Fauci fala de “sentimento libertador” após saída de Trump da Casa Branca

Kevin Dietsch / EPA Pool

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento “libertador” após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre Ciência sem medo de eventuais “repercussões”.

Em declarações aos jornalistas no seu primeiro briefing na Casa Branca com o recém-empossado Presidente Joe Biden, Fauci admitiu estar mais confortável em fazer o seu trabalho. “É muito claro que algumas coisas foram dita, seja sobre a hidroxicloroquina ou sobre outras coisas, que realmente foram desconfortáveis porque não foram baseadas em factos científicos”, começou por dizer o especialista, citado pela revista Vice.

“Não tenho nenhum prazer em estar numa situação em que tenho de contradizer o Presidente”, continuou, acrescentando: “A ideia de poder chegar aqui e falar sobre aquilo que se sabe – sobre o que são as provas, o que é a Ciência –, de deixar a Ciência falar, é, de certa forma, um sentimento libertador”.

O especialista procurou contornar a discussão em torno da antiga administração, mas estabeleceu uma diferença com a atual: “Uma das novidades agora é que, se não sabemos a resposta, não tentamos adivinhar. Basta dizer que não sabemos a resposta”.

 

Fauci estimou ainda que a população norte-americana poderá regressar a uma vida com alguma normalidade no final do verão. “Se vacinarmos cerca de 70 a 85% do país, digamos no final do verão, no meio do verão (…) Acredito que quando chegarmos ao outono estaremos estaremos a aproximar-nos de um grau de normalidade. Não vai ser perfeitamente normal, mas acho que vai tirar muita pressão dos americanos”.

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.092.736 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais até às 11:00. Mais de 97.457.370 casos de infeção de SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 59.236.900 pessoas já foram consideradas curadas.

Os países que registaram o maior número de novas mortes em seus últimos levantamentos são os Estados Unidos com 4.045 novas mortes, o Reino Unido (2.539) e o México (1.803). Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 410.378 mortes para 24.632.468 casos, de acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Sara Silva Alves, ZAP //

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E nós, isto é 500 milhões de portugueses, querem uma palhaçada semelhante à que os EU experimentaram nos últimos quatro anos! Gostaram do que viram e sabe-se lá se, um dia, não irão ingerir lixívia, receitada por algum vendedor de banha de cobra, semelhante ao Trump!! O que este homem sofreu nas mãos de um dos governantes mais imbecis dos nossos tempos! Que Deus ( o nosso,não o deles ) nos livre de tal subjugação! Que alívio, mr. Fauci!!

  2. Roma não costumava pagar a traidores!
    Sertório que o diga! Ah é verdade, não pode dizer. Os romanos mataram-no depois do que ele fez ao Viriato.

RESPONDER

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …