Fauci fala de “sentimento libertador” após saída de Trump da Casa Branca

Kevin Dietsch / EPA Pool

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento “libertador” após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre Ciência sem medo de eventuais “repercussões”.

Em declarações aos jornalistas no seu primeiro briefing na Casa Branca com o recém-empossado Presidente Joe Biden, Fauci admitiu estar mais confortável em fazer o seu trabalho. “É muito claro que algumas coisas foram dita, seja sobre a hidroxicloroquina ou sobre outras coisas, que realmente foram desconfortáveis porque não foram baseadas em factos científicos”, começou por dizer o especialista, citado pela revista Vice.

“Não tenho nenhum prazer em estar numa situação em que tenho de contradizer o Presidente”, continuou, acrescentando: “A ideia de poder chegar aqui e falar sobre aquilo que se sabe – sobre o que são as provas, o que é a Ciência –, de deixar a Ciência falar, é, de certa forma, um sentimento libertador”.

O especialista procurou contornar a discussão em torno da antiga administração, mas estabeleceu uma diferença com a atual: “Uma das novidades agora é que, se não sabemos a resposta, não tentamos adivinhar. Basta dizer que não sabemos a resposta”.

 

Fauci estimou ainda que a população norte-americana poderá regressar a uma vida com alguma normalidade no final do verão. “Se vacinarmos cerca de 70 a 85% do país, digamos no final do verão, no meio do verão (…) Acredito que quando chegarmos ao outono estaremos estaremos a aproximar-nos de um grau de normalidade. Não vai ser perfeitamente normal, mas acho que vai tirar muita pressão dos americanos”.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.092.736 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11:00. Mais de 97.457.370 casos de infeção de SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 59.236.900 pessoas já foram consideradas curadas.

Os países que registaram o maior número de novas mortes em seus últimos levantamentos são os Estados Unidos com 4.045 novas mortes, o Reino Unido (2.539) e o México (1.803). Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 410.378 mortes para 24.632.468 casos, de acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E nós, isto é 500 milhões de portugueses, querem uma palhaçada semelhante à que os EU experimentaram nos últimos quatro anos! Gostaram do que viram e sabe-se lá se, um dia, não irão ingerir lixívia, receitada por algum vendedor de banha de cobra, semelhante ao Trump!! O que este homem sofreu nas mãos de um dos governantes mais imbecis dos nossos tempos! Que Deus ( o nosso,não o deles ) nos livre de tal subjugação! Que alívio, mr. Fauci!!

  2. Roma não costumava pagar a traidores!
    Sertório que o diga! Ah é verdade, não pode dizer. Os romanos mataram-no depois do que ele fez ao Viriato.

RESPONDER

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …