FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7.

O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em mil milhões de dólares. Os registos do tribunal mostram que as principais vítimas são cadeias de restaurantes de fast food, casinos e cooperativas de crédito.

O grupo de hackers até criou empresas falsas de fachada para dar um ar legítimo às suas operações, escreve a VICE. O alegado membro do grupo, um ucraniano chamado Denys Iarmak, foi detido pelas autoridades norte-americanas e extraditado da Tailândia, onde se encontrava escondido sob o nickname GakTus.

O Fin7 normalmente envia emails de phishing para os seus alvos, levando-os a instalar enganosamente um malware que, de seguida, concedia ao grupo acesso aos sistemas informáticos da vítima.

Assim que acedessem ao sistema informático da empresa, o grupo de piratas informáticos conseguia recolher informações de cartões de crédito que eram vendidas no mercado negro online. Chipotle, Whole Foods, Arby’s e a cadeia de hotéis do Presidente americano, Donald Trump, foram alguns dos alvos do Fin7.

“Como outros membros do grupo, Iarmak forneceu o seu nome verdadeiro para receber pagamento pelo seu trabalho em prol do grupo”, lê-se na acusação contra o hacker ucraniano.

As autoridades conseguiram obter um mandado de busca à conta de Gmail de Iamark, que descobriram ter fotografias dos seus passaportes ucranianos e outros documentos de identificação.

O hacker também utilizou este email para ativar um produto antivírus, semelhante ao que usamos nos nossos computadores.

“Por meio desta investigação, as autoridades determinaram que uma das técnicas usadas pelo grupo é testar os seus vários malwares contra os produtos antivírus. Esta técnica permite ao grupo determinar se o malware está a ser detetado pelo produto antivírus como malicioso sem fornecer uma cópia do malware às empresas”, lê-se ainda na acusação.

A agente do FBI Briana L. Neumiller realça que o grupo “permanece incrivelmente ativo”, continuando a faturar milhões de dólares através de ataques informáticos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e a pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …