Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019.

A preocupação com a pandemia de covid-19 e as dificuldades de atendimento nos centros de saúde estão a levar milhares de utentes a reservar de vacina contra a gripe, revela este sábado o Jornal de Notícias. “A procura de vacinas da gripe está cinco vezes superior à média”, afirmou ao JN a coordenadora farmacêutica do grupo Sofarma.

Há também mais empresas a encomendar doses para os colaboradores, e mais pessoas interessadas em vacinar-se, mesmo que não pertençam a grupos de risco, acrescenta o jornal.

A preocupação com infecções das vias respiratórias, fortemente afetadas pela covid-19, está ainda a fazer disparar a procura de Broncho-Vachom. O medicamento, que estimula o sistema imunológico e fortalece a resistência às infecções do sistema respiratório, está permanentemente em falta nas farmácias, realça o JN.

Ouvidos pelo jornal, diversos responsáveis pela indústria farmacêutica expressaram a sua preocupação com os próximos meses, os primeiros de sempre com dois vírus perigosos para a população mais debilitada a circular em simultâneo.

Rita Monteiro, diretora técnica de uma farmácia em Leça da Palmeira, receia que as vacinas não sejam suficientes para tantos interessados. “Os armazenistas estão a informar as farmácias que têm duas vezes e meia mais reservas do que em 2019. As pessoas não conseguem ligar para os centros de saúde, vão lá e não são atendidas e estão com medo de não conseguir a vacina”, diz.

A presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Manuela Pacheco, admite que “alguns centros de saúde não estão a trabalhar em pleno e os cidadãos estão com receio do impacto na vacinação. Podem escassear para utentes mais carenciados e de grupos de risco”.

Segundo anunciou no início do mês Jamila Madeira, então secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe vai começar mais cedo este ano, depois de o Governo ter conseguido antecipar o fornecimento das vacinas.

“Gostaríamos de informar que, esta semana, o Ministério da Saúde conseguiu garantir a antecipação do fornecimento das primeiras mais de 100 mil doses da vacina contra a gripe às unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde”, disse Jamila Madeira, na conferência de imprensa de balanço da pandemia da covid-19 em Portugal.

A governante, recentemente substituída numa polémica mini-remodelação operada pelo primeiro-ministro, António Costa, recordou a opção assumida pelo Governo neste ano “especialmente atípico”, de fazer a “maior compra de sempre do país” da vacina contra a gripe, num total de dois milhões de vacinas.

Desta forma, acrescentou a ex-subsecretária de estado, a distribuição iniciar-se-á “antecipadamente, o que significa mais vacinas contra a gripe para os portugueses e mais cedo garantidas aos que mais precisam”.

A entrega precoce vai permitir antecipar a vacinação uns dias, dias que são muito úteis, “sobretudo nos lares e grupos de risco”, sublinhou por sua vez a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na mesma conferência.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Penúria de vacinas Anuais convencionais para o Virus Influenza, é no mínimo inconcebível, sobretudo na situação actual !……. mas a Saúde sendo uma enorme “negociata”, não me admira !

RESPONDER

AstraZeneca entregou 10% das vacinas. Depois de Itália, França e Alemanha admitem bloquear exportações

A presidente da Comissão Europeia avisou esta segunda-feira que outros países poderão seguir o exemplo da Itália e bloquear as exportações de vacinas da covid-19 e disse esperar um reforço na entrega pelas farmacêuticas no …

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …