Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Massimo Percossi / EPA

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a capacidade de resposta desses locais ter atingido os limites.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias (JN), na segunda-feira, uma fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) admitiu os constrangimentos, assegurando, contudo, que “a capacidade de resposta será aumentada por estes dias”. Os laboratórios para realização dos testes são indicados pela linha SNS24.

O JN referiu o exemplo de Nuno Fernandes, residente no Porto, que recebeu indicação para fazer o teste. Tentou primeiro os laboratórios Carlos Torres (do grupo Unilabs), depois os do grupo Germano de Sousa, sem conseguir marcar. No Norte, os laboratórios dos grupos Unilabs e Germano de Sousa são os convencionados para a realização dos testes.

No call center do grupo Unilabs, a resposta que estavam a dar na segunda-feira, segundo o JN, era: “Não estamos a aceitar marcações, por lotação da capacidade”.

O administrador executivo da Unilabs Portugal, Luís Menezes, disse ao jornal que os call centers têm capacidade para atender oito mil chamadas por dia e, na segunda-feira, receberam 20 mil. Também a capacidade de realização de testes é de cerca de mil por dia.

Já o diretor-geral do Norte do grupo Germano de Sousa – que está a fazer cerca de 1400 testes por dia em todo o país -, Manuel Magalhães, explicou ao JN que, devido a uma falha, o centro que cobre a zona Porto-Gaia tinha os dois telemóveis desligados desde sexta-feira e o da zona de Penafiel teve problemas ao final do dia de segunda-feira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …