Já falta água em algumas torneiras no Algarve

A seca alastra no nordeste algarvio e já há populações a serem abastecidas com autotanques. Na agricultura, as árvores secam e o gado não tem alimento.

A barragem de Odeleite, uma das principais barragens do Algarve que abastece a zona sotavento da região, está com 27% da sua capacidade máxima. Se o cenário alarma, consegue ser ainda pior na outra albufeira que abastece a região: a barragem de Odelouca encontra-se com apenas 22% do seu volume máximo.

Odeleite é uma albufeira que serve para abastecimento da população e para a agricultura e, segundo a Rádio TSF, o presidente da Cooperativa Agrícola e Rega de Odeleite nunca a viu assim. Como consequência da falta de água, as árvores estão a secar: as oliveiras já não dão azeitonas em condições e teme-se que não haja produção de azeite este ano.

Para consumo humano, a situação não é mais feliz. Mesmo que não chova, a empresa Águas do Algarve garante que haverá água para abastecer a população do Algarve até final do ano, mas a partir daí é uma incógnita.

De acordo com a TSF, nos montes do concelho de Castro Marim, onde os furos já secaram e onde ainda não chegou a água da barragem para abastecimento público, anda já um camião da Câmara Municipal com um autotanque para fornecer água às populações. À rádio, uma moradora contou que já não há água nas torneiras da sua casa. “Vou buscar água aquele depósito para beber”, disse.

A desertificação humana naquela zona é cada vez maior e é também um dos maiores problemas da região. Além disso, quem tem gado vive também tempos difíceis. Há até quem vá buscar água à barragem em autotanques para dar de beber aos animais.

Os habitantes do nordeste algarvio pedem soluções e defendem a construção de pequenas barragens para fazer face ao problema, naquela terra árida que a chuva teme em não molhar.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os vizinhos espanhóis têm ao que consta várias dezenas de centrais dessalinizadoras prevendo certamente o futuro, quantas existem em Portugal? Será por falta de oceano à sua volta.

RESPONDER

Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou "rochas brilhantes" relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua. De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado …

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …