“Estão a morrer com dor”. Faltam medicamentos para 55 mil pessoas com cancro na Venezuela

Elza Fiúza / ABr

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

Na Venezuela há mais de 55.000 pacientes com cancro que estão sem tratamento por falta de medicamentos, denunciou esta segunda-feira a ONG Codevida.

“Mais de 55.000 pessoas com cancro não têm medicamentos oncológicos e as pessoas que têm cancro em fase terminal não têm medicamentos paliativos, estão a morrer com dor e isso é indigno”, denunciou o presidente da Codevida.

Em declarações aos jornalistas, Francisco Valência insistiu que aos pacientes que estão em “fase final”, há “que dar-lhes pelo menos uma morte digna”.

“Senhor ministro da saúde, Carlos Alvarado González, senhor Presidente da República, Nicolás Maduro, vocês são responsáveis pela saúde dos venezuelanos”, frisou. Segundo Francisco Valência estão “sobrelotadas” as unidades de diálise para pacientes com insuficiência renal.

Não há materiais para diálise. Todos os dias estão a morrer pessoas. Cada dia há menos máquinas para diálise. Este ano já morreram 11 pessoas transplantadas e há mais de 90 rejeições”, frisou.

A Codevida é uma organização não-governamental composta por uma aliança de organizações dedicadas à defesa e ao direito à saúde dos venezuelanos.

No início de junho, a Fundação de Ajuda ao Menino com Cancro denunciou que dez crianças do Estado venezuelano de Carabobo estavam em perigo de vida, também por falta de tratamento para o cancro. Realçando ainda que nesta localidade já tinham morrido 22 crianças desde o início do ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Não sei, mas é sem duvida um dos que está a causar mais males ao seu povo/país!!
      Deve haver bem pior do que este louco pelo mundo fora, só que, ou não tem poder, ou tem assessores para os “controlar” de alguma maneira!…

  1. E ainda há quem esteja contra o Trump. Deviam-se virar era para este maduro. Para este é que se deviam virar contra.

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …