Famílias de vítimas do Meco querem 900 mil euros de indemnização

ejbSF / Flickr

-

Os familiares dos seis jovens que morreram em dezembro de 2013 na praia do Meco, em Sesimbra, estão a pedir uma indemnização no valor de 150 mil euros por cada vítima, que resulta num total de 900 mil euros, avança o Correio da Manhã.

Esta ação contra o único sobrevivente da tragédia, e a Universidade Lusófona ocorre depois de os familiares das vítimas verem o processo crime arquivado em todas as instâncias.

“Esta é a única forma de ouvir o João Miguel Gouveia, que nunca nos disse nada ao longo destes três anos de sofrimento”, afirmou ao jornal António Soares, pai de uma das vítimas.

O processo foi arquivado em março do ano passado pelo Tribunal de Setúbal, após ter sido decidido que não havia indícios de crime.

Na altura, as famílias exigiam que João Gouveia respondesse pela morte dos seis jovens, mas não surgiu qualquer elemento novo justificasse a ida a julgamento.

Os seis alunos da Universidade Lusófona faleceram a 15 de dezembro de 2013, na praia do Meco, na sequência de um alegado ritual de praxe.

Os jovens tinham alugado uma casa na zona para passar o fim de semana e terão sido arrastados por uma onda. Apenas um dos membros do grupo, João Gouveia, escapou com vida.

O processo foi envolvido em polémica, com os pais das vítimas a quererem saber mais do que o que foi tornado público pelo sobrevivente, ex-dux da Universidade Lusófona.

Além de alegar não ter tido nada a ver com a morte dos colegas, João Gouveia continua em silêncio. Se a situação não se alterar, o jovem arrisca-se a pagar o valor exigido pelos familiares das vítimas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com os enfermeiros é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …