Já foram cobradas multas por falar alto nos transportes públicos. CP admite “carruagens silêncio”

viriyincy / Flickr

As multas variam entre 50 e 250 euros, mas ainda são raras devido à normalização do barulho nos transportes públicos.

Falar ao telemóvel em alta-voz ou participar em videoconferências tornou-se uma prática comum nos transportes públicos portugueses. Esta nova “normalidade” gera crescente desconforto entre passageiros, que já não são apenas incomodados por conversas altas, mas também por vídeos de redes sociais ou música.

Apesar do incómodo, as queixas formais são residuais. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) refere ao Público que, em 2024, apenas 121 reclamações foram classificadas como “falta de urbanidade/agressividade dos passageiros”, num universo de quase 29 mil. Ainda assim, a AMT afirma estar atenta e aplica coimas — entre 50 e 250 euros — por perturbações sonoras.

A CP, principal operador ferroviário nacional, reconhece o problema e já existe comunicação interna nos comboios Alfa Pendular a apelar ao uso moderado do som. A empresa estuda ainda implementar “carruagens silêncio”, à semelhança de outros países europeus, onde essas zonas são uma realidade consolidada. Esta abertura sinaliza uma mudança de postura, dado que há 9 anos a CP recusou criar zonas de silêncio.

As carruagens silenciosas foram criadas em França, mas também já existem em Espanha, Itália, Alemanha e Irlanda. As carruagens são iguais às restantes, mudando apenas o sistema de vendas, num método semelhante às antigas carruagens para fumadores e não fumadores.

A Rede Expressos e a Flixbus, no transporte rodoviário, também não reportam muitas reclamações. A Rede Expressos já tem vídeos a bordo onde recomenda “boas condutas”, incluindo alertas sobre o ruído do telemóvel, e admite que, por vezes, são os próprios motoristas a causar barulho com o volume do rádio.

A Flixbus, que faz um questionário de satisfação a todos os passageiros após as viagens, admite ter recebido sugestões de clientes para recomendar o uso de auriculares, e pondera incluir esse aviso nos protocolos de início de viagem, caso o problema se agrave.

“Neste questionário, os passageiros têm a oportunidade de enviar sugestões, e aqui já recebemos sugestões relativas ao volume ou à estação de rádio usada na viagem, e também sugestões relativas às chamadas em alta-voz de alguns passageiros, sugerindo que a Flixbus recomende a todos os passageiros o uso de auriculares no telemóvel”, afirma uma fonte da empresa.

ZAP //

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