informações falam que o trabalho terá sido feito por “hackers”.

A “novela” entre o FBI e a Apple relativamente ao desbloqueio do aparelho durou várias semanas, com a agência de investigação a exigir que a empresa fizesse um “backdoor” para poder aceder aos dados.

Do outro lado, a empresa sempre se recusou a fazê-lo, considerando que essa ação colocaria em causa a segurança de todos os seus clientes.

O massacre de San Bernardino, ocorrido em dezembro do ano passado, provocou 14 vítimas mortais no centro de serviços sociais para deficientes mentais da região.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não sei quem é que o efebêi quer enganar, pois toda a gente sabe que eles têm gente capaz de fazer tudo isso. Quanto mais não fosse, os da Enesseei. LOL
    Quem está atento ao Snowden, sabe do que falo.

RESPONDER

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …

Cavaco Silva considera que seria "chocante" PSD aprovar reforma das Forças Armadas

O ex-Presidente da República defende que é "um erro grave" a reforma das Forças Armadas que o ministro da Defesa pretende fazer, afirmando que seria para si "chocante" ver o PSD aprová-la. "Considero um erro grave …

Risco de ser hospitalizado ou morrer de covid diminui 90% após vacinação

O risco de um adulto ser hospitalizado ou morrer por covid-19 diminui 90% a 95% passados 35 dias sobre o início da vacinação, conclui um estudo divulgado este sábado pelo Instituto Nacional de Saúde de …

No Japão, combater a pandemia implica pedir ajuda a um grande gato cor-de-rosa

Um super-herói mascarado patrulha dois dos distritos mais movimentados de Tóquio para ajudar os cidadãos japoneses a derrotar o coronavírus. O seu nome é Koronon e é um gato cor-de-rosa. O cruzado é um mascote com …

Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados. Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente …

Romualda Fernandes - PS

"Senti alguma dor". Romualda Fernandes fala sobre a atitude racista da qual foi vítima

Romualda Fernandes pronuncia-se pela primeira vez sobre a notícia da Lusa para dizer que aquilo que a define não é a cor da pele, mas os seus valores. Em causa está uma notícia da Agência Lusa, …

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …