Família Real perde 15 milhões devido à pandemia (mas não vai pedir dinheiro aos britânicos)

A pandemia chegou e rapidamente afetou a economia mundial. Nem a Família Real inglesa foi exceção e também sofreu perdas avultadas. Segundo a AFP, as finanças da Rainha Isabel II registam perdas de 15 milhões de libras nos próximos três anos, cerca de 16,5 milhões de euros. A real casa britânica já garantiu que não irá recorrer a dinheiro público para equilibrar as contas.

O orçamento da casa real inglesa – que cobre os gastos oficiais da soberana e dos restantes membros da família real, bem como  deve ser aplicado à manutenção dos palácios reais – foi de 82,4 milhões de libras (pouco mais de 90,2 milhões de euros) até março de 2020, de acordo com um relatório financeiro apresentado esta quinta-feira.

Contudo, foi justamente no mês de março, que a covid-19 se começou a fazer sentir na Europa, e foi nessa mesma altura que o Reino Unido impôs confinamento obrigatório devido ao risco de propagação na população. A decisão refletiu-se nas finanças reais, que ficaram sem as importantes receitas geradas pelas visitas turísticas aos palácios.

Apesar da suspensão da quarentena nos últimos meses, as medidas no Reino Unido estão cada vez mais apertadas devido ao aumento do número de casos, e por isso nem todas as instalações reais foram reabertas ao público, e as que foram não recebem o mesmo número de turistas a que estavam habituadas em outros tempos.

Perante este cenário, Michael Stevens, o tesoureiro da Rainha Isabel II, calculou que o orçamento da casa real sofrerá perdas de 15 milhões de libras nos próximos três anos (cerca de 16,5 milhões de euros).

Porém, Stevens deixou claro que, numa altura em que milhões de ingleses estão a sofrer com uma reduções abrupta dos seus rendimentos, ou até mesmo estão em situação de  desemprego, a Casa Real não irá pedir aos contribuintes que façam esforços financeiros para cobrir o défice que se avizinha.

“Não temos a intenção de pedir financiamento adicional e tentaremos gerir o impacto através dos nossos próprios esforços”, garantiu Stevens.

A casa real britânica já congelou os salários dos seus funcionários, e garantiu que não vai realizar novas contratações, uma vez que “procura ativamente cortar gastos não essenciais”, revelou uma fonte na monarquia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …