FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7.

O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em mil milhões de dólares. Os registos do tribunal mostram que as principais vítimas são cadeias de restaurantes de fast food, casinos e cooperativas de crédito.

O grupo de hackers até criou empresas falsas de fachada para dar um ar legítimo às suas operações, escreve a VICE. O alegado membro do grupo, um ucraniano chamado Denys Iarmak, foi detido pelas autoridades norte-americanas e extraditado da Tailândia, onde se encontrava escondido sob o nickname GakTus.

O Fin7 normalmente envia emails de phishing para os seus alvos, levando-os a instalar enganosamente um malware que, de seguida, concedia ao grupo acesso aos sistemas informáticos da vítima.

Assim que acedessem ao sistema informático da empresa, o grupo de piratas informáticos conseguia recolher informações de cartões de crédito que eram vendidas no mercado negro online. Chipotle, Whole Foods, Arby’s e a cadeia de hotéis do Presidente americano, Donald Trump, foram alguns dos alvos do Fin7.

“Como outros membros do grupo, Iarmak forneceu o seu nome verdadeiro para receber pagamento pelo seu trabalho em prol do grupo”, lê-se na acusação contra o hacker ucraniano.

As autoridades conseguiram obter um mandado de busca à conta de Gmail de Iamark, que descobriram ter fotografias dos seus passaportes ucranianos e outros documentos de identificação.

O hacker também utilizou este email para ativar um produto antivírus, semelhante ao que usamos nos nossos computadores.

“Por meio desta investigação, as autoridades determinaram que uma das técnicas usadas pelo grupo é testar os seus vários malwares contra os produtos antivírus. Esta técnica permite ao grupo determinar se o malware está a ser detetado pelo produto antivírus como malicioso sem fornecer uma cópia do malware às empresas”, lê-se ainda na acusação.

A agente do FBI Briana L. Neumiller realça que o grupo “permanece incrivelmente ativo”, continuando a faturar milhões de dólares através de ataques informáticos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …