Falta de médicos gera caos nas Urgências de Albufeira

A falta de médicos no Serviço de Urgências de Albufeira, no Algarve, está a deixar os doentes à espera, em média, durante seis horas e a gerar um coro de críticas e muitas queixas. A GNR teve mesmo que ser chamada ao local.

O facto de haver um único médico a atender no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira, no Algarve, durante a tarde e início da noite de domingo, levou a que os doentes tivessem que esperar, em média, seis horas para serem atendidos.

A agência Lusa falou com um utente que esteve nas urgências no domingo à noite, com a mulher e o filho de três anos.

O homem relata que chegaram às 19h45 horas e que a mulher, que recebeu a pulseira amarela, foi atendida pelo médico às 22h40, enquanto o filho, com a pulseira verde, só foi visto à meia-noite.

De acordo com o mesmo testemunho, a GNR foi chamada a intervir, por volta das 22 horas, por causa da confusão instalada com os utentes revoltados.

Muitos terão optado por abandonar o SUB perante a demora no atendimento e exigiam a devolução do dinheiro da taxa moderadora, paga no ato de inscrição.

A situação caótica nas urgências do SUB, integrado no Centro Hospitalar do Algarve (CHA), já levou ao destacamento de um médico que estava de serviço em Faro para Albufeira. Uma medida que visa completar a equipa de dois médicos que deveriam estar a trabalhar.

O presidente do Conselho de Administração do CHA, Joaquim Ramalho, reconhece a existência de uma falha nas escalas, por um médico contratado ter faltado, mas garante que a equipa foi reforçada com um médico que estava de serviço no hospital de Faro.

Este responsável também aponta à Lusa que, pouco depois da meia-noite de segunda-feira, os tempos médios de espera no SUB de Albufeira para as pulseiras verdes (menos graves) rondavam as cinco horas, enquanto para as amarelas (intermédias) eram de cerca de duas horas.

Bastonário critica Ministério por “dependência” de empresas

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, refere à Lusa que foi informado da falta de médicos neste SUB, que tem de ter pelo menos dois clínicos ao serviço, devendo ser mais nesta época do ano, numa região onde se encontram tantos turistas e ainda por cima com elevadas temperaturas que motivaram alertas das autoridades.

“Fazem-se planos para as ondas de calor, mas depois não há médicos e não há médicos porque estes serviços continuam a depender de empresas” que fornecem médicos, salienta o bastonário.

Para o responsável, “é inadmissível que estes serviços continuem a recorrer às empresas e que tudo continue igual, mesmo depois do ministro da Saúde ter garantido acabar rapidamente com esta dependência”.

“O Estado, em vez de fazer contratos estáveis com médicos, continua a privilegiar as empresas como fornecedoras de mão-de-obra”, adianta ainda, lamentando “o desespero” do único médico que estava de serviço, bem como dos doentes que têm de esperar horas para serem atendidos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …