Em tempos de pandemia, faltam telefones e funcionários nos centros de saúde

Hugo Delgado / Lusa

Os responsáveis pelas unidades de saúde familiar consideram que a pandemia de covid-19 só veio deixar mais evidente a falta de meios.

Com o aparecimento da pandemia de covid-19, as autoridades de saúde apelaram aos portugueses para evitarem deslocações aos centros de saúde e tentarem privilegiar os contactos por telefone ou e-mail.

No entanto, como mostra a Renascença, para que isso seja possível é preciso haver meios suficientes para garantir essa situação, o que não está a acontecer. Em declarações à rádio, o presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, Diogo Urjais, alerta para a falta de meios.

“Aquilo que a pandemia veio reforçar é que os recursos materiais nas unidades não correspondem às necessidades do aumento da consulta não presencial e até da presencial”, afirmou.

Muitos dos centros de saúde não atendem os telefones, situação que o responsável disse não ter chegado à rutura porque foram sendo encontradas soluções como, por exemplo, “compra de cartões pré-pagos” ou ligações “do próprio telemóvel”.

Relativamente à falta de pessoal, Diogo Urjais considera que “é importante investir em recursos humanos, nomeadamente em secretários clínicos”. “Se nós estamos a aumentar a carga horária não presencial, e se os secretários clínicos ou os administrativos técnicos já eram a classe mais em falta nos cuidados de saúde primários, se a carga agora aumentou, a resposta torna-se mais difícil“, declarou.

À mesma rádio, o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, alerta também para o facto de os centros de saúde que já tinham falta de médicos de família serem também aqueles que estão agora mais pressionados pela covid-19.

“Nesta altura começa a haver alguma exaustão, nomeadamente nos centros de saúde onde coexistem as duas situações, isto é, situações de mais doentes com covid-19, que é o caso de algumas freguesias dos concelhos limítrofes de Lisboa e onde já havia falta de médicos de família.”

Portugal registou, este domingo, mais duas mortes e 313 novos casos de covid-19. Assim sendo, desde o início da pandemia, o país regista um total de 1684 mortes e 48.390 casos confirmados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …